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Aprenda a como definir os critérios para escolher o funcionário do mês

14/06/17
Aprenda a como definir os critérios para escolher o funcionário do mês
A escolha do funcionário do mês pode aumentar a produtividade e entrega de resultados de uma empresa.

Manter os colaboradores motivados e promover a competição saudável entre eles são ótimas maneiras de garantir o sucesso de uma empresa. Quando isso ocorre, a produtividade aumenta, o relacionamento interpessoal torna-se presente e o trabalho dos profissionais é aprimorado. Mas como promover tais melhorias na rotina da organização?

O método do funcionário do mês é utilizado por inúmeras empresas para garantir a motivação e o crescimento profissional de seus colaboradores. Existem duas formas que podem ser usadas para a escolha do profissional destaque. A primeira, refere-se ao reconhecimento por parte da organização e demais colaboradores quanto ao comprometimento do colaborador em questão. A outra maneira diz respeito à produtividade do profissional e se o mesmo alcançou as metas estabelecidas pela organização.

Critérios para a escolha do funcionário do mês

Alguns fatores para nortearem as empresas quanto à escolha do funcionário do mês são:

  • Assiduidade e pontualidade;
  • Proatividade;
  • Respeito às diferenças entre os colegas de trabalho;
  • Conduta de acordo com os valores da organização;
  • Comprometimento com o plano de ação do setor em que trabalha;
  • Obediência às normas da empresa;
  • Criatividade;
  • Iniciativa em ajudar os outros colegas;
  • Bom relacionamento interpessoal e networking;
  • Espírito de liderança;
  • Foco e determinação;
  • Compromisso ético;
  • Capacidade de ouvir;
  • Iniciativa para se manter atualizado quanto ao trabalho que executa.

Para que o colaborador sinta-se motivado e trabalhe em prol do alcance de tal benefício, é importante que a empresa busque por ferramentas que contribuam com o aumento da produtividade e o alcance de metas. A recompensa deve ir além de uma placa com o nome do profissional na parede. Prêmios como dinheiro, jantares, viagens e vales são ótimas maneiras para premiar o colaborador de forma real, além de evidenciar que seu potencial é notado.

Porém, a organização deve tomar cuidado para não acabar fazendo com que seus profissionais se empenhem apenas por conta dos prêmios. A motivação deve partir do fato de que a empresa proporciona um bom ambiente para se trabalhar através de políticas organizacionais, infraestrutura adequada, bom relacionamento interpessoal e planos de ação. Ou seja, um local onde o colaborador se sente valorizado e motivado a entregar bons resultados, garantindo o sucesso da empresa em que trabalha.

Você utiliza o método de funcionário do mês na sua empresa? Quais foram os resultados obtidos? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais. 

Imagem: Jiw Ingka / Shutterstock

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Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

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