5 lições das paralimpíadas para sua vida profissional

Aprendendo com os paralímpicos / Copyright: rmnoa357

 

Em um primeiro momento, pode até parecer estranho associar um evento esportivo a sua vida profissional. Mas se você parar e pensar, logo conseguirá perceber que os atletas paralímpicos transmitem muito mais que a boa e velha mensagem de que já são vencedores e guerreiros só por estarem ali, competindo.

Desafios não faltam para as pessoas que optam por vencer seus limites e decidem dar a volta por cima para viverem bem, ainda que algumas limitações façam parte de seu dia a dia.

Todo atleta precisa de muita garra, força de vontade e persistência para conseguir chegar a fazer parte de uma competição tão grandiosa como as olimpíadas. Vale lembrar que para os atletas paralímpicos não há nenhuma diferença ou vantagem.

As dificuldades existem, a força de vontade é necessária e faz parte do processo no caminho até o sucesso. E a persistência? Ela deve ser ainda maior, já que a deficiência é um fator que tecnicamente seria algo que os impossibilitaria de praticar algum tipo de atividade física.

Pensando assim, dá para imaginar o quanto uma paralimpíada consegue impactar a vida de uma pessoa?

Por exemplo, você já tentou se colocar no lugar de uma pessoa com algum tipo de deficiência e que ainda assim consegue ser um atleta paralímpico? Ou então, tente absorver tudo o que significa e representa uma paralimpíada e leve essas lições e aprendizado para a sua vida pessoal e profissional.

São poucas as pessoas que sabem usufruir da oportunidade que é ter as paralimpíadas em seu país. Assim como a olimpíada de 2016 aconteceu no Rio de Janeiro e teve o todo o seu prestígio, a paralimpíada também consegue esbanjar autenticidade, superação, e mais, lições que podem ser muito bem aplicadas na vida de muitas pessoas, seja no âmbito pessoal ou profissional.

[php_everywhere instance=”2″]

Disciplina

Imagine a disciplina que uma pessoa deve ter para se tornar um atleta paralímpico? Com certeza ela venceu grandes barreiras, acreditou em si mesmo e seguiu em frente, ainda que tudo parecesse impossível.

Agora leve esse tipo de comportamento com você!

Seja disciplinado, busque meios e se prepare, vença as barreiras e seus limites, não desista com o primeiro obstáculo. Quanto maior o desafio, maior é a sua vitória. Tenha em mente aquilo que deseja e não deixe que nada atrapalhe seus sonhos.

Habilidade

Muitas pessoas pensam que ter uma deficiência é motivo para deixar de fazer inúmeras coisas, mas os atletas paralímpicos estão aí para nos mostrar que isso não é verdade.

O corpo humano possui grandes habilidades e essas pessoas encontram outras formas de continuar. Desistir não faz parte da vida delas.

Vendo e analisando a forma como os atletas paralímpicos agem perante os desafios, pense melhor antes de reclamar sobre algo que deu errado no seu trabalho.

Use suas habilidades e seu intelecto para fazer com que os resultados sejam positivos. Seja ousado, esforçado e habilidoso, seu trabalho merece o seu esforço.

Igualdade

Sabe-se que uma das mensagens mais fortes que os atletas paralímpicos tentam repassar é que todos são iguais, e que isso não muda por conta de uma deficiência física. Vendo isso, vale a pena refletir sobre o que de fato significa a igualdade.

As pessoas devem ser tratadas de forma respeitosa, merecem ser valorizadas e reconhecidas pelos seus esforços e dedicação.

Ninguém merece ser humilhado por conta de seus atos, por ter uma deficiência, ou por não saber executar uma função, por exemplo. Assim como nenhuma pessoa merece ser desvalorizada ou vista com outros olhos por não seguir as regras que a sociedade julga serem as certas. Todas as pessoas são iguais, merecem respeito e possuem direitos como qualquer outra.

E extremamente importante que as pessoas passem a entender isso!

Equipe

Para absorver o trabalho em equipe como uma lição e um aprendizado, pegue como inspiração o caso do atleta brasileiro Lucas Prado.

Velocista, dono de cinco medalhas olímpicas e mais três títulos de competições mundiais, o atleta é cego e conta com a ajuda de um guia para praticar esse esporte que é extraordinário.

Seria possível praticar esse esporte sem a presença do guia? Talvez sim, os riscos são grandes, uma vez que o atleta é deficiente visual, por isso, sabe-se que a função do guia é fundamental para o sucesso do atleta.

Da mesma forma acontece com uma empresa ou um departamento. Quando o trabalho é feito em equipe, os resultados são maravilhosos e os riscos são menores.

Se existe dificuldade em trabalhar com equipes, tente rever os conceitos e vença de alguma forma esse bloqueio. Saber lidar com pessoas e se juntar a elas em prol de algo maior é a melhor escolha.

A felicidade é imprescindível para um bom desempenho pessoal e profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Inclusão

Durante os jogos paralímpicos, os atletas dão um show e mostram que verdadeiramente o importante é competir, vencer seus limites e estar em busca de seus sonhos. Um evento que comporta pessoas completamente diferentes, de países e costumes diferentes, com pouca ou mais idade e com distintas deficiências.

Mas como associar essa lição que os atletas nos passam com o dia a dia em uma empresa? Simples. Dentro de uma organização, existem pessoas com comportamentos, crenças, e pensamentos distintos, isso não significa que uma pessoa é melhor ou pior que a outra por conta dessas diferenças.

O importante é que os gestores, os líderes e até mesmo os colegas de trabalho, entendam que independente das características de uma pessoa ou de suas crenças e limitações, o que deve ser levado em conta e realmente avaliado é o seu empenho, sua dedicação e os resultados que eles conquistam para a empresa.

Viu como as paralimpíadas e os atletas paralímpicos conseguem nos passar grandes ensinamentos? Observe a vida com outros olhos, tente absorver as coisas boas de tudo que acontece, comece a aplica-las em sua vida pessoal e profissional. É possível aprender coisas novas todos os dias. Use isso a seu favor.

Mas, o que você achou das cinco lições de vida que os atletas paralímpicos conseguem transmitir durante esse evento? Deixe seu comentário no espaço abaixo, aproveite para curtir e compartilhar nas redes sociais. 

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010