As empresas e o olhar sustentável

sustentabilidade

O olhar sustentável das empresas atuais. / Copyright: Rawpixel.com

As ações humanas; visando ao desenvolvimento financeiro, social e tecnológico; resultaram no descarte indevido de resíduos na natureza, poluição do ar, consumo desenfreado dos recursos naturais e o excesso de consumo. Consequentemente, vieram os desastres naturais, efeitos prejudiciais à camada de ozônio, desmatamento, queimadas, escassez de recursos, extinção de espécies, aquecimento global, entre outros problemas.

Tais ações têm feito com que o consumidor entenda que os recursos naturais não são infinitos e, assim, busque novos hábitos, maneiras de consumo sustentáveis e, consequentemente, organizações com a mesma visão e postura. Neste artigo, você vai compreender melhor a relação entre as empresas e a sustentabilidade.

[php_everywhere instance=”2″]

O consumidor consciente

Entende-se por sustentabilidade, a prática de conservação dos recursos da natureza pelo ser humano, de modo que as gerações futuras não sejam prejudicadas. Nesse contexto, nasce um consumidor responsável no que diz respeito à escolha dos seus produtos no momento da compra, bem como do seu impacto no meio ambiente, na saúde e na preservação animal.

Aqui, o consumidor deixa de pensar apenas na sua satisfação e passa a buscar uma proporção equilibrada entre o prazer pessoal e a responsabilidade ambiental, minimizando as consequências do mau uso dos recursos naturais.

Sendo assim, o consumidor consciente tem influenciado o setor empresarial. A tendência é que as atividades, projetos e metas das organizações tenham uma gestão cada vez mais embasada na preocupação com o impacto que as suas ações podem causar no meio ambiente e na comunidade em que estão inseridas.

Meios para que uma empresa se torne sustentável

Apenas dizer que sua a empresa é sustentável não é o bastante. O consumidor tem, atualmente, fácil acesso às informações de uma organização. Se o seu discurso não corresponder à realidade da empresa, ele pode ver a sua atitude apenas como uma jogada de marketing, e isso pode ser negativo para o seu negócio.

Tornar uma empresa sustentável é um processo de várias etapas, que vão além de apenas entregar um produto/serviço alinhado à responsabilidade socioambiental. A organização deve mudar toda a sua maneira de trabalhar, o seu plano de negócios, a gestão da própria imagem, as campanhas de comunicação, e por aí vai.

Além disso, os seus processos e estratégias devem estar alinhados com atitudes capazes de minimizar o impacto da empresa na natureza. Os colaboradores e os fornecedores devem compartilhar dessa mesma visão sustentável no modo de agir.

As vantagens de ser uma empresa sustentável

Alinhadas todas essas questões, uma empresa com responsabilidade socioambiental é capaz de oferecer um produto/serviço de melhor qualidade aos seus consumidores, bem como construir uma imagem positiva no mercado em que atua.

Para tanto, a organização deve ser totalmente transparente em sua fala e ação. Isso agrega valor à marca, gera mídia espontânea, torna o seu negócio distinto da concorrência, atrai investidores, constrói uma relação de lealdade com o seu cliente e gera lucros. Outra vantagem é a possibilidade de investimento de empresas fora do país, que também possuem olhar sustentável.

Além do mais, essa postura sustentável das empresas pode ser reconhecida até mesmo pelos governos e por órgãos fiscalizadores de práticas ecológicas, o que pode render desde prêmios por uma boa gestão até determinados benefícios para a instituição.

5 características das empresas sustentáveis

Confira, a seguir, 5 comportamentos típicos das organizações que têm as práticas de sustentabilidade no seu DNA.

1. Fazem uso consciente dos recursos

A sustentabilidade nessas empresas não é letra morta, mas uma prática diária. Isso inclui diferentes ações, como: evitar o desperdício de água e de energia elétrica, não imprimir o que não for necessário, utilizar papel reciclado, separar o lixo para a coleta seletiva, administrar os estoques, fazer manutenções periódicas em máquinas e veículos, não comprar itens em excesso, entre outras medidas.

Toda empresa, independentemente do seu porte ou da sua área de atuação, deixa algum impacto sobre a natureza, nem que seja a utilização da energia. Por isso, toda economia e todo uso consciente desses recursos gera benefícios.

2. Repõem o que extraem da natureza

As empresas precisam extrair matérias-primas da natureza para fabricar os produtos que entregam ao consumidor final e também para edificar a estrutura das suas próprias instalações físicas. As empresas sustentáveis extraem esses materiais com licenças dos órgãos competentes, respeitando o tipo de recurso e a quantidade máxima que pode ser extraída.

Além disso, essas empresas, como as que produzem papel e objetos de madeira, repõem na natureza as árvores que foram extraídas, respeitando a geolocalização e a espécie em questão, de modo que a biodiversidade do local não seja comprometida. Essa consciência da empresa também se estende aos fornecedores que com ela trabalham.

3. Promovem trabalhos de conscientização

A comunicação de toda e qualquer empresa tem um objetivo mercadológico por trás, que é o de fortalecer a imagem da marca, obter diferenciais competitivos e, consequentemente, ganhar novos consumidores. No entanto, isso não invalida o impacto positivo que essas empresas causam na sociedade ao divulgar as ações de sustentabilidade que adotam.

Na verdade, um banco que utiliza papel reciclado, uma empresa de lápis de cor que promove o reflorestamento e uma empresa de cosméticos que não realiza testes em animais estão deixando uma mensagem bem clara ao mundo, por meio da divulgação dos seus valores e do seu próprio exemplo.

4. Adotam a logística reversa

A logística de uma empresa tem o objetivo de orquestrar todos os seus serviços de produção, transporte e entrega dos produtos até o consumidor final. Mas e quanto ao que acontece depois que o produto é consumido? Nesse caso, há uma solução sustentável.

A logística reversa é o conjunto de ações que visam ao recolhimento adequado de produtos e embalagens para o seu reaproveitamento em outros ciclos produtivos ou para outra destinação ambientalmente adequada.

Quer um exemplo? Hoje em dia, há diversas empresas que recolhem equipamentos eletrônicos, evitando que eles sejam descartados com outros tipos de lixo, o que pode fazer com que os seus componentes eletrônicos contaminem solos e mananciais. Contudo, essas companhias de logística reversa coletam esses componentes e os encaminham para que sejam reaproveitados ou adequadamente descartados.

5. Geram bem-estar social

Por fim, as empresas sustentáveis, por promoverem uma utilização consciente dos recursos da natureza, evitam os desperdícios e a utilização predatória dos recursos naturais. Dessa forma, elas ajudam a preservar a natureza do local em que estão inseridas e combatem a pobreza das comunidades ao redor.

Por isso, a sustentabilidade empresarial não beneficia apenas a natureza, mas também contribui com iniciativas educativas e socioculturais, qualidade de vida para a população, geração de empregos, promoção de saúde e projetos de capacitação profissional nessas comunidades.

Como você pode perceber, a sustentabilidade corporativa é mais do que um simples valor agregado para ganhar o rótulo de “empresa do bem”. Trata-se de um conjunto de atitudes que oferecem mais qualidade de vida às pessoas e mais longevidade aos recursos que a natureza nos oferece, de modo que eles também estejam disponíveis para as gerações que estão por vir.

E você, ser de luz, trabalha ou conhece alguma organização sustentável? Quais práticas positivas você enxerga nessas empresas? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010