Como vencer o medo do fracasso?

Homem no toipo de uma montanha

O medo de fracassar está relacionado à insegurança que, quando excessiva, pode causar muitos prejuízos.

A insegurança geralmente aparece quando estamos diante de um grande projeto, ao receber uma promoção, antes de uma apresentação em público, entre diversas outras situações que nos fazem sair da zona de conforto. Esse sentimento pode estar relacionado ao medo do fracasso, uma vez que o desconhecido costuma incomodar e preferimos sempre estar no controle.

Na medida certa, a insegurança pode ser positiva. Isso porque essa sensação estimula o indivíduo a se preparar e se autodesenvolver. Porém, quando ela limita a capacidade de realização, de gerar movimento e de transformação, passa a ser um aspecto que precisa ser observado com atenção para que não cause prejuízos.

Siga a leitura para saber mais a respeito do medo do fracasso e de como ele pode ser vencido.

[php_everywhere instance=”2″]

10 Dicas para vencer o medo do fracasso

Se formos pensar bem, todo mundo tem medo do fracasso, ele costuma surgir quando vamos enfrentar um grande desafio, algo desconhecido. É natural temer que as coisas saiam diferente do esperado. Entretanto, é preciso saber controlar esse sentimento, para que ele seja apenas um lembrete da importância de se ter cautela, mas nunca um obstáculo que impeça a ação.

Confira, a seguir, algumas dicas para enfrentar o medo de fracassar e fortalecer a sua coragem para ousar e ir além!

1. Saiba que tentar é o único caminho

Não deixe que o medo de errar te impeça de lutar por seus objetivos. Nada na vida é garantido, e a única certeza que existe é a de que parados não conseguimos nenhum resultado. Portanto, se arrisque e ouse fazer diferente! Claro, considerando alguns pontos que merecem cuidado, mas nunca se mantendo inerte.

Ficar inerte e se deixar bloquear pelo medo pode até parecer uma forma de evitar o sofrimento. Entretanto, quem age assim irá sofrer, mas por outro motivo, pois ficará naquela eterna dúvida que começa com “e se eu tivesse tentado”. Evite levar a vida com base em suposições, escreva a sua história e construa um legado de crescimento e superação.

2. Dê um passo de cada vez

Todas as pessoas têm limitações que devem ser respeitadas e entendidas para, assim, fazer o melhor uso de suas competências e habilidades. Entenda que continuar seguindo em frente é mais importante do que ir mais rápido. Avance sempre no seu ritmo, dando um passo de cada vez, e se sinta mais preparado a cada etapa concluída.

Ao descobrir o seu próprio tempo poderá planejar suas ações de forma mais coerente com o que deseja e acredita. Assim, sua motivação irá se fortalecer para que siga adiante sempre, sem pensar em desistir a cada obstáculo que surgir.

3. Tenha uma atitude positiva

As coisas nem sempre acontecem conforme o planejado, e é normal que imprevistos e situações inesperadas apareçam durante o percurso. Tenha em mente que errar é humano, e sempre que fracassar em alguma coisa tente entender o motivo para isso ter acontecido e aprenda com os erros. Mantenha uma postura otimista, e lembre-se que sua atitude diante dos acontecimentos é mais importante do que os fatos em si.

Acredite, a forma como enxerga a vida e as experiências faz uma grande diferença em relação à sua postura frente aos desafios. Pessoas positivas tendem a ter mais coragem de seguir adiante porque esperam pelo melhor e isso as motiva a ir em frente sempre.

4. Acesse suas potencialidades

Todos nós possuímos um potencial infinito, que precisa apenas ser identificado e despertado. Para isso, invista em autoconhecimento e desfrute de seu poder pessoal de maneira plena e completa, gerando transformações e mudanças. Para te ajudar, busque ajuda de um Coach, um profissional capacitado justamente em te ajudar a descobrir o melhor de você!

A partir do momento em que tiver consciência sobre as suas potencialidades, conseguirá usá-las a seu favor. O efeito dessa descoberta pode ser comparado às histórias de super-heróis, pois quando eles descobrem o poder que possuem começam a utilizá-lo em prol do que acreditam.

5. Evite ver a falha como o fim de tudo

Geralmente, as pessoas que têm um medo incontrolável do fracasso se sentem dessa maneira porque veem uma falha como o fim de tudo. E a verdade é que as coisas não são bem assim, um erro pode significar um grande aprendizado e o ponto de virada para alcançar o sucesso.

Se você realmente compreender isso, passará a encarar as situações com muito mais leveza. É como se um grande peso fosse retirado das suas costas, pois continuará buscando o melhor resultado, mas, caso ele não venha, terá serenidade para lidar com as consequências.

6. Lembre-se de tudo o que já conquistou até aqui

O medo caminha lado a lado com a insegurança, então, se a ideia é vencê-lo é preciso fortalecer a autoconfiança. Como a mente tem a tendência de dar mais ênfase para fracassos do que sucessos, devemos forçá-la a se lembrar das conquistas.

Para isso, pegue caneta e papel e anote todos os êxitos mais importantes da sua vida. Assim, cara a cara com uma lista que conta um pouco sobre a sua história e o seu potencial, começará a se ver com outros olhos, passando a acreditar mais em si mesmo.

7. Evite as comparações

Geralmente, pessoas que sentem medo do fracasso ficam se comparando com terceiros, como uma forma de reforçar os próprios argumentos de que não serão capazes de alcançar um objetivo. Perceba o quanto isso é injusto e sabota o desenvolvimento. É por isso que se diz que o pior inimigo que alguém pode ter é si mesmo.

Portanto, se deseja alimentar pensamentos positivos e não o contrário, pare de se comparar. Cada pessoa tem a sua história, os seus desafios e conquistas, não faz sentido ficar comparando um e outro, porque isso não trará nada de bom para a sua vida. Prefira utilizar as histórias de terceiros como inspiração para que construa a sua própria trajetória.

8. Fale sobre o que está sentindo

Quando os pensamentos estão fervilhando em nossa mente, tudo parece maior e mais impactante. Por isso é tão importante falar sobre o que está sentindo, porque, enquanto fala, precisa formular melhor as ideias, o que acaba por enfraquecer várias delas.

Você pode compartilhar o que está sentindo com uma pessoa da sua confiança ou mesmo com um profissional, se preferir. O importante é colocar tudo isso para fora e evitar que o medo te consuma e te faça desistir dos seus sonhos.

9. Saiba se adaptar

A adaptabilidade é uma característica bastante importante no mundo atual, em que as coisas mudam rapidamente. Pessoas que são mais flexíveis e conseguem lidar bem com mudanças vivem com mais leveza e evitam se abalar demais com perdas.

Claro que perder algo ou alguém que se goste é sofrido, porém, quanto mais flexível for, mais facilmente irá se acostumar à nova realidade. Acredite, saber se adaptar é uma forma de se proteger e evitar uma série de sofrimentos.

Este conteúdo te ajudou de alguma maneira? Aproveite para passá-lo adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho empresarial !
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

10. Se permita tentar

Às vezes, as coisas podem ser mais simples do que imaginamos, só precisamos nos esforçar para descomplicá-las e, simplesmente, tentar. Em vez de ficar pensando e remoendo todos os pormenores, se culpar, imaginar milhares de possíveis consequências, se permita tentar, se dê essa chance.

É claro que certas atitudes existem cuidados para minimizar riscos, mas devemos nos atentar para evitar que essa preocupação se torne excessiva e, consequentemente, paralisante. Descomplique e tente, se falhar, aprenda com a situação e se prepare para a próxima oportunidade.

Em uma escala de 0 a 10, o quanto sente medo do fracasso? Independentemente da resposta, colocar as dicas que foram compartilhadas em prática te ajudará a se tornar cada vez mais forte e confiante!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010