4 Ações para agregar valor ao produto e o seu negócio

Agregar-valor

Saiba como agregar valor ao produto e negócio com excelência

 

Você que é empresário e empreendedor sabe que um dos maiores desafios a serem enfrentados em seu dia a dia tem a ver com a grande capacidade de se reinventar constantemente e fazer com que os produtos ou serviços, bem como com que a sua empresa e os seus negócios se destaquem perante a grande concorrência que existe no mercado atualmente, não é mesmo?!

Em um cenário de crise com o qual temos de lidar hoje em dia, esta situação se torna ainda mais acentuada, uma vez que os acontecimentos em decorrência desta crise fazem com que o consumidor se sinta um pouco mais cauteloso e desenvolva a tendência de retrair o seu consumo, para que assim tenha recursos financeiros para enfrentar o desemprego, por exemplo, que atingiu números recordes em nosso país.

Além deste exemplo que citei, existem muitos outros que obrigam empresários, empreendedores, líderes, gestores e demais profissionais atuantes no mercado, a desenvolverem mecanismos eficientes, no sentido de agregarem valor a seus produtos e negócios, estimulando o consumidor, não só a comprar, mas também a se tornar fiel à sua marca, independentemente de um cenário de crise.

Pensando nisso, com o objetivo de que você, seus produtos, bem como seus negócios continuem competitivos, se destacando no mercado e vencendo a concorrência, hoje vou compartilhar quatro ações que você, em conjunto com seus colaboradores, podem implementar em sua empresa, para agregar ainda mais valor ao que você é e oferece a seus consumidores.

Acompanhe-me nesta poderosa leitura e confira:

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Mas o que é agregar valor?

Vender um produto, muitas vezes, pode ser uma das tarefas mais árduas pelas quais você, enquanto empresário, junto a sua equipe, pode enfrentar diariamente. Agregar valor a ele, fazendo com o que o público-alvo da empresa perceba este valor e adquira o que a marca oferece no mercado, pode ser mais complicado ainda. Porém, tal ação é essencial para que a organização consiga se diferenciar, aumentar suas vendas e alcançar os resultados que tanto deseja.

Agregar valor ao produto significa não apenas vendê-lo, como também oferecer inovação, valores, diferenciação, qualidade, satisfação e, principalmente, uma experiência positiva ao cliente, que é o que vai fazer com que ele torne-se verdadeiramente fã da sua marca.

O valor é percebido pelo público, a partir do momento que, além de tais fatores, ele enxerga que o produto é capaz de atender às suas mais variadas necessidades e assim, acaba escolhendo determinada empresa na hora da compra, em detrimento das concorrentes.

Nesse sentido, é imprescindível que a organização esteja atenta a tal cliente, suas necessidades e seu nível de satisfação.

Agregue valor através destas ações

Após a compreensão do que de fato é valor agregado, vamos saber quais ações é possível implementar para fazer com que seus clientes percebem valor em seus negócios e produtos.

Mas antes, é preciso entender que um dos primeiros canais a fazer com que seus clientes percebam valor no que você e sua empresa oferecem no mercado é o seu time de vendedores. São eles, através do contato com o público, que vão evidenciar os benefícios dos produtos, serviços e do negócio como um todo, bem como de que maneira estes podem suprir as necessidades deste comprador, transformando-o, verdadeiramente, em fã da marca.

Assim, é importante saber que existem três valores a serem apresentados:

  1. Valor econômico: refere-se ao valor vinculado ao preço e à quantidade do produto;
  2. Valor funcional: é o valor que agrega as especificações funcionais ao cliente;
  3. Valor psicológico: são as características e benefícios que o produto proporciona ao indivíduo.

Após entendermos tudo isso, a seguir compartilho algumas dicas de ações que você e seus vendedores podem realizar a partir de agora para agregar ainda mais valor aos seus produtos e, consequentemente, aos negócios:

  • Conheça o produto

Ao vender determinado produto, é essencial que a equipe de vendas conheça em detalhes o mesmo: suas especificações, características, itens que o compõem, como é o seu funcionamento, etc.

Estar munido destas informações, permite que o vendedor entenda e conheça com profundidade o produto, compreendendo como o mesmo pode ajudar o seu cliente e  agregar valor à vida dele de uma forma geral.

Além disso, ter este conhecimento também ajuda na hora de prestar um atendimento de excelência, uma vez que o vendedor terá formas de vencer as objeções dos clientes, mostrando-lhes todos os benefícios que estes terão ao adquirir o produto e fazer negócios com a empresa.

  • Conheça o público-alvo

A empresa deve conhecer profundamente seu público-alvo, seus desejos, suas expectativas e suas objeções, dessa forma, ela será capaz de identificar e direcionar o produto que agregará valor à sua compra e terá os benefícios ideais para suprir as necessidades do mesmo.

É importante estar preparado neste sentido, pois quando você sabe de forma específica o que o seu público deseja, você consegue elaborar estratégias ainda mais assertivas e eficientes, não só para agregar valor ao seu produto e à sua marca, mas também para fidelizar cada vez mais consumidores, que se tornarão as pessoas que vão fazer propaganda de você no mercado.

  • Conheça a concorrência

A organização deve fazer uma análise de concorrência e conhecer seu mercado de atuação. A partir de informações como pontos fortes e fracos dos concorrentes, técnicas de atendimento, estratégias de marketing utilizadas, especificações dos seus produtos, eventuais reclamações dos clientes, etc, a empresa é capaz de identificar oportunidades para agregar valor ao seu produto e ao negócio e, assim, convencer o cliente de que a sua proposta é melhor que a do concorrente.

  • Pós-venda

Mesmo após a realização da venda, é fundamental que a empresa mantenha contato com o cliente, dessa forma, ela garante que, mais do que uma compra, a pessoa viva uma experiência positiva e torne-se fiel à marca.

Nesse sentido, a organização pode adotar medidas como uso de e-mail, redes sociais ou telefone para que o cliente possa entrar em contato com a organização e assim, passar feedbacks a respeito do produto, do atendimento, da entrega, etc, além de oferecer, com base no histórico de compra do consumidor, oportunidades exclusivas para o mesmo.

  • Pesquisas de satisfação

Além de deixar os canais de comunicação e contato citados acima abertos ao público, dando-lhes um retorno rápido no que diz respeito às suas demandas, o que você, enquanto empresário ou empreendedor, junto à sua equipe, pode implementar, são as pesquisas de satisfação.

A intenção é ouvir quem verdadeiramente merece e deve ser ouvido, ou seja, o seu consumidor, uma vez que ele tem propriedade para dar feedbacks sobre a experiência com o produto e com a empresa como um todo.

Ao fazer isso, além de obter informações valiosas para implementar melhorias em seu negócio, você também mostra ao público que se importa com o que ele tem a lhe dizer, o que faz com que ele veja a sua empresa com bons olhos, agregando valor a ela.

Agregar valor a determinado produto e também a um negócio não é uma tarefa que pode ser realizada da noite para o dia. Para que a estratégia torne-se viável, é necessário investimento por parte da empresa, pesquisas e capacitação dos profissionais.

Com isso, através de dados reais, a marca consegue definir ações capazes de agregar valor ao seu produto, suprir as necessidades dos seus clientes, fidelizá-lo e consequentemente, obter vantagem competitiva e o lucro que tanto almeja.

Agora compartilhe comigo: quais são as ações que a sua empresa realiza para agregar valor ao seu produto? E ao negócio? Quais foram os resultados obtidos?

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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