Sinais de falha de comunicação no ambiente de trabalho

Falhas na comunicação Conheça os principais sinais de falhas na comunicação no ambiente de trabalho

 

Sem qualquer sombra de dúvidas, a falha de comunicação é um verdadeiro desastre para qualquer tipo de relação. E isso não seria diferente quando falamos sobre relação de trabalho e/ou assuntos profissionais. Imagine só, se em casa, com situações bobas do cotidiano, podemos nos enrolar e ter mal-entendidos com nossos amigos e familiares, com colegas de trabalho é bem possível que situações assim também aconteçam.

Mas a falha de comunicação não se refere apenas à fala oral. De fato, ela é muito importante. A diferença é que em uma empresa, é preciso ter tudo muito bem anotado e explicado. Caso você não tenha tanta destreza com a escrita, de maneira clara e objetiva, além de saber relacionar harmonicamente e utilizar as ferramentas de gestão corretas, pode ir tudo por água abaixo.

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No seu ambiente de trabalho, como está a comunicação? Existem falhas quando você vai conversar com seus superiores ou subordinados? E os clientes, conseguem entender tudo direitinho e vice-versa? É muito importante estar sempre atento, porque é a partir da falha de comunicação que erros começam a acontecer, virando uma verdadeira bola de neve e interferindo diretamente no seu desempenho e da sua equipe, além de ter um alto potencial de gerar grandes prejuízos para o empreendimento como um todo.

Para observar se isso está acontecendo dentro do seu ambiente de trabalho, confira alguns sinais de falhas de comunicação abaixo.

Funcionários que deixam de assumir responsabilidades

Essa situação pode acontecer por diversos motivos. O primeiro deles pode ser por preguiça mesmo. Quando o funcionário não é supervisionado de forma correta, ele pode acabar deixando para o outro que é mais proativo.

Também tem aquele colaborador que é muito proativo, mas acaba assumindo a responsabilidade dos colegas que mencionamos acima e ficam muito sobrecarregados. Qualquer uma das duas situações é péssima, E mais atrapalham do que ajudam a empresa.

Falta de senso de equipe

Uma das piores e mais relevantes falhas de comunicação é quando cada funcionário faz apenas aquilo que lhe foi demandado. Ao contrário dos que mencionamos acima, eles não fazem nem demais, nem de menos.

É aquela velha história de falta de senso de equipe. Não ajudam quando são solicitados pelo colega, porque acreditam que “se não é trabalho meu, não vou fazer”. Mais que isso, não existe conversa entre a equipe para que as dúvidas sejam esclarecidas ou, até mesmo, novos pontos de vista e soluções sejam encontradas para um determinado problema.

Líder não consegue identificar mudanças necessárias

Se um funcionário está causando problemas no setor em que trabalha e, por quaisquer motivos, acaba atrapalhando todo o desenvolvimento do serviço daquela área e o gestor não faz absolutamente nada, tá errado.

Porque é nesse exato momento que uma decisão precisa ser tomada. As rédeas da situação não podem estar nas mãos do colaborador deste caso específico. Mas sim nas mãos do superior.

O problema chega quando o gestor não consegue identificar que isso não é “algo passageiro”, mas uma situação que deve ser cortada pela raiz. Antes que mais e mais colaboradores comecem a agir da mesma maneira e ninguém mais trabalhe.

Retrabalho constante

Desenvolver um trabalho mais de uma vez é perca de tempo e dinheiro. E prejuízo é a última coisa que uma empresa precisa. Muitas vezes, o retrabalho acontece porque um funcionário não consegue administrar seu tempo e realizar suas demandas de maneira correta. Aí precisa fazer tudo de novo, várias vezes. Nesse caso, é preciso que o gestor reavalie a funcionalidade do colaborador na empresa.

Nem sempre a culpa é do colaborador. Algumas vezes o problema está na comunicação interna, entre um funcionário que lança a demanda e outro que executa. Ou, até mesmo, com o próprio cliente, que não sabe exatamente como realizar o pedido. Ter um vocabulário que todos entendam [gestores, funcionários e clientes] é essencial.

Você pode pedir para um determinado funcionário fazer tal coisa. Mas essa coisa não foi bem o que o cliente quis. E o colaborador fez da forma correta, do jeito que você pediu. Mas ele vai precisar refazer porque não foi isso que o cliente quis dizer. Entende? Essa situação vale para todas as relações, internas e externas.

Produtividade mediana

Quando um funcionário faz seu trabalho corretamente, dentro do prazo, mas o resultado nunca é perfeito. Isso quer dizer que você sempre terá uma produtividade mediana e não vai sair do lugar. Nem funcionário, nem empresa.

Para que haja mudanças é preciso comunicação. Conversar, apontar erros, melhores, insights, defesas. Estudar casos, trocar ideias. Tudo isso influencia. Não está apenas nas costas do colaborar ir atrás. Os gestores também precisam se colocar à disposição e se mostrarem interessados.

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer: colaborador feliz é colaborador produtivo.

Quando o erro nunca é assumido

Errar é humano. Independe de quem erra. Todo mundo sabe disso. Algumas pessoas são perfeccionistas ao ponto de não aceitarem erros de ninguém, nem os próprios. Bom, se você é uma delas, é melhor ir mudando seu conceito.

Tão importante quanto consertar [se possível] o erro é assumir que errou. O erro é o indicativo certeiro de que a comunicação no ambiente de trabalho está comprometida. Quando você erra e não assume o equívoco, a equipe inteira acaba prejudicada.

Fofocas em excesso

Fofoca é o tipo de atitude de quem não tem mais o que fazer e não se preocupa em buscar a verdade. Talvez, pior que isso, é quem acredita. Não fique fofocando, nem acredite em tudo o que as pessoas dizem.

Não se deve passar fofoca para frente: elas são um tipo de comunicação inútil, de mau gosto, que denigrem a imagem da empresa e podem comprometer o seu trabalho.

Medo de mudanças

Mudanças, novas soluções ou processos diferenciados devem ser implantados de modo que os funcionários entendam que as transformações servem para melhorar a situação empresarial. Quando isso não fica claro para os colaboradores, pode ocorrer repulsa pelas mudanças e desenvolvimento de fofocas.

Turnover

Muita rotatividade na empresa acaba causando falhas na comunicação, pois não há tempo suficiente para explicar detalhadamente todos os processos. Para que haja um crescimento da empresa de maneira correta e sem falhas, é necessário que os colaboradores ajudem a manter os novos funcionários a par de tudo, garantindo comunicação eficaz e que não prejudique o trabalho como um todo.

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Utilizando o Coaching para uma comunicação eficaz nas empresas

Como eu disse no início deste artigo é preciso ficar atento a estes sinais, pois se os mesmos não forem controlados e acabarem se agravando dentro da empresa, os prejuízos aos negócios podem se tornar cada vez mais incalculáveis.

Neste sentido, para que se tenha a oportunidade de intervir sobre as situações e sinais de falha de comunicação algo que pode ser um grande aliado neste processo é o Coaching Corporativo. Trata-se de uma metodologia de desenvolvimento humano, profissional e empresarial, que contribui para que os resultados almejados sejam alcançados de forma ainda mais acelerada.

Isso quer dizer que, através de seus conhecimentos, técnicas e ferramentas é possível identificar e diagnosticar o que está levando às falhas dentro da sua empresa e o que pode ser feito para solucionar, efetivamente e na prática estas questões.


Gostou das dicas? Conhece outra forma de sanar a falha de comunicação? Deixe seu comentário abaixo e lembre-se de compartilhar este conhecimento com seus amigos, em suas redes sociais!

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