O diferencial do profissional inovador

Ser um profissional inovador, com toda certeza é um diferencial. As qualidades fundamentais giram em torno da total criatividade aplicada no negócio ou processo em que este profissional encontra-se inserido.

É preciso pensar diferente, “sair da caixa”, sem medo de romper com os modelos pré-existentes. Os profissionais que conseguem sair do curso normal para alcançar os objetivos da empresa, apresentando soluções inovadoras são essenciais para as organizações. É em busca deste profissional que os empreendedores e headhunters sempre estão.

Já que esses são os profissionais mais valorizados nas corporações, conheça 5 pontos primordiais para ser inovador:

Reconhecem necessidades

Pessoas inovadoras são aquelas que conseguem identificar necessidades dentro de uma indústria ou segmento de mercado, visualizando boas oportunidades. O ponto é que esses profissionais entendem o que as pessoas estão procurando, mesmo as necessidades sendo amplas, e acham formas de entregar isso a elas da melhor forma possível.

Desenvolvem e refinam soluções

Quando uma pessoa inovadora reconhece uma necessidade, tende a trabalhar incansavelmente para descobrir a solução mais prática e criativa possível. Depois, trabalha não apenas para melhorar a solução, mas também para antecipar as próximas necessidades.

Correm riscos

Pessoas com características de serem inovadoras são muito boas em identificar necessidades, mas não conseguem garantir que um projeto que propõem realmente dará certo.
Empreendedores estão dispostos a correrem grandes riscos, porém, os inovadores estão dispostos a ir onde ninguém nunca foi.

Vão ainda mais longe

Verdadeiros inovadores sabem que precisam tentar levar as coisas a um próximo nível. Entendem que precisam ir além. Isso faz parte de correr riscos, mas está muito relacionado à imaginação e vontade de tentar algo completamente novo.

Criam significado

Quando se fala de verdadeiros inovadores e não apenas de pessoas que criam apenas por criar, sabemos que esses estão lá para gerar impacto. Podem não estar tentando resolver os problemas do mundo, mas estão tentando fazer com que as pessoas enxerguem as coisas por uma nova perspectiva.

Verdadeiras inovações normalmente modificam setores inteiros e isso vem acompanhando de um significado.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010