Como administrar o estresse com técnicas de Coaching

homem estressado com fogo saindo pelas orelhas

alphaspirit / Shutterstock Quando controlado e moderado, o estresse pode ser benéfico para ativar o senso crítico e analítico.

O estresse está presente na vida de todas as pessoas, manifestando-se por diferentes situações da vida pessoal ou profissional, tais como: um prazo curto para entregar um relatório, conflitos, tarefas acumuladas, prazos, desafios, entre outros.

Em quantidade moderada, o estresse pode ser benéfico, pois ativa o senso crítico e analítico do indivíduo, deixando-o mais atento em relação à atividade em que está sendo realizada. Entretanto, quando o nível de estresse está muito elevado, pode causar grandes danos à vida do indivíduo e, por isso, é fundamental saber lidar com o estresse.

Confira, no vídeo abaixo, uma palestra em que a psicóloga Kelly McGonigal ensina a transformar o estresse em aliado:

Como o Coaching ajuda a diminuir o estresse

Gestão de tempo

Um dos grandes causadores do estresse é a falta de tempo para realizar todas as necessidades diárias e o desequilíbrio entre as demandas pessoais e profissionais. Com a competitividade acirrada do mundo atual, a tendência é que as empresas e profissionais tentem fazer inúmeras tarefas em curto espaço de tempo para, assim, crescer e se destacar.

Nesse sentido, o Coaching auxilia o indivíduo a definir o que realmente é importante. Isso graças ao autoconhecimento proporcionado pela ferramenta.

Relacionamentos interpessoais

Estabelecer relacionamentos interpessoais construtivos é determinante para evitar conflitos. Com o Coaching, é possível aprender a se relacionar bem graças à compreensão do perfil dos outros, o que permite o estabelecimento de uma comunicação assertiva entre pessoas de diferentes perfis e pontos de vista, evitando mal entendidos.

Inteligência emocional

O estresse também pode ser driblado por meio da inteligência emocional, que é a capacidade de saber conduzir as emoções de maneira positiva, mesmo diante de situações de pressão e desafio.

Neste sentido, o Coaching é a mais poderosa metodologia para despertar seu poder pessoal de saber orientar a si mesmo e controlar as emoções, independentemente das adversidades.

Planejamento estratégico

O Coaching oferece técnicas para estruturação de um planejamento estratégico efetivo. Com essas ferramentas, é possível avaliar o estado atual e todos os recursos disponíveis — como habilidades e competências, forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, clareza de metas a serem alcançadas e entre outras influências diretas.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010