Saúde Financeira: Aproveite o 13º e quite seus débitos

médico segurando cofre de porquinho

Saiba como aproveitar o 13º para quitar seus débitos.

Estamos a poucos dias do fim do ano e este é o momento em que os trabalhadores esperam ansiosamente pela chegada do 13º salário, recebido sempre no final dos meses de novembro e dezembro.

O 13º é a gratificação de Natal instituída no Brasil em 1962 que garante aos brasileiros receber o equivalente a 1/12 da remuneração por mês trabalhado, ou seja, um salário extra ao fim de cada ano. Este benefício é uma excelente ajuda para muitas pessoas não passarem aperto durante as festas de fim de ano.

Confira 3 dicas de como aproveitar o 13º para quitar suas despesase começar 2015 de nome limpo:

1.    Elimine dívidas em atraso

Aproveite este dinheiro extra para quitar ou mesmo reduzir suas dívidas. Se esta verba não for suficiente, aproveite para pegar juros mais baixos ou mesmo fazer uma boa negociação, por exemplo.

Dê prioridade às dívidas mais caras e atrasadas como o cheque especial ou financiamento de cartão de crédito. Se você tem muitos débitos, é importante evitar novos gastos antes de ficar no vermelho.

2.    Reserve seu 13º para despesas em 2015

Um novo ano sempre traz consigo grandes despesas como dívidas das festas de Natal e ano novo, imposto de renda, IPTU, materiais escolares, entre outros. Por isso, procure reservar seu 13º ou parte dele para lidar com estes gastos e não iniciar seu novo ano no aperto.

3.     Invista seu 13º

Se você chegou ao fim do ano sem muitas dívidas e apertos, é hora de aproveitar seu 13º para investir em metas e objetivos para o próximo ano como adquirir um carro, por exemplo.

Para isso, procure reservar seu dinheiro em uma poupança e guarde especialmente para um fim específico.

Este artigo foi interessante para você? Então não deixe de curtir e compartilhar o conhecimento com seus amigos!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010