Aprenda técnicas de relaxamento

Homem relaxando no sofá

Alguns hábitos simples e técnicas de respiração podem auxiliar a controlar os sintomas da ansiedade, eliminando seus incômodos.


Sempre que uma pessoa enfrenta situações de estresse, vários sintomas podem ser observados fisicamente, gerando dores, incômodos e mal-estar. Para melhorar essa sensação, existem diversas técnicas de relaxamento que auxiliam a controlar os sintomas da ansiedade.

Conhecer essas maneiras de gerenciar o estresse e a ansiedade é muito importante para evitar que os sintomas se agravem. Além disso, reconhecer que consegue controlar essas sensações faz com que se sinta mais seguro, o que também ajuda a relaxar. Siga a leitura para conhecer essas técnicas e seus benefícios.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

10 Técnicas de relaxamento para gerenciar o estresse

Existe uma infinidade de técnicas de relaxamento que podem ser facilmente realizadas em qualquer lugar. Confira, a seguir, uma seleção que fizemos com as técnicas mais práticas e eficazes para alcançar um estado de tranquilidade.

1. Conte de 60 a zero

Por mais que pareça simples, essa é uma atividade que aumenta sua concentração em uma tarefa específica, tirando o foco do problema que está causando a ansiedade. De preferência, faça essa contagem olhando para cima, de modo a estimular o sistema nervoso, reduzir a pressão arterial e diminuir o ritmo da respiração.

2. Anote suas preocupações em um caderno

Além de melhorar sua concentração, esse é um hábito que inibe distrações e avisa ao cérebro que é necessário desacelerar. Isso porque, quando anota as preocupações em um caderno, você sente que estão registradas e, portanto, não precisa pensar nelas naquele instante. Lembrando que a anotação pode ser feita em aplicativos de bloco de notas, o importante é que fiquem registradas para tirá-las da mente.

3. Controle a respiração por um minuto

Um dos principais efeitos da ansiedade é a aceleração dos batimentos cardíacos. Para fazer o ritmo voltar ao normal, basta inspirar profundamente e segurar o ar por alguns segundos, repetindo esse processo durante alguns minutos. Respirar em atenção plena também é mais uma maneira de tirar o foco do agente que está gerando estresse.

4. Visualize cenas agradáveis

A nossa mente é muito poderosa e, assim como pode entrar em um quadro de estresse, também é capaz de alcançar a paz interior. Para aplicar a técnica de visualização, vá para um local tranquilo, sente-se ou deite-se confortavelmente e comece a imaginar cenas agradáveis. Pode ser o mar, o campo ou qualquer lugar que goste, até mesmo uma lembrança especial de algo que viveu. Capriche nos detalhes e nas sensações, quanto mais se dedicar, maiores serão os benefícios.

5. Sinta cada parte do seu corpo

Mais um exercício de relaxamento bastante eficaz envolve sentir cada parte do seu corpo por vez, fazendo uma verdadeira varredura. O ideal é que esteja deitado para conseguir relaxar mais, mas, caso não seja possível, poderá aplicar a técnica sentado. Comece pelos dedos dos pés, movimente-os e sinta-os, então, vá subindo, passando pela sola, calcanhar, tornozelo, prosseguindo até chegar na cabeça.

6. Pratique mindfulness

Mindfulness nada mais é do que atenção plena e consiste em direcionar todo o seu foco a um pensamento, lugar ou objeto. Você pode se alimentar em atenção plena, tomar um banho, realizar alguma atividade manual ou, simplesmente, observar o ambiente. Utilize os seus sentidos de acordo com o que estiver fazendo, de modo a se concentrar totalmente no ponto focal escolhido.

7. Realize gestos que estimulem bons sentimentos

Dar um forte abraço em uma pessoa querida, acariciar seu animal de estimação e conversar com um amigo são exemplos de ações capazes de estimular bons sentimentos. A principal consequência disso é a redução dos níveis de estresse, o que te ajudará a enxergar a situação que estava te afligindo de maneira mais leve.

8. Ouça música

A arte, de maneira geral, possui um efeito poderoso sobre os seres humanos. A música, em especial, consegue suscitar em nós diversas sensações, inclusive a de relaxamento. Dessa maneira, é uma boa ideia colocar fones de ouvido e por para tocar músicas suaves. Em alguns minutos você conseguirá entrar na mesma frequência das canções e se sentirá mais calmo.

9. Medite

A meditação é uma prática que tem sido cada vez mais difundida, inclusive por médicos. Além de benefícios imediatos, também possui impactos positivos em longo prazo. Se você nunca praticou pode começar com áudios de meditação guiada, em que uma voz suave te direciona ao longo do processo. Esse tipo de conteúdo pode ser facilmente encontrado em aplicativos e em vídeos do Youtube.

10. Pratique ioga

A ioga, assim como a meditação, ajuda tanto a alcançar resultados imediatos quanto de longo prazo. Trata-se, basicamente, de um tipo de meditação em movimento, em que são combinadas posições corporais com o controle da respiração. É possível praticar tanto com o auxílio de um instrutor quanto através de aplicativos e vídeos disponibilizados na internet.

Para ser bem sucedido é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo.
Quer descobrir qual o seu nível de felicidade? Faça o nosso teste!

Benefícios das técnicas de relaxamento

Quando você decide incluir em sua rotina exercícios de relaxamento está contribuindo para uma melhora do seu bem-estar e, também, da sua saúde como um todo. Os principais benefícios que podem ser alcançados através da prática frequente dessas técnicas são:

Maior controle da respiração: como podemos ver ao longo do artigo, a respiração possui uma forte influência sobre a forma como nos sentimos. Como grande parte das técnicas contemplam essa função do nosso corpo, com a prática torna possível desenvolver maior controle sobre como o ar entra e sai dos nossos pulmões.

Redução da liberação dos hormônios ligados ao estresse: o estresse não é apenas desagradável, ele é prejudicial para a nossa saúde. Através dos exercícios de relaxamento a liberação dos hormônios ligados a ele são reduzidos, o que é muito bom.

Melhora do humor: quanto menos estresse, melhor é o humor e a leveza para lidar com as coisas. E pessoas bem humoradas tendem a ser companhias mais valorizadas e desejadas, além de mais uma série de outros benefícios.

Melhora da qualidade do sono: as técnicas de relaxamento apresentadas ao longo do artigo também são ótimas para serem aplicadas antes de dormir. Elas ajudam a deixar as preocupações de lado e adormecer mais rapidamente.

Melhora nos relacionamentos: as relações humanas podem ser complicadas em muitos momentos. Entretanto, a partir do momento que uma pessoa reconhece seus episódios de estresse e passa a utilizar técnicas de relaxamento para gerenciá-los, tem uma redução nas brigas e discussões. Com os ânimos acalmados fica mais fácil conversar e resolver as divergências com tranquilidade.

Melhora da concentração: uma pessoa que está estressada tende a pensar o tempo todo no fator gerador do seu estresse, o que compromete sua concentração. A prática regular das técnicas de relaxamento vem como uma maneira de tirar o foco dessas questões e direcioná-lo ao que é verdadeiramente importante no momento.

Mais saúde e bem-estar: corpo e mente estão totalmente conectados, não há como falar de saúde citando apenas um deles. Desse modo, quando o estresse é gerenciado de forma adequada se ganha muito em saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, vale muito a pena incluir essas técnicas em sua rotina, pois os benefícios são bastante amplos.

Você já conhecia alguma das técnicas apresentadas ao longo do artigo? Tem mais alguma para sugerir? Deixe sua contribuição no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para levar a informação adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: ikeriderlondon / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63