Dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

como se comportar em uma entrevista de emprego

O seu comportamento em uma entrevista de emprego pode definir seu futuro profissional


 
“A primeira impressão é a que fica”. Essa antiga frase se aplica perfeitamente quando o assunto é entrevista de emprego. Cada coisa que falamos e a maneira como nos portamos são detalhadamente analisadas pelo avaliador, então é preciso ter um muito cuidado nessa conversa que pode definir seu futuro profissional.

É fato que nessa hora você precisa ser autêntico, porém, certos comportamentos e manias podem acabar passando uma impressão errada para quem está entrevistando e, assim, acabar com suas chances de conquistar o cargo almejado.

Por isso, hoje resolvi compartilhar com você algumas dicas que te ajudarão a se sair muito bem durante qualquer tipo de entrevista de emprego. Acompanhe-me e confira:

A entrevista e sua importância no processo seletivo

Este é um momento de extrema importância, tanto para a empresa que está contratando, quanto para o profissional que pretende preencher a vaga em aberto. Será durante a entrevista de emprego que ambas a partes terão a oportunidade de se conhecerem melhor, ou seja, é a situação ideal para saber quais são as intenções de cada um: o que a organização como um todo espera do indivíduo que vai ocupar o cargo e o que este deseja ao ingressar na empresa.

Sendo assim, não é só o candidato que precisa se preparar para obter bons resultados durante e após a entrevista. O profissional que irá avaliá-lo também necessita de uma preparação específica, uma vez que tem a missão de extrair, de forma explícita e implícita também, o melhor do indivíduo que está a sua frente, com o objetivo de entender se é realmente o candidato ideal para ocupar a vaga e ajudar a empresa em seu crescimento e desenvolvimento.

Como se comportar?

Agora que já entendemos e nos aprofundamos um pouco mais sobre a importância da entrevista de emprego dentro de um processo seletivo, vamos conferir de que maneira você pode se comportar antes, durante e após a entrevista de emprego.

Antes

Conheça a empresa

Essa parte é essencial. Você provavelmente será perguntado quanto ao motivo que o faz querer trabalhar na corporação em questão e, nessa hora, caso demonstre um desconhecimento sobre o local,  dará impressão de que você não está tão interessado assim no cargo disponível. Antes de ir para a entrevista, faça uma pesquisa sobre a empresa, analise os motivos que te fazem querer trabalhar lá e fale sinceramente suas opiniões positivas sobre o lugar.

Cuide da aparência e postura

Antes da entrevista, informe-se sobre a vestimenta requerida. Se na empresa as pessoas trabalham de social, vá dentro desse padrão. Mesmo que o local seja liberal e permita que seus funcionários se vistam de maneira casual, procure ir bem vestido. Evite shorts e bermudas, roupas rasgadas e largadas, transparências em excesso e roupas de times.

Lembre-se também de estar bem penteado e barbeado (no caso dos homens). A aparência conta muito na entrevista e parecer desleixado pode te dar muitos pontos negativos. Evite sentar de maneira relaxada demais, não vá mascando chicletes ou com cheiro de cigarros e cuidado para não ficar batendo os pés ou mexendo nos dedos, pois isso demonstra ansiedade de uma maneira negativa.

Cuidado com as redes sociais

Muitas empresas avaliam o Facebook, Twitter, Instagram, entre outras redes sociais de seus candidatos, tanto para ver sobre os assuntos que eles costumam falar, se possuem algum tipo de preconceito e a maneira que eles se relacionam com outras pessoas. Eles também usam essas informações para saber se o candidato fica muito tempo nas redes sociais e se há coerência entre o que foi informado na entrevista e o que tem em sua página pessoal.

Apesar de ser um assunto que gera bastante polêmica e discussão, é importante que você mantenha-se atento, principalmente às opiniões e demais informações que compartilha nas redes, pois elas podem ajudar você a conseguir o cargo que almeja, mas também podem prejudicá-lo, visto que a empresa pode achar que sua postura, comportamento e crenças não são compatíveis com o profissional que ela almeja para si.

Durante

Seja educado

Ser educado é uma regra universal, pois você será observado desde o primeiro momento que entrar na empresa. Em alguns lugares, até mesmo o modo como você cumprimenta porteiros e recepcionistas será avaliado. Seja atencioso com todos que vierem falar com você e demonstre simpatia. Espere sua vez de falar e não corte quando alguém estiver com a vez da fala. Lembre-se também de falar de uma maneira clara, sem utilizar gírias.

Mostre o seu melhor

Esse é o momento de você fazer sua propaganda pessoal. Mostre seus cases de sucesso, os destaques de seu portfólio e fale sempre positivamente sobre suas experiências anteriores. Evite falar mal de sua empresa antiga, pois isso poderá passar a impressão de que você é uma pessoa mal agradecida ou que poderia fazer o mesmo na empresa que pretende entrar.

Fique atento às “pegadinhas”

Algumas empresas fazem perguntas estranhas e diferentes, tanto para testar a lógica do candidato quanto para analisar a reação dele quando algo incomum surge. Caso você ache que a pergunta é absurda demais, tente respondê-la com bom humor e de maneira espontânea. Se for algo em que você precise responder logicamente, avalie bem o que foi falado para chegar a uma resposta satisfatória.

O importante é não se desesperar. Sendo assim, respire fundo, reflita sobre a pergunta e responda no seu tempo. Se mesmo depois de analisar você sentir que não consegue responder, seja sincero e diga que realmente não consegue, pois isso também pode contar pontos positivos para você após a entrevista.

Seja comunicativo e dinâmico

A entrevista, além de ser um momento de avaliação, pode se tornar uma conversa produtiva e descontraída, isso dentro dos limites do entrevistador. Evite sorrisos forçados, faça perguntas pertinentes e demonstre interesse e interação. Quando o avaliador percebe que o candidato é dinâmico, as chances de contratá-lo aumentam. Ter uma conversa que flui bem mostrará para o entrevistador que você não tem dificuldades em lidar com pessoas novas, com a equipe e com clientes.

Após

Espere

Geralmente os recrutadores têm um prazo para dar o retorno sobre a entrevista. Por isso, é essencial que você mantenha-se seguro e aguarde este prazo para saber se o seu resultado foi positivo ou não. Se após alguns você não receber nenhum feedback, envie um e-mail para tirar esta dúvida e sentir-se mais tranquilo.

Lide com a ansiedade

Este é um ponto que é válido, tanto para antes, durante e após a entrevista de emprego. É preciso respirar e tentar acalmar os pensamentos, bem como tudo que possa lhe deixar inquieto com relação ao processo do qual você está participando. Sendo assim, nada de ficar agitado depois da entrevista ou de ficar repassando cada momento em sua mente, pois isso só vai lhe deixar ainda mais ansioso.

Procure relaxar e desenvolver a autoconfiança, pois a partir do momento que você entende que fez o seu melhor, você passa a ficar mais tranquilo e as chances de convocado para assumir o cargo aumentam significativamente.

Não foi dessa vez…

É realmente chato receber um feedback negativo, informando que outro profissional foi escolhido para ocupar a vaga. Entretanto, não é isso que deve ou vai deixá-lo desanimado. Continue mantendo uma postura gentil e educada, ou seja, agradeça a oportunidade que lhe foi concedida e coloque-se à disposição para as próximas que venham a surgir, pois em algum momento a sua chance vai chegar.

A entrevista de emprego é algo crucial em um processo seletivo. Por isso, é fundamental que você mantenha-se preparado para este momento, pois nunca se sabe a hora que você vai precisar passar por uma delas. Na dúvida, conte com a ajuda do Coaching para potencializar a sua autoconfiança, não só para conseguir o emprego dos seus sonhos, mas também para alcançar os melhores resultados para a sua vida pessoal e profissional.

Conheça o Professional & Self Coaching – PSC, e comece agora mesmo a transformar a sua realidade positivamente. Boa sorte!

Copyright: 373089328 – https://www.shutterstock.com/pt/g/productionperig

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010