Superando a falta de motivação

Homem desmotivado no trabalho

Confira algumas dicas para superar a falta de motivação.

Está desmotivado? O primeiro passo para resolver essa questão é se perguntando de quem é a culpa da falta de motivação. Encontrar colaboradores desmotivados no mercado, não é uma tarefa muito difícil. Esse é um número alarmante e que pode comprometer muito os resultados de qualquer organização. 

Para resolver o problema é importante descobrir quem é o culpado pela desmotivação, se é a empresa ou o próprio colaborador. Algumas vezes, a falta de motivação do profissional é reflexo de políticas equivocadas ou de uma liderança inadequada. Continue lendo para saber mais sobre como superar a falta de motivação. 

Conheça alguns motivos que podem gerar desmotivação

A desmotivação é um grande problema para qualquer equipe, pois tem como consequência a falta de êxito na conquista dos objetivos. Confira a seguir alguns dos principais motivos que podem gerar desmotivação: 

Porém, nem sempre o problema é a empresa. Uma escolha errada na carreira do colaborador pode torná-lo desmotivado com o cargo que exerce. Nesse tipo de situação, independentemente dos benefícios que ele receba, nada o deixará plenamente satisfeito.

Ações motivacionais e intervenção do líder 

Pode não parecer, mas realizar ações motivacionais para a equipe é mais importante do que se pensa. Isso porque se um colaborador desmotivado rende mal, imagine vários nessa situação. Pode levar a um resultado desastroso para a organização.

Sendo assim, o líder tem um papel fundamental, precisa saber identificar os motivos que causam a desmotivação. Também deve buscar as soluções, conversando de forma franca com os colaboradores. A intervenção da liderança em uma equipe desmotivada é fundamental para evitar que o problema ganhe uma dimensão que atrapalhe o bom andamento da companhia. 

Dicas para superar a falta de motivação

Encarar o desânimo e a falta de motivação é uma situação a qual todos nós passamos em algum momento da vida. Nem sempre tudo vai correr exatamente como nós planejamos.

Algumas vezes, o nosso ânimo pode desaparecer quase que completamente. Pode acontecer com qualquer pessoa, então, evite se recriminar. Em geral, a falta de motivação pode ser fruto de uma frustração por não realizar um objetivo.

Pode ser que aquilo que você acredita ser uma desmotivação ou um desânimo, seja um desafio a ser vencido. Observe direito e veja, talvez a sua capacidade de continuar buscando o que você quer esteja sendo testada. E para alcançar o sucesso é preciso continuar seguindo adiante, com foco e pensamento positivo, sempre. Confira a seguir dicas de como superar a falta de motivação. 

1. Adote uma postura motivada

Uma forma de superar a falta de motivação é “enganar” o cérebro, levando-o a acreditar que você está animado com as atividades a realizar. Para isso, basta que você aja com ânimo diante dos desafios cotidianos. Tem sido difícil dar início à sua lista de tarefas? Pense que ao se dedicar a realizá-las você está de certa forma acelerando o tempo.

Quando estamos ocupados, temos a impressão de que o tempo passa mais rápido. Então ao se dedicar às suas atividades você está se colocando mais perto do momento de relaxar. Outra medida interessante é buscar enxergar sempre o ponto positivo de cada atividade. Tudo o que fazemos contribui de alguma forma com os nossos conhecimentos. Tenha isso em mente e adote uma postura motivada.

2. Elimine os pensamentos negativos

A desmotivação vem acompanhada da instalação de pensamentos negativos e de teor pessimista a respeito do que precisa ser feito. Então, para vencer essa barreira é fundamental eliminar tais pensamentos. Para isso, se concentre em substituir ideias negativas por ideias positivas. 

Ao pensar que irá falhar na realização de uma atividade, se concentre em pensar nos motivos que te levarão ao êxito. Muitas vezes, criamos uma ideia pessimista que nem se encaixa verdadeiramente na situação em questão. Procure substituir também os pensamentos que reforçam a baixa autoestima. Coloque-se sempre para cima!

3. Combata a procrastinação com a técnica dos dez minutos

Em muitos casos a desmotivação surge em decorrência da procrastinação, a pessoa passa mais tempo evitando as tarefas do que as realizando. Se você tem tendência de procrastinar, saiba que tem uma técnica que pode ajudá-lo a combater esse problema. Nossa dica é que você adote a técnica dos dez minutos.

Basicamente, nessa técnica o indivíduo se dá dez minutos para procrastinar antes de iniciar uma atividade importante. Durante esse tempo você pode fazer o que desejar, mas depois deve focar na atividade que precisa ser concluída. Tenha em mente enquanto realiza a atividade que depois dela terá mais dez minutos para usar como desejar. Esse é um grande motivador.

4. Adicione coisas boas a sua rotina

Para superar a falta de motivação é necessário acrescentar coisas boas à sua rotina. Para isso, adicione coisas boas à realização das suas atividades. Você pode ouvir música enquanto realiza uma tarefa mecânica, por exemplo. Pode deixar uma foto da sua família no seu campo de visão enquanto trabalha.

Outra possibilidade é investir em tornar seu ambiente de trabalho mais agradável, com uma vela aromática ou uma cadeira mais confortável. Uma vez por semana ou a cada quinze dias almoce em um restaurante de melhor qualidade. Há sempre alguma medida que pode tornar a realização do trabalho mais tranquila e mais prazerosa. 

5. Cuide bem de si mesmo

Para potencializar a sua motivação é imprescindível estar saudável. Para isso, inclua na sua rotina a prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada. Lembrando que isso não significa, necessariamente, frequentar uma academia. Nem todo mundo gosta do ambiente de academia e está tudo bem. Você pode fazer caminhadas, por exemplo. Tudo depende do que gosta de fazer. 

Se possível, consulte um nutricionista para definir uma alimentação mais equilibrada. Uma medida que pode ajudar a colocar sua alimentação em dia é levar marmitas saudáveis para o trabalho. Assim você pode comer bem sem precisar gastar muito.

Com essas dicas você verá que é possível superar a falta de motivação! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010