Aprenda como calcular o retorno do investimento (ROI) de um projeto

Aprenda como calcular o retorno do investimento (ROI) de um projeto
O retorno do investimento é um dos indicadores financeiros mais importantes para uma empresa, pois serve para medir os rendimentos obtidos a partir de recursos investidos.

 

Quem é empresário e empreendedor, principalmente, vive com a cabeça a mil, sempre pensando em colocar em prática novos projetos que impulsionem seus negócios, não é mesmo?! Tenho certeza que se você se encaixa nesta categoria, se identificou bastante com a realidade que acabei de citar, uma vez que vivemos em uma constante inquietude, que é exatamente o que nos leva e leva nossas empresas e empreendimentos ao sucesso.

Entretanto, sabemos também que, todo tipo de projeto precisa de investimentos e conta com riscos para que possa ganhar vida como queremos. Assim, é fundamental contar com uma equipe de profissionais preparados, bem como com ferramentas eficientes, que nos ajudem a calcular estes riscos, a viabilidade e também o retorno que teremos, a curto, médio e longo prazo, com cada um dos projetos que temos o desejo de implementar, seja em nossos negócios ou fora deles.

Diante disso, hoje vou falar um pouco a você sobre um assunto que é interessante, não só para empresários e empreendedores, mas também gestores, líderes e demais profissionais que tenham um projeto em mente e queiram entender de forma podem calcular o retorno sobre o investimento que fizerem, ou seja, calcular o ROI.

Continue a leitura e saiba como aprimorar seus conhecimentos sobre este tema.

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Retorno sobre investimento: o que é?

O ROI, sigla para “Retorno Sobre Investimento”, é um indicador econômico que aponta o retorno do capital investido, sendo um dado muito importante para qualquer tipo de negócio — uma vez que mede e aponta os rendimentos obtidos a partir de recursos investidos. Trata-se de um parâmetro utilizado pelos gestores para decidir a respeito de investimentos, novos negócios, projetos e ações.

O retorno do investimento mede a eficiência de um investimento em comparação a outras possibilidades de negócio. Se você tem um projeto que aparentemente não está trazendo resultados no curto prazo, é preciso observar o longo prazo e o ROI, para que assim possa analisar a viabilidade de dar continuidade a ele ou de interrompê-lo.

Como calcular o ROI?

O Retorno do Investimento é cálculo bem simples, que leva em consideração o ganho obtido e o investimento inicial. Somente estas duas variáveis e seu resultado trarão informações sobre o projeto de forma correta. A fórmula pode ser representada da seguinte maneira:

 

ROI = (GANHO OBTIDO – GASTO)

______________________________

GASTO

Em geral, existem três formulações possíveis de taxa de retorno sobre investimento:

  • Retorno efetivo: serve como medida para avaliar o desempenho financeiro da empresa;
  • Retorno exigido: permite determinar o valor de um investimento;
  • Retorno previsto: serve como medida antes do desempenho do investimento.

Munido desta ferramenta, você já consegue ter maior clareza do que precisa para realizar o investimento em determinado projeto e qual será o seu retorno à medida que mesmo for ganhando forma com o passar do tempo.

Criando cenários para o ROI

Existem três cenários possíveis para o ROI dos projetos:

  • Pessimista;
  • Realista;
  • Otimista.

O cenário pessimista considera as alterações da economia, o que pode vir a acontecer que altere o cálculo do ROI para menos. Em um cenário realista, poderia acontecer o oposto: queda nos preços ou o surgimento de uma nova tecnologia que facilite o trabalho, por exemplo. Isso tudo poderia alterar o ROI para mais.

Por que o ROI é importante?

Este é um indicador importante porque permite que o gestor analise quais são as maiores fontes de lucro da sua empresa e quais são os canais de comunicação mais eficazes, mensurando se o processo de vendas está sendo tão eficiente como o planejado.

Trata-se de uma ferramenta geralmente utilizada para medir os resultados obtidos pelas ações realizadas pela área de marketing de determinada empresa, algo que nem todo empresário se atenta a fazer com certa frequência.

Assim, a importância do ROI está também na oportunidade de saber se aquela campanha que você elaborou, junto ao seu time de marketing, trará os resultados que você espera ou não. E mesmo que as ações já estejam em andamento, por meio deste cálculo, é possível compreender quais os retornos estão sendo gerados, se são positivos ou negativos para os recursos que você está investindo.  

Com isso, a partir dos resultados obtidos por meio deste cálculo, você terá maior clareza sobre quais ações estão lhe trazendo o retorno que você espera e quais devem ser interrompidas, o que permite que você economize tempo e energia de sua equipe, fazendo-a focar somente naquilo que está sendo realmente rentável para os negócios.

Os benefícios do ROI para os negócios

Além dos fatores já citados até o momento, a implementação e utilização desta ferramenta com mais frequência, pode trazer inúmeros benefícios e resultados positivos aos negócios. Confira alguns deles a seguir:

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Motiva a equipe

Um dos elementos que mais trazem motivação ao time de colaboradores dos mais diversos tipos de empresas, principalmente nos dias atuais, é a possibilidade de saberem para onde estão caminhando, ou seja, os motivos pelos quais estão realizando determinada ação em seu dia a dia.

Quando o cálculo do ROI é colocado em prática, oferece-se aos profissionais a oportunidade de compreenderem que seu empenho é importante para tirar do papel determinado projeto, bem como a clareza referente ao retorno que eles e todos irão obter por meio de seu desempenho.

Elimina despesas desnecessárias

Outro grande benefício da utilização do ROI com frequência, diz respeito a oportunidade que ele dá a gestores, colaboradores, e, principalmente empresários, de saberem para onde está indo o dinheiro investido e se este investimento está sendo rentável ou não.

A partir do momento que se tem esta visão, é possível continuar investindo no que está dando certo e sendo rentável, bem como é possível eliminar aquelas despesas que estão trazendo apenas gastos desnecessários aos negócios.

Calculando sempre o ROI de cada projeto e ação, tem-se a possibilidade de investir com cada vez mais assertividade.

Oferece uma visão mais realista com relação aos projetos futuros

Muitas vezes, já vi diversos empresários, e até eu mesmo, tendo novas ideias para colocar projetos e mais projetos em prática, acreditando apenas em sua própria intuição e desejo que aquilo vai lhe trazer o retorno que ele espera.

É preciso tomar cuidado com este tipo de pensamento, pois ele pode ser uma grande armadilha no futuro. Assim, é para evitar que este tipo de situação aconteça que deve-se recorrer, com frequência, ao ROI. Acontece, que, por meio dele, existe a possibilidade de ter uma visão mais realista com relação a esta ideia, que parece tão brilhante inicialmente, mas pode trazer prejuízos financeiros aos negócios.

Tendo os pés no chão, com fatos e informações reais, é possível tomar decisões mais assertivas e que beneficiem os negócios como um todo.

Aumenta as vendas e os lucros

Sendo cada vez mais assertivo nos negócios, as chances de que as vendas sejam impulsionadas a todo momento aumentam significativamente. Com as vendas aumentando, aumentam também os lucros, o que permite que sejam feitos novos investimentos, que façam com que a empresa como um todo cresça e obtenha o sucesso que almeja.

Veja, que contar com o maior número de ferramentas técnicas possível para que haja a chance de dar passos cada vez mais assertivos em sua trajetória empresarial, vai lhe permitir potencializar ainda mais o seu faturamento, bem como o crescimento de seus negócios. Por isso, utilize-se sempre do ROI, pois, assim, você será o empresário bem-sucedido que sempre quis ser.

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Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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