Três características de um bom líder

Barco vermelho guiando dois barcos brancos

Ser um líder é muito mais do que apenas ter boas ideias ou ter seguidores.

Para liderar é preciso ter várias habilidades essenciais, mas, hoje, vamos nos atentar apenas a três características de um bom líder. Porém, antes, temos que esclarecer uma coisa: assim como não há mestre sem discípulos, não há líder sem liderados.

Para ser um líder é necessário fazer com que as pessoas acreditem em você e te sigam. Afinal, liderar é influenciar a todos à sua volta através de carisma e credibilidade. É assim que se forma times fortes e coesos, prontos para crescerem juntos e se dedicarem aos objetivos da empresa.

Siga a leitura para conhecer as três características de um bom líder e conferir dicas de liderança para desenvolver e aperfeiçoar essa habilidade.

[php_everywhere instance=”2″]

3 Características de um bom líder

Como já mencionado, um bom líder precisa ter um conjunto de características para inspirar pessoas e extrair o melhor de cada uma delas. Contudo, todo processo de desenvolvimento tem um início e aqui iremos compartilhar três características que são a base para uma liderança forte e inspiradora, confira!

1. Saber delegar

Um bom líder sabe que é necessário delegar tarefas, já o mau líder não delega porque é inseguro, tem baixa autoestima e não confia na equipe. Muitos acham que, se fizerem isso, vão dar a chance de se destacarem mais do que eles. Assim, acumulam funções e não dão a oportunidade para que seus liderados se desenvolvam.

Um bom líder sabe delegar porque conhece e confia nas pessoas. Assim, sabe exatamente qual colaborador irá executar melhor cada demanda, o que lhe garante bons resultados, tanto em relação à atividade em si quanto ao desenvolvimento dos profissionais.

Vale dizer que delegar tarefas é uma habilidade que, como outras, é aperfeiçoada ao longo do tempo. Quanto mais conhecer os membros da sua equipe e suas aptidões, mais facilmente saberá qual a melhor pessoa para cada tarefa.

2. Conhecer sua equipe

Conhecer os membros da equipe é tão importante que merece um tópico individual. O bom líder precisa estar atento às qualificações e capacidades de cada um, saber o nível de desenvolvimento técnico e comportamental de cada liderado e envolvê-los para criar engajamento.

Para conhecer sua equipe é necessário praticar o exercício da observação constante.  Esteja atento em como seus colaboradores reagem às situações em que estão envolvidos. É através dessas informações coletadas pela observação que você, de fato, conhecerá a sua equipe.

3. Levar a equipe à maturidade profissional

Observar se relaciona com análise, o que é diferente de vigiar e microgerenciar. Quem observa dá feedbacks assertivos, quem vigia apenas critica ou “chama à atenção”. Quando você conhece a sua equipe, sabe onde é necessário que cada colaborador melhore para atingir a maturidade profissional.

Essa construção é feita através do retorno de informações sobre as atividades realizadas, do reconhecimento, da orientação e das práticas de Coaching. Como afirmou o líder corporativo e escritor Fred A. Manske Jr.: “O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas, eventualmente, o ultrapassem em seu conhecimento e habilidade”.

Dicas para desenvolver as características de um bom líder

Depois de falarmos sobre as três características de um bom líder, confira dicas de como desenvolvê-las ao longo do dia a dia como supervisor de uma equipe. Acredite, a intencionalidade unida às experiências fará com que se torne um líder cada vez melhor.

1. Converse com seus liderados

O diálogo é a principal ferramenta que um líder tem para conhecer a sua equipe. Nessas conversas, além de falar, é fundamental saber ouvir, pois é ouvindo que irá saber mais sobre cada colaborador, suas aptidões, objetivos e assim por diante.

2. Dê feedbacks com frequência

Os feedbacks são mais um recurso de grande valor para direcionar a equipe por um caminho de desenvolvimento. Portanto, adote o hábito de dar esses retornos, tanto em grupo quanto individualmente, falando sobre os pontos positivos e aqueles que devem ser aperfeiçoados e melhorados.

3. Utilize falhas como aprendizado

Mesmo que se esforce para ser um bom líder, é natural que falhe, pois continuará sendo um ser humano. Nesse caso, o melhor que pode fazer é analisar a situação e ver como pode aprender através da experiência. Agindo assim, estará também inspirando a equipe a usar os erros como lições e se fortalecer através deles.

4. Peça sugestões para a equipe

O líder de uma equipe geralmente é um profissional que possui mais experiência que os demais e, portanto, assume a responsabilidade pelo setor. Contudo, isso não significa que saiba tudo e que não possa aprender com os liderados.

Dessa maneira, lembre-se sempre de pedir sugestões para o time, ouvindo a opinião de cada um sobre assuntos de interesse da empresa. Muitas vezes, alguém que está ali, todos os dias, realizando as tarefas operacionais consegue ter uma visão que um gerente não tem.

5. Inspire confiança

Para que os colaboradores se deixem liderar por uma pessoa, precisam antes confiar nela, o que é conquistado ao longo do tempo. Para isso, você deve inspirar confiança da equipe, através de uma postura correta, cumprindo suas promessas e tratando a todos com respeito.

Se um problema acontecer, em vez de buscar culpados, dedique-se a buscar soluções e assuma as responsabilidades perante a diretoria. Um bom líder é aquele que assume os erros cometidos pela equipe e compartilha com ela os elogios pelas conquistas.

6. Exerça autoridade sem ser autoritário

Mesmo que hoje a forma de liderança mais comum seja horizontal, é importante que o líder exerça certa autoridade sobre os demais. Entretanto, isso deve ser feito sem se esbarrar no autoritarismo. As pessoas devem seguir suas determinações porque acreditam em você e não por sentirem medo.

7. Seja um exemplo

Por fim, procure ser um exemplo de como deseja que seus liderados sejam. Chegue sempre no horário, cumpra suas obrigações, trabalhe em conjunto, ofereça ajuda, trate a todos de maneira respeitosa, assuma seus erros e faça o possível para consertá-los.

Perceba que ser exemplo não significa se comportar como alguém infalível, afinal, isso não existe. A ideia está em ser alguém digno da confiança e do respeito da equipe, que falha, mas que assume e se esforça para evoluir a cada dia.

E então, acha que tem as três características de um bom líder ou ainda há aspectos em que precisa melhorar? Reconhecer seu estado atual é o primeiro passo para buscar a mudança e evoluir.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo com outras características que considera essenciais em um líder!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010