As vantagens e desvantagens da estabilidade no emprego

estabilidade no trabalho

Estabilidade no emprego – o que isso significa?

Já não é de hoje que muitas pessoas procuram oportunidades de trabalho que gerem tranquilidade e um bom retorno. Além de benefícios interessantes para ele e sua família, o candidato também visa bons salários e uma característica fundamental, especialmente em dias de crise como estamos vivendo: a estabilidade no emprego. Conquistar uma vaga que dê a segurança de não ser demitido significa estar mais tranquilo para exercer sua função no dia a dia, assumir compromissos financeiros e honrar as contas de casa.

As vantagens de ter estabilidade no emprego

A estabilidade no emprego traz, por consequência, muito tempo de casa. O profissional que conquista esse benefício deve estar preparado para uma longa carreira na mesma empresa, algo que gera diversas vantagens, como:

Confiança


Ter a confiança dos colegas, do superior imediato, dos demais diretores e até do dono da empresa é fundamental, já que o profissional passa a ser bem visto e ganha mais liberdade para trabalhar. A confiabilidade é também uma via de mão dupla, pois é muito importante confiar na empresa que trabalha, sabendo seus rumos e formas de atuação.

Adaptação


O trabalhador seguro torna-se 100% adaptado ao seu ambiente de trabalho. Como são longos anos de atuação, ele sabe suas funções, conhece o departamento onde atua e sabe como atingir os resultados esperados pela empresa. É muito mais fácil conduzir sua carreira com a estabilidade no emprego.

Experiência


Com confiança, adaptação e, claro, com o emprego estável, o profissional ganha em experiência. Ele tem tranquilidade para evoluir em sua função, tem tempo para ampliar seus conhecimentos e pode aumentar seu escopo de trabalho.

Credibilidade


Existem muitos profissionais que não conseguem firmar carreira em uma determinada empresa, passando por vários locais de trabalho em um curto espaço de tempo. Quem tem uma carreira com estabilidade no emprego ganha em credibilidade, pois é visto como um funcionário que veste a camisa e cresce junto com o negócio.

Crescimento interno


Engana-se quem pensa que a estabilidade no emprego não vai gerar novas e melhores oportunidades na carreira. Grandes organizações investem em seus melhores funcionários, proporcionando concursos internos para mudanças de cargo, promoções e outras ações para que eles sigam evoluindo.

Muitos benefícios


Grandes empresas com estabilidade no emprego costumam ofertar, além de um bom salário e essa segurança que todo mundo busca de não estar na mira da demissão, um pacote de benefícios interessante. Essa vantagem costuma aumentar com o passar dos anos, especialmente para aqueles que vão subindo dentro da empresa.

Aposentadoria e férias

Ainda mais nos tempos atuais, onde as leis da previdência seguem mudando, é importante fazer carreira em uma determinada empresa para somar pontos para a aposentadoria. Ter estabilidade ajuda nessa conta e, além disso, permite que você programe suas férias com tranquilidade. Quem muda de trabalho com frequência dificilmente tem essas vantagens.

Estabilidade no emprego: pontos de consideração

Claro que nem tudo são flores em um sistema de trabalho onde há estabilidade no emprego. Como qualquer outra situação em nossas vidas, não devemos achar que tudo ficará perfeito e, portanto, vale a pena citar alguns pontos de consideração desse benefício tão interessante, mas que podem atrapalhar quem não estiver atento a eles:

Conforto


Estabilidade pode trazer segurança, tranquilidade, mas também te coloca em uma zona de conforto perigosa. Por isso, é muito importante não se deixar acomodar. Por mais que você goste de suas funções e esteja adaptado, não fique parado no tempo, se atualize e demonstre sempre novos interesses dentro da empresa.

Perspectiva


É preciso tomar cuidado também com os rumos da carreira. Para onde você está indo? O que a empresa tem para oferecer que possibilita o crescimento? A falta de perspectiva é um ponto que pode atrapalhar em algumas funções com estabilidade no emprego. Procure sempre essas alternativas.

Pouca experiência


Em contrapartida ao ponto positivo citado no tópico anterior, quem já começa sua carreira em um emprego com estabilidade pode estar correndo risco de não ganhar rodagem. Alguns empreendedores no mundo corporativo enxergam que ter diversas experiências é um ganho positivo para o profissional.

Direito à estabilidade no emprego

Além dos cargos e funções que concedem a estabilidade, existem algumas situações onde o trabalhador tem, por direito, manter-se em sua função sem que a empresa o demita. Algumas delas estão relacionadas à convenção coletiva de determinadas categorias, já outras independem do segmento, como:

1) Gestantes


A funcionária gestante não pode ser desligada da empresa desde a data da confirmação da gravidez até os cinco meses após o parto do bebê. A única exceção que permite demissão é se a empregada estiver em contrato de experiência.

2) CIPA


O Ministério do Trabalho e Emprego exige que o empregador instaure a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e parte dos integrantes desse grupo é escolhido por meio de votos entre os empregados. Esses escolhidos passam, automaticamente após a votação, a ter estabilidade no emprego enquanto dirigentes da CIPA.

3) Acidente de trabalho ou doença ocupacional


O acidentado em ambiente trabalho deve ganhar a estabilidade no emprego por 12 meses desde que fique afastado por mais de 15 dias de suas funções. Ao retornar, ele não poderá ser mandado embora. É preciso recorrer ao INSS para solicitar o benefício. A mesma situação é válida em caso de doença, desde que adquirida por conta de suas atividades de trabalho.

Mas é sempre importante ressaltar que o empregado que ganha o direito da estabilidade deve manter-se na linha. Não apresentar uma boa conduta ou cometer atos impróprios pode acarretar em uma demissão por justa causa, fato que nenhuma proteção pode bloquear.  A estabilidade no emprego é algo que a maioria dos trabalhadores deseja, mas é preciso trabalhar duro e sério para conquista-la. Pense nisso!

Copyright: 618141740 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kmlmtz66

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010