Cálculo de simulação de aposentadoria por tempo de serviço: como fazer

A aposentadoria é um benefício concedido a todos os trabalhadores brasileiros, que podem colher os frutos de seu trabalho após os anos de dedicação.

Todo mundo sonha com uma aposentadoria digna. Independentemente do grau de instrução, profissão ou área de trabalho, todas as pessoas desejam chegar à terceira idade podendo desfrutar dos resultados de seu trabalho, recebendo uma recompensa à altura de tudo o que foi conquistado ao longo da vida.

A aposentadoria é um benefício concedido a todos os trabalhadores brasileiros, e vale tanto colaboradores de uma empresa, autônomos, empresários ou profissionais liberais que contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e possuem uma idade mínima previamente determinada.

No caso de funcionários contratados por uma empresa, o INSS já vem descontado em folha de pagamento. Pessoas que não possuem carteira registrada, por sua vez, precisam quitar o Guia da Previdência Social para obter a renda. Existem 4 maneiras de receber a aposentadoria: por idade, por invalidez, casos especiais e por tempo de contribuição.

[php_everywhere instance=”2″]

Como calcular a aposentadoria

De acordo com o Ministério da Previdência Social, trabalhadores que desejam solicitar a aposentadoria por tempo de serviço precisam estar atentos à soma de sua idade ao tempo de contribuição trabalhista. Mulheres precisam somar 85, enquanto os homens precisam somar 95 anos no total.

Por exemplo: Uma mulher de 50 anos que tenha trabalhado por um período de 35 anos pode obter sua aposentaria, uma vez que a soma total é de 85 (50 + 35 = 85). O mesmo vale para um homem de 55 de anos que tenha trabalhado 40 anos, ele também poderá obter o benefício, pois a soma é de 95 (55+ 40 = 95).

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Além disso, é necessário também que o trabalhador comprove a carência de 180 meses de contribuição, ou seja, comprovar pagamento do INSS durante 15 anos para receber a aposentadoria sem a aplicação do fator previdenciário.

Este artigo foi útil para você? Então não se esqueça de curtir e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: Cube29 / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010