Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Como funciona a cadeia de suprimentos e seus processos de gestão?

08/11/17
supply chain ou cadeia de suprimentos
Como funciona a cadeia de gestão de suprimentos

O funcionamento de excelência e o lucro de uma empresa dependem de uma série de fatores: infraestrutura, produto/serviço de qualidade, colaboradores motivados, cumprimento de prazos, entre outros fatores. No intuito de alinhar os diversos fluxos de uma organização, nasceu a cadeia de suprimentos.

A cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain, nada mais é, do que um conjunto de estratégias capazes de integrar os fluxos de bens, serviços, finanças e informações com as cadeias de suprimento como, transporte, estoque, custos, entre outros.

Isso quer dizer que, através da cadeia de suprimentos, a empresa consegue criar um sistema que une as pessoas, as funções, os dados e os recursos envolvidos no transporte do seu produto/serviço, desde a obtenção da matéria-prima, produção, contato com os fornecedores, até a distribuição ao cliente final.

Toda essa cadeia, quando eficaz, garante melhora na qualidade do produto/serviço, satisfação do cliente e o alcance dos objetivos organizacionais, mas para isso, não importa o tamanho do negócio, sua estrutura deve ser feita com muito planejamento.

Pra que serve a cadeia de suprimentos

Ao afirmar que, para uma cadeia de suprimentos cumprir o seu papel, ela precisa de planejamento, isso não quer dizer que a empresa deve apenas organizar seus processos. Quer dizer também, que é de extrema importância prever imprevistos, novos comportamentos do público-alvo e até mesmo mudanças climáticas, pois seus objetivo é o de sincronizar as diversas atividades como produção, armazenamento e transporte, as quais o produto é submetido, para que assim, seus custos sejam minimizados, ele possa atender às expectativas do cliente e chegue com o máximo de valor possível até ele, garantindo assim, o aumento da satisfação do mesmo e vantagem competitiva no mercado de atuação.

Como fazer uma cadeia de suprimentos

Como dito anteriormente, uma cadeia de suprimentos eficaz possui um ponto importante: planejamento. Portanto, a administração da cadeia de suprimentos diz respeito ao planejamento do trajeto, isso inclui a aquisição da matéria-prima, o contato com os fornecedores, o transporte, o armazenamento e a distribuição, ao qual os recursos serão submetidos até chegar na casa do seu cliente final. Apenas com planejamento toda a cadeia será capaz de colocar fluxo e informações de forma interligada, garantindo assim, a agilidade que a organização tanto deseja em seus processos.

O primeiro passo de todo esse planejamento, é o de atrair e fidelizar os clientes da empresa e para isso, o máximo de informações devem ser colhidas, pois de nada adianta se empenhar para produzir um produto de excelência, se o público-alvo não vê no mesmo, suas expectativas atendidas. As próximas etapas dizem respeito a construção do produto em conjunto com os fornecedores, conseguir a matéria-prima ideal, fabricar, armazenar, transportar, distribuir o produto até o cliente final e colher feedbacks de melhoria do processo, caso necessário.

Dicas para realizar uma cadeia de suprimentos

A seguir, veja em detalhes como fazer uma cadeia de suprimentos:

Equipe alinhada

De nada adianta estruturar toda a cadeia de suprimentos se a equipe envolvida não estiver alinhada. Ela deve buscar constantemente por conhecimento, seja ele a respeito do produto fornecido ou sobre o cliente final. Além disso, os colaboradores devem ser engajados, motivados e compromissados.

Estruturação dos processos

A empresa deve esquematizar seus processos, em nível tático e operacional, pois dessa forma, tudo fica alinhado. O ideal é que o máximo de informações sejam colhidas, pois assim fica mais fácil identificar possíveis falhas na cadeia de suprimentos e realizar planos emergenciais.

Análise dos Fornecedores

O desempenho dos fornecedores é parte essencial para que a cadeia de suprimentos funcione de maneira eficaz. Portanto, a empresa deve realizar análise acerca do desempenho dos mesmos.

Opções de distribuição

Para garantir que o produto chegue ao cliente final com a qualidade esperada, a organização deve ter mais de uma opção de fornecedor, pois caso o habitual venha a faltar, ela consegue, através de outros, fabricar, transportar e entregar o produto no prazo adequado.

Informação aos fornecedores

Se ao estruturar os processos, a organização reconheceu modificações a serem feitas, as mesmas devem ser comunicadas aos fornecedores. Essa comunicação garante melhorias na fabricação do produto e controle de estoque.

Estoque baixo

Ter um estoque amplo nem sempre é sinônimo de lucro, pois sua manutenção gera custos operacionais e possíveis perdas. Nesse sentido, é melhor mantê-lo baixo, desde que de forma ponderada, garantindo assim, o controle do mesmo e minimização dos custos.

Prever as demandas

Através do seu histórico de vendas, a empresa consegue prever toda e qualquer demanda dos seus processos e assim, realizar comparativos e se antecipar quanto aos imprevistos.

Uso da tecnologia

Para que a cadeia de suprimentos funcione de maneira eficaz, o uso de softwares de gestão são muito importantes, pois eles auxiliam no andamento dos processos, na gestão do tempo, na entrega de informações ao fornecedor e na comunicação sobre imprevistos. Dica importante: toda a cadeia de suprimentos deve usar um único software de gestão para garantir a eficiência de cada processo. A escolha de qual sistema utilizar, vai depender das demandas da organização.

Utilização da terceirização

Terceirizar determinados processos pode ser uma saída para a empresa minimizar custos como, produção, transporte, armazenamento, entre outros.

Entrega do produto

Um dos principais objetivos da cadeia de suprimentos é entregar um produto de qualidade ao cliente final, nesse sentido, é fundamental atender às necessidades do público-alvo, bem como trabalhar para que a entrega do produto seja realizada dentro do prazo estabelecido.

Voz ao cliente

A empresa deve fornecer ao cliente, um canal para que ele repasse feedbacks e críticas construtivas. Isso garante a identificação de pontos de melhoria e mudanças de consumo.

Diferença da cadeia de suprimentos e a logística

Embora muitas pessoas acreditem que o conceito de cadeia de suprimentos é o mesmo que de logística, eles são diferentes e possuem responsabilidades específicas. A logística tem como foco, gerenciar os processos de armazenamento e transporte do produto até o cliente final, ou seja, ela lida com processos internos.

Já a cadeia de suprimentos, lida desde com a aquisição da matéria-prima, negociação com fornecedores, produção, controle de estoque, distribuição, venda até o relacionamento com o consumidor. Portanto, ela abrange os processos internos e externos, o que faz com que a logística seja apenas uma parte de tudo que ela compõe.

É visível que a vantagem competitiva de uma empresa está intimamente ligada com a sua busca em reduzir custos operacionais, a agilidade em cada um dos seus processos e a qualidade da entrega dos seus produtos.  Portanto, uma cadeia de suprimentos que funcione de forma holística, independentemente do tamanho da organização, é fundamental para que a mesma alcance o sucesso que deseja.

Você conhecia o conceito de cadeia de suprimentos? Você a aplica nos processos da sua empresa? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

Copyright:311088734 - https://www.shutterstock.com/pt/g/businesswoman

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais