Aprenda a como definir os critérios para escolher o funcionário do mês

Aprenda a como definir os critérios para escolher o funcionário do mês
A escolha do funcionário do mês pode aumentar a produtividade e entrega de resultados de uma empresa.

 

O desenvolvimento de uma estratégia para manter os colaboradores motivados e promover a competição saudável entre eles é uma ótima maneira de garantir o cumprimento de metas e, consequentemente, o sucesso de uma empresa. Quando isso ocorre de forma harmoniosa, a produtividade aumenta, o relacionamento interpessoal se transforma em algo comum e o resultado do trabalho dos profissionais é aprimorado constantemente.

Tudo isso que escrevi parece algo básico, não é mesmo querida pessoa? Mas muitas vezes não é. O incentivo de tais melhorias na rotina da organização exige estratégia, planejamento e um plano de ação. E, é na hora de refletir sobre qual é o desenho ideal para chegar ao objetivo, que é preciso pensar nos perfis de colaboradores que a organização têm, no momento econômico que ela se encontra e muito mais. Somente desse modo, será possível incluir ideias ligadas ao encorajamento que realmente tenham efeito.

O método de eleger o funcionário do mês não é novidade no mercado e ainda é utilizado por inúmeras empresas ao redor do mundo para garantir a motivação e o crescimento profissional dos seus colaboradores. Lembrando que a efetividade dessa atividade depende do modo como ela é construída e de como ela é executada. Mais do que isso: sobre a elasticidade que essa ideia pode ter ao longo do tempo. Afinal, a evolução deve ser constante.

Existem duas formas que podem ser usadas para a escolha do profissional destaque. A primeira refere-se ao reconhecimento por parte da organização e dos demais colaboradores quanto ao comprometimento do trabalhador em questão. A outra forma diz respeito à produtividade do empregado e se o mesmo alcançou as metas estabelecidas pela organização. Continue lendo o texto para saber mais sobre o assunto!

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Critérios para a escolha do funcionário do mês

Cada empresa que usa o método de funcionário do mês trabalha na divulgação e no cumprimento dessa ferramenta de modos diferentes. As diferenças podem tanto residir na maneira como o recurso é utilizado como na forma que ele é comunicado. Independentemente de como a organização desenvolve a ideia, existem alguns fatores que ajudam a nortear em relação à escolha do funcionário do mês. Descubra quais são os principais:

  • Assiduidade e pontualidade;
  • Proatividade;
  • Respeito às diferenças entre os colegas de trabalho;
  • Conduta de acordo com os valores expostos no código de ética e conduta;
  • Adequação à cultura organizacional
  • Obediência às normas da empresa;
  • Comprometimento com o plano de ação do setor em que trabalha;
  • Criatividade;
  • Iniciativa em ajudar os outros colegas;
  • Bom relacionamento interpessoal e networking;
  • Espírito de liderança;
  • Foco e determinação;
  • Capacidade de ouvir;
  • Iniciativa para se manter atualizado quanto ao trabalho que executa.

É importante lembrar-se de que alguns locais irão acrescentar ou retirar alguns dos itens que mostrei acima. Tudo depende da meta a ser alcançada.

Na maioria dos casos, estes são as características de maior destaque para uma empresa considerar na hora de escolher o colaborador do período. Parecem virtudes simples e que todos os trabalhadores deveriam seguir, não é mesmo? Porém, nem sempre o quadro de pessoas de uma organização funciona na prática como foi planejado na teoria. Por isso, é essencial que a gestão e a liderança deixem bem claro quais são os pontos que serão avaliados e valorizados.

Para que o colaborador se sinta motivado e trabalhe em prol do alcance de tal benefício, é importante que a empresa busque por ferramentas que contribuam com o aumento da produtividade e o alcance de metas. A recompensa deve ir além de uma placa com o nome do profissional na parede. Prêmios como dinheiro, jantares, viagens e vales são ótimas maneiras de premiar de forma real, além de evidenciar que o seu potencial é notado.

O lado negativo

Para toda lista de vantagens, há uma lista de desvantagens. E a estratégia que engloba campanhas de incentivo de funcionários devem considerar os pontos negativos de implementação dos métodos, assim como o que pode dar errado.

Por isso, a organização deve tomar cuidado para não fazer com que seus profissionais se empenhem diariamente apenas por conta dos prêmios. A motivação deve partir do fato de que a empresa proporciona um bom ambiente para se trabalhar por meio de políticas organizacionais, método de sustentação de um clima organizacional harmonioso, infraestrutura adequada, bom relacionamento interpessoal, planos de treinamento e desenvolvimento e muito mais. Tudo isso quer dizer basicamente que qualquer trabalhador merece exercer suas competências técnicas em um lugar em se sente valorizado e motivado a entregar bons resultados, sem deixar de pensar no bem-estar dos colegas e no sucesso geral do empregador.

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Como desenvolver o quadro de funcionários

Agora a pergunta é: como construir um plano em que todos os colaboradores tenham o comportamento de um funcionário do mês diariamente?

Uma ferramenta efetiva que ajuda a solucionar a questão acima é o coaching. Para quem ainda não conhece o coaching é uma poderosa maneira de transformar a vida de um indivíduo. Não estou exagerando quando digo que uma pessoa começa a ser coachee de um jeito e, ao final da formação, está de outro. A metodologia faz com que você entre em uma importante jornada de autoconhecimento que lhe fará rever e até alterar alguns conceitos.

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) possui uma lista de formações e soluções que trazem resultados positivos em curto, médio e longo prazo em um indivíduo ou grupo. Para transmitir esse precioso aprendizado, o Instituto conta com um quadro de funcionários extremamente preparado e com materiais exclusivos e recheados de conteúdo empoderador.

Para empresas que buscam por desenvolver vários trabalhadores ao mesmo tempo, há o IBC Coaching Corporativo com soluções que podem ser personalizadas de acordo com o que a sua empresa precisa naquele momento e com aquele grupo. O conhecimento pode ser aplicado para empresas públicas ou privadas de pequeno, médio ou grande porte.

Além do conteúdo personalizado, há diversas formas em que ele pode ser ensinado, tais como palestra, workshop, avaliação 360°, Day Training com Coaching, formação de Coaches internos e muito mais. Basta entrar em contato conosco pelo site ou telefone para ser atendido. Esse atendimento irá avaliar junto com você qual é a melhor opção considerando as suas necessidades.

Com o IBC Corporativo, a sua empresa terá a segurança de estar desenvolvendo um trabalho sério, de qualidade e com efetividade comprovada. Há um suporte diferenciado, credibilidade internacional da University College of Business (Ohio CoB), planejamento e, como já disse, as customizações.

Outro curso muito interessante que o IBC tem no portfólio é o Leader Coach Training (LCT), excelente para o desenvolvimento de líderes de alta performance. São conteúdos ensinados na teoria e na prática que mostram todos os quadrantes da liderança, como obter resultados de uma maneira humanizada, como reter talentos na equipe, como gerar mais produtividade sem decair na qualidade, como contribuir efetivamente para a evolução do time e muito mais!

Quer conhecer mais sobre o Leader Coaching? Assista uma aula que preparei especialmente para você.

O retorno do investimento poderá ser visto claramente em curto, médio e em longo prazo. Sua empresa terá um líder mais atento, criativo, crítico, aberto a novidades e pronto para trazer o melhor da equipe para alcançar os resultados que a organização deseja. Isso sim é liderança de alta performance.

Você utiliza o método de funcionário do mês na sua empresa? Quais foram os resultados obtidos? Comente abaixo!

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Imagem: Jiw Ingka / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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