4 dicas para implantar a gestão de inovação na sua empresa e conseguir o melhor resultado

4 dicas para implantar a gestão de inovação na sua empresa e conseguir o melhor resultado
Inovar é apresentar novas ideias e técnicas que alavanquem os resultados pretendidos.

Gestão de inovação nada mais é do que inovar dentro de sua empresa de forma gerida e acompanhada. É apresentar técnicas que alavanquem os resultados pretendidos. Você com certeza já ouviu falar em recriar, fazer o novo, trazer novidades com base no que já existe?

A gestão de inovação é exatamente isso. Dentro de uma empresa deve existir uma área voltada para as criações e novas ideias. E a gestão de inovação na prática é trazer exatamente isto: o novo.

Uma companhia não pode sobreviver ao mercado se não trouxer o novo na sua base. Se não compreender que a inovação é um ciclo que nunca deixa de existir. O que nós queremos mostrar para vocês é que em uma empresa cujas novas ideias são inexistentes, ela com certeza está fadada ao fracasso.

E o que podemos fazer para inovar? Muitas coisas, na verdade, qualquer coisa que venha a trazer resultados novos para a companhia e represente mais economia de escala, menos desperdício entre outras coisas. Vamos agora às dicas:

Ouça sempre o que seus funcionários têm a dizer

Por que você acha que ouvir os seus colaboradores é tão importante? Eles têm visões diferenciadas do negócio e sabem por dentro como a empresa é e quais são seus pontos fracos.

Se seu chefe não te ouve temos aí um mal sinal. Você já ouviu falar que muitas cabeças pensam melhor que uma só. A ideia é exatamente esta: pensando juntos conseguimos descobrir diversos caminhos de se chegar a um objetivo.

Como estimular a gestão da inovação?

Mentalidade de Hacker

A revista Exame online explica que “feito é melhor que perfeito” fazendo uma alusão ao agir invés de procurar pela perfeição e perder tempo. Mobilizar pessoas e recursos para juntos conseguirmos alcançar ideias é um ponto muito importante dentro de uma organização e principalmente no que tange à inovação.

Cada cabeça é um mundo!

Ouça o que seus clientes têm a dizer eles são um feedback importante que deve ser levado em consideração, afinal, é para eles que se vendem seus produtos. Se algo não vai bem com a sua clientela então é um perigo para sua gestão de inovação.

Troque algumas ideias com parceiros seus

É sem bom fazer parcerias, porque nas horas que se precisa eles dão uma mão e tanto. Trocar ideias com seus parceiros te possibilita um brainstorm valioso e você ainda pode chegar a um resultado comum mais rapidamente.

A gestão de inovação na prática é uma mão na roda, porque te faz sempre movimentar o negócio e vir com bastante ideias novas e frescas a serem implantadas dentro da organização.

Fazer uso destas ferramentas só te possibilita crescer em níveis mais razoáveis e seguros mantendo sempre um padrão. Gestão de inovação conceito é bem mais abrangente, pois engloba trabalhar para inovar como sendo mais uma atividade da empresa.

[php_everywhere]

Imagem: Den Rise / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010