3 dicas de como lidar com pessoas falsas no trabalho

3 dicas de como lidar com pessoas falsas no trabalho

Lidar com a falsidade no ambiente de trabalho requer perspicácia e astúcia, especialmente porque não é fácil identificar quem é e quem não é falso.

 

De acordo com o dicionário, a palavra falsidade significa a qualidade de falso, alteração proposital da verdade e a disposição para enganar. E um dos significados do termo falso é enganoso. Com certeza esse é um conceito que ninguém gostaria de estar associado ou ainda ter pessoas por perto que podem ter comportamentos falsos. Imagine ter que trabalhar com pessoas com essa característica! Lidar com a falsidade é algo que requer perspicácia e astúcia, pois não é algo fácil identificar.

Em qualquer ambiente, a falsidade não é bem-vinda. Então por que ela ainda está tão presente nas relações? Muitas vezes, a característica é fruto da baixa autoestima e da necessidade de parecer aquilo que a pessoa não é. Além disso, ela revela outra característica da pessoa: o egoísmo. As pessoas falsas pensam apenas nas vantagens que poderão obter e ignoram as consequências de seus atos na vida dos colegas.

Especificamente no ambiente de trabalho, a falsidade torna o ambiente inseguro, tenso e propício para eventuais discussões e fofocas. Apesar disso, poucas são as empresas que planejam e executam ações que visam o combate à falsidade no ambiente de trabalho.

Se as empresas optam por não fazer nada ou por ações mais sutis, como os colaboradores podem lidar com os colegas as pessoas falsas no trabalho? Continue lendo para ter a resposta dessa pergunta!

Recomendações de como conviver com a falsidade dos outros

Aqui vai uma seleção das 3 principais dicas para que você consiga conviver com pessoas falsas no trabalho. Confira:

  1. Evite o confronto: tomado pelo sentimento de revolta, muitas pessoas decidem confrontar a pessoa falsa e isso pode trazer consequências ruins. Confrontá-la não é uma atitude sagaz. Se for preciso resolver impasses, faça de maneira discreta, com respeito e educação. Como o filósofo chinês Chuang Tzu disse: “Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?”.
  2. Afaste-se, mas não ignore: é importante que você se lembre de que está em um ambiente profissional, portanto, a atitude profissional é obrigatória. Não é porque o outro não tem um comportamento ético que você também não terá. Nunca revide algo que acha injusto, repetindo o ato. Como o pacifista Mahatma Gandhi (1869 – 1948) afirmou sabiamente: “Olho por olho, e o mundo acabará cego. Olho por olho, e o mundo acabará cego.”. Isso quer dizer que você não deve ser falso ou ter atos de maldade com essa pessoa, além disso, não deve usar o trabalho como forma de vingança. Se uma atividade da pessoa em questão depender de você, simplesmente faça. Não ignore que aquela pessoa é uma colega de trabalho e a trate como tal.
  3. Evite dar atenção: quando você age de maneira sutil e astuta com as pessoas falsas, pouco a pouco elas perdem espaço, tornando-se menos pedantes e incômodas. Geralmente, os indivíduos falsos não sabem trabalhar em equipe e quando se deparam com alguém com tal habilidade, não sabem como agir. Como o poeta francês Jean de La Fontaine (1621 – 1695) disse uma vez: “A excessiva atenção que se presta ao perigo faz que muitas vezes nele se caia.”.

E você: como costuma lidar com pessoas falsas no trabalho? Tem alguma dica para compartilhar? Se você tiver mais alguma dica interessante é só compartilhar escrevendo nos comentários. É sempre bom saber o que vocês estão pensando a respeito dos artigos!

Como a psicologia positiva pode ajudar

Uma forma bem eficiente de aprender a conviver com pessoas com características das quais você não gosta é com o coaching. O método é uma poderosa ferramenta que transforma a vida de alguém de maneira positiva. Com o coaching é possível exercitar o autoconhecimento, autodesenvolvimento e a autoconfiança, essenciais para o progresso pessoal e profissional. Após passar pelo processo, você se sentirá verdadeiramente empoderado!

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há formações muito interessantes para quem está buscando por maneiras de lidar com outras pessoas e também buscando pelo progresso próprio. O curso Psicologia Positiva, por exemplo, faz com que o coachee reavalie os objetivos de vida, aprenda a enxergar o lado positivo das situações sem deixar de ver o lado negativo também. A ideia é que com a percepção completa é possível adquirir conhecimento para evoluir.

O rico conteúdo da formação é baseado na área de estudo da psicologia criada por Martin Seligman, professor da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O estudioso, também considerado o pai da psicologia positiva, pesquisa sobre como um ser humano pode despertar e sustentar a felicidade verdadeira. Segundo ele, precisamos dos seguintes itens para vivermos bem: emoções positivas; engajamento e fluidez; relacionamentos construtivos; propósito, engajamento e realizações.

Durante as 150 horas de aprendizado, você poderá entender profundamente sobre o que é a psicologia positiva e como ela se manifesta, obter conhecimentos da neurociência, o que é o quociente de positividade, compreender os efeitos da positividade, aumentar o nível de controle sobre suas próprias emoções, aprender a criar e sustentar novas perspectivas, despertar o potencial das suas capacidades, identificar e experimentar quais são suas verdadeiras motivações e aumentar hábitos energizadores!

Além disso, você ainda aprenderá sobre os 5 elementos do bem-estar (modelo PERMA), os benefícios da felicidade na saúde, carreira e relacionamentos, quais são e como aplicar as intervenções positivas para aumento da felicidade e do bem-estar, o mecanismo da comparação social, gestão das forças x gestão dos gaps, liderança baseada em forças, como identificar suas forças e virtudes e muito mais.

O curso conta com um programa que mistura exercícios, dinâmicas e atividades teóricas e práticas. De acordo com o José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC e master coach senior, a formação Psicologia Positiva é “a união poderosa da mais moderna vertente da Psicologia aliado ao processo mais eficaz para desenvolver pessoas.”. Viu como coaching é puro empoderamento? Faça esse investimento em você mesmo! São inúmeros benefícios tanto para a sua vida profissional como pessoal em curto, médio e longo prazo.

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a lidarem melhor com pessoas falsas também!

 

 

Imagem: Twinsterphoto / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010