Orientação Vocacional e o Coaching

Business People Communication Meeting Discussion Office Concept
O Coaching potencializa e facilita o processo de orientação vocacional

 

Entre os 17 e 18 anos, a maioria das pessoas se depara com um dilema: que carreira seguir? Qual curso universitário escolher? Humanas, Biológicas ou Exatas? Ou quem sabe um curso técnico? Afinal, qual caminho seguir? A fase é de transição, saindo da adolescência e entrando na fase adulta, as responsabilidades e decisões a serem tomadas aumentam. A escolha da carreira a ser seguida é decisiva, irá determinar os rumos da sua vida nos próximos anos, uma decisão errada poderá comprometer seu tempo e suas expectativas. Em momentos assim, ter uma orientação vocacional contribui de forma positiva na tomada de decisão dos futuros profissionais.

Em busca da vocação perdida

Existem pessoas que parecem que já nasceram com certas habilidades e predisposições para determinadas áreas. Quando chega o momento decisivo, elas já tem certeza do que vão fazer. Porém, a grande maioria não tem esse privilégio e dúvidas a respeito da carreira profissional são sempre comuns.

A busca por um horizonte profissional pode ser bastante complicada e estressante, principalmente quando não se tem ideia do que fazer. Para encontrar respostas, deve-se levar em conta alguns fatores, como: conhecer a si mesmo, suas próprias habilidades e capacidades, e ainda ter o conhecimento do mercado de trabalho e sobre desenvolvimento da carreira a qual tem interesse. Além disso, é importante ter uma atitude pró-ativa em relação à busca por encontrar a sua área de atuação. Pesquise sobre carreiras que demonstre algum interesse e procure conversar com profissionais que atuem nessas áreas. Testes e orientações vocacionais sempre ajudam bastante quem ainda está em dúvida.

Orientação Vocacional

Esse programa funciona como uma bússola para encontrar o horizonte profissional. A técnica ajuda, antes de tudo, aos estudantes descobrirem quais os seus talentos e interesses. Além disso, essa orientação indica quais são os cursos que mais tem relação com o perfil de cada um. Os processos de orientação vocacional ajudam os estudantes a definirem quais são as carreiras profissionais que mais tem relação com o estilo de vida almejado por eles.

Coaching Vocacional

O Coaching é um ótimo método de Orientação Vocacional, pois conduzirá o jovem nessa fase da vida, levando-o a descobrir o que realmente o interessa, e o que vai atender suas expectativas atuais e futuras, tanto profissionais como pessoais. E o Instituto Brasileiro de Coaching tem a formação ideal, para os jovens que estão nessa fase. No processo de Coaching o jovem será levado, através de questionamentos, a descobrir sua missão de vida e seus valores, ao conhecimento e desenvolvimento de capacidades e habilidades.

Além de ser estimulado a responder algumas questões como: O que quer para o futuro? Como se vê daqui a 5, 10 anos? Qual estilo de vida quer levar? Quais as expectativas perante o mundo? Qual a importância que quer ter na sociedade? Durante o Coaching, ele entrará em um processo de auto conhecimento e será levado a descobrir o que realmente interessa, o que desperta sua curiosidade, ou seja, aquilo que lhe dará o prazer de realizar.

O Coaching não é consultoria, pois o profissional Coach não dará respostas ao jovem, na Orientação Vocacional, e sim fará através de perguntas com que o jovem encontre dentro de si respostas para os questionamentos apresentados. A vantagem da Orientação Vocacional com Coaching é que o jovem entrará em um processo de evolução contínua, e além de estar desenvolvido para se especializar na profissão a qual escolher, ele também terá adquirido técnicas e ferramentas para se desenvolver como profissional ao longo de sua carreira.

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010