Capital Erótico, você tem?

Cabelos e unhas impecáveis, beleza, roupas alinhadas, cuidados com a imagem e boa aparência. No âmbito comum, tudo isso seria considerado vaidade, para o mercado de trabalho essas são algumas características do Capital Erótico de cada indivíduo.

Mas não pense que é só a aparência que conta. Segundo o conceito definido pela pesquisadora Catherine Hakim, da (London School Of Economics), na Inglaterra, pessoas com forte capital erótico tem uma simpatia natural, facilidade para fazer amigos, se relacionar afetivamente e são companhias sempre agradáveis. E esses, geralmente têm salários 15% maiores que os demais.

Os homens também apresentam esse “Q” a mais, mas as mulheres saem na frente quando o assunto é o capital erótico, o que, para a pesquisadora, está definido em seis pontos fundamentais: beleza, atratividade sexual e social, vivacidade, apresentação, sexualidade e fertilidade. Vai dizer que você não conhece alguém com esse perfil? Aquele amigo que atrai as atenções é persuasivo e muito querido por todos, ou uma colega muito bonita que por onde passa atrai olhares. O presidente dos Estados Unidos Barack Obama e a atriz Angelina Jolie, são bons exemplos de capital erótico e você mesmo(a) pode pertencer a esse grupo.

Além do capital social, cultural e econômico, o capital erótico aparece entre as quatro características que fazem uma pessoa chamar mais a atenção do que outras. O estudo define que pessoas com esse estilo são consideradas persuasivas e, na maioria das vezes, vistas no ambiente de trabalho como mais competentes e honestas. E segundo Catherine é errôneo pensar que o capital erótico se destaca para compensar alguma falha em outro quesito, muito pelo contrário, ele é mais um agregador às qualidades da pessoa.

Pontos Negativos

O capital erótico também pode ser um ponto á menos na hora de conseguir um emprego. Muitas empresas tendem a achar que pessoas muito bonitas e com forte apelo sexual podem desviar as atenções no ambiente de trabalho, e na hora da contratação, a beleza acaba sendo preterida em nome do bom andamento do grupo. Portanto, é preciso saber dosar o Capital Erótico para que ele seja aliado e não um ponto negativo quando o assunto for carreira. Se você já tem beleza e empatia naturais, ótimo, não é preciso exagerar. Concentre-se em suas outras qualidades e mãos à obra.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010