Mantenha o estresse longe

São tantas coisas a se fazer, metas para cumprir, lidar com pessoas, finalizar relatórios e toda a rotina que envolve o trabalho. Cada ser humano é único e reage de uma maneira às pressões, porém, às vezes, o estresse parece inevitável.

Ele pode ser causado por fatores internos, quando se tem uma cobrança excessiva por resultados e metas, aliadas à pressa e falta de organização, por exemplo ou fatores externos como mudança de local, cobrança exterior, trânsito, entre vários outros.

O estresse no trabalho dificulta consideravelmente a produtividade diária e, consequentemente, a pressão para finalizar demandas aumenta. Além do mais, o estresse também é “contagioso” podendo prejudicar toda a equipe.

Alguns sintomas do estresse como cansaço constante, insônia ou sono excessivo, mudança no apetite, tensão muscular, alteração constante no humor, perda de concentração e dificuldade de atenção podem causar depressão e até mesmo doenças físicas como hipertensão e problemas no coração.

Porém, com as atitudes certas esse mal pode ser evitado. Fuja do estresse e aumente a sua produtividade com essas dicas:

- Mantenha seu escritório ou sua mesa de trabalho sempre limpos e organizados, livre-se de todos os papeis que não serão mais utilizados.

- Saiba que pressões no dia a dia de trabalho podem ocorrer, então fique preparado. Pense em formas de resolver, procure sempre as soluções e mantenha a calma com a ajuda da respiração.

- Durante o dia de trabalho faça uma pausa de dez minutos, pouco tempo que pode ser essencial para o restante do dia. Nesse intervalo, reponha as energias, ande pelos corredores e respire ar puro.

- Tente administrar seu tempo, organize tudo o que você tem a fazer, dê um tempo para cada atividade e adiante trabalhos sempre que possível.

- Não se cobre tanto, é claro que se deve executar as funções da melhor maneira possível, porém, cuidado com o excesso de cobrança.

- Não fique preso somente a sua memória, anote seus compromissos e tarefas. É bem estressante quando se esquece de algo, então evite.

- Sabia que tudo tem um lado positivo? Tente vê-lo sempre, essa atitude diminui o estresse e a ansiedade.

- Tenha segurança sobre o seu trabalho e transmita isso em sua fala. Sua autoconfiança, que te ajudará em momentos de muita pressão, aumentará gradativamente.

São atitudes simples, que bem aplicadas ao longo da rotina, melhoram sua qualidade de vida e produtividade no trabalho.

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Redes sociais