O que significa perfil profissional?

o que é perfil profissional

Ter o conhecimento detalhado sobre o que é o perfil profissional é um diferencial no momento de se montar um curriculum

 

mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, fazendo com que a disputa por uma vaga de emprego seja difícil e acirrada. Por isso, além das experiências profissionais e pessoais, é fundamental ter com um currículo bem elaborado e com um perfil profissional bem escrito. A estrutura das informações deve ser bem planejada para que atraia a atenção do recrutador assim que ele começar a ler o documento.

Para deixar seu currículo ainda mais completo, nos aprofundaremos no tema perfil profissional. Entenda melhor o que é um perfil profissional, como construí-lo e o que evitar.

O que é um perfil profissional?

Um dos principais pontos para se considerar na hora de montar o currículo é o perfil profissional. Não precisa se preocupar se nunca ouviu esse termo antes. Ele nada mais é do que um texto curto de apresentação que irá mostrar os principais pontos da sua carreira.

Esse item vem antes das suas experiências anteriores e deve ser objetivo, coerente, honesto e “vender” bem o seu “eu profissional”. É basicamente o seu cartão de visitas no currículo.

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Como criar sua apresentação?

Desenvolver um texto que mostre sua trajetória profissional pode parecer algo simples. Mesmo assim, muitas pessoas têm dúvidas de como montar a composição ideal. Afinal, não é fácil criar um texto claro e vendedor sobre você mesmo em poucas palavras. Por isso, confira a seguir algumas dicas para organizar seu texto:

  1. Determine seu objetivo profissional

O primeiro passo é entender o que você deseja para sua carreira. Faça algumas perguntas a si mesmo. São questionamentos como:

  • Você gosta do seu trabalho atual?
  • Gostaria de ficar na mesma área, mas fazendo coisas novas?
  • Gostaria de mudar de área?
  • Gostaria somente de mudar de empresa e continuar fazendo a mesma coisa?

Só depois de traçar o que você deseja para o seu futuro é possível escolher um objetivo. Isso faz parte de um processo de autoconhecimento e pode contribuir até com a escolha de vagas mais adequadas para se candidatar.

Mas atenção: escolha um único objetivo para colocar em sua apresentação. Não coloque “redator ou analista de mídia”. Seja específico, já que um perfil muito genérico não costuma ser tão bem-visto pelos recrutadores quanto um perfil mais especialista.

  1. Quais itens colocar no perfil profissional?

Lembre-se de que cada palavra colocada nesse campo deve ser muito bem pensada e usada de forma cirúrgica para conseguir cativar o avaliador. Para não se esquecer de nada, comece fazendo uma lista com os pontos que você julga mais importantes. Este é o momento em que você deve se destacar, por isso, inclua os seguintes itens:

  • Principais projetos em que você contribuiu e como a sua participação foi indispensável em cada um;
  • Habilidades e competências mais relevantes. Mencione suas qualidades em atividades específicas, tais como “prática em solucionar conflitos”, “capacidade de cumprir prazos”. Dica: opte por trabalhar apenas as habilidades que sejam relacionadas à vaga desejada;
  • Grau de conhecimento atual: graduação, pós-graduação, doutorados, entre outros;
  • Algumas características comportamentais – as chamadas soft skills (organização, proatividade, bom relacionamento interpessoal etc.);
  • Disponibilidade de horários, viagens e mudança. Esse é o tipo de informação que pode ser bem relevante para algumas vagas;
  • Análise da vaga e da empresa. Leve em consideração o que o cargo exige. Assim, você pode dar mais destaque a esses itens na hora de montar o seu perfil profissional.

Depois de pensar em todos os projetos e em todas suas qualidades profissionais, procure elencar quais são os pontos mais relevantes por ordem. Assim, na hora de escrever o texto, fica mais fácil escolher quais serão os pontos fortes. O objetivo é que você se destaque em meio a todos os outros currículos que o recrutador irá analisar.

  1. Quais itens NÃO colocar no perfil profissional?

Na hora de montar o seu perfil profissional, é importante tomar cuidado com algumas armadilhas. Para saber o que deve ser evitado e não cometer erros, confira os seguintes itens:

  • Evite o uso de adjetivos, jargões, termos vagos e clichês, como “sou uma pessoa comunicativa”, “sou bom no que faço” ou “meu maior defeito é ser muito perfeccionista”. Frases generalizadas como essas podem passar a imagem de que você não é uma pessoa criativa e que não tem nenhum diferencial para mostrar;
  • Não minta: a verdade deve ser seu maior argumento sempre. As informações falsas podem ser descobertas facilmente e prejudicar sua imagem profissional não somente para aquela empresa, mas para uma grande rede de contatos;
  • Seja realista: muitas pessoas tendem a colocar no perfil muitas qualidades e itens positivos, o que pode gerar desconfiança do recrutador. Por isso, seja realista e limite a quantidade de adjetivos no seu texto. As habilidades que você citou serão comprovadas no cotidiano, e aquelas que não foram escritas também poderão ser descobertas ao longo do tempo.
  1. Como redigir?

Não existe um tamanho exato ou ideal para um perfil profissional, apenas use o bom senso nesse momento. Um texto longo demais poderá não ser lido em sua totalidade, já um perfil muito curto não conseguirá mostrar todas as suas competências.

Coloque as habilidades e os projetos mais significativos em um texto claro, objetivo e bem escrito. Se for preciso, peça para que um colega revise para você. Use palavras-chave ou termos utilizados na sua área. Isso irá demonstrar ao seu avaliador que você tem conhecimento nesse campo.

Escreva o texto em primeira pessoa, já que é você apresentando sua própria vida profissional. Mantenha um nível de linguagem formal, mas sem ser rebuscado demais.

  1. Esteja atento às habilidades e competências apreciadas pelo mercado

O profissional do século XXI precisa aliar um exímio domínio da sua função à facilidade de trabalhar bem em equipe. Proatividade, conhecimento sistêmico de todo o funcionamento da empresa e do mercado, aptidão para apontar falhas na estratégia atual e capacidade de sugerir melhorias que possam ampliar o lucro da organização são características fundamentais.

Por fim, o contínuo aprimoramento e desenvolvimento das competências e pontos fortes do profissional são indispensáveis. A busca frequente por sempre aprender mais sobre a sua área e até mesmo sobre outros campos de atuação são características intrínsecas a todos que querem se destacar.

Possuir essas competências e habilidades e colocá-las em seu perfil profissional te ajudarão a obter um grande diferencial para conquistar a vaga almejada.

Dica bônus: não seja redundante!

Se tem algo que os profissionais de recrutamento e seleção detestam é perder tempo. Portanto, você não deve repetir informações em seu currículo. Lembre-se de que o seu perfil profissional é uma apresentação resumida em seu currículo, mas os detalhes de cada empresa e cada formação serão apresentados em outros campos a seguir.

Organize o layout de seu currículo de modo que todas as informações sejam facilmente encontradas só de bater o olho. É a chamada escaneabilidade. Muitos currículos são dispensados simplesmente porque a informação não estava bem organizada em tópicos.

Pense em toda a hierarquia das informações, utilize sinônimos para evitar a repetição de um mesmo termo e defina o que é mais importante – você não precisa colocar tudo o que já fez na vida em seu perfil profissional.

Gostou das dicas? Se tiver mais alguma é só escrever nos comentários! Aproveite e compartilhe o artigo com seus amigos!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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