Reforço positivo: saiba mais sobre esse tipo de comportamento

Reforço positivo Qvasimodo art

O reforço positivo é conhecido como um método de treinamento a partir de um sistema de recompensas. Acontece após um desempenho realizado, como um estímulo, reconhecimento, apoio motivacional por aquela ação. O reforço é o que faz a frequência de um determinado comportamento aumentar.

A técnica do reforço positivo se assemelha a uma recompensa, só que mais precisa, um reforço positivo é capaz de fazer com que uma pessoa ou um animal se esforce para receber algo. Podemos identificar um reforço positivo quando há o preenchimento de três condições básicas:

  • É apresentada uma consequência como dependente de um determinado comportamento;
  • Fica mais provável do comportamento tornar a ocorrer;
  • Fica mais provável do comportamento tonar a ocorrer, apenas porque a consequência depende do comportamento.

Quando acontece o reforço positivo?

O reforço positivo está tanto no cotidiano dos seres humanos quanto dos animais, que, neste caso, é usado para treinar e domesticar algumas espécies de bichos. A técnica consiste em dar-se uma recompensa, pela realização de um comportamento adequado ou esperado, para estimular a continuação desta conduta.

Também é muito importante saber reconhecer um estímulo positivo, como por exemplo, quando alguém recebe um presente e agradece, esse gesto acaba soando como um estímulo positivo para quem deu o presente.

Gostou do meu artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010