Espontaneidade e produtividade: entenda o que é a Teoria do Flow

Você já esteve totalmente concentrado em um trabalho? Já executou alguma tarefa com a sensação de que “a coisa fluiu naturalmente”? Esta percepção chama-se Estado de Flow.

O que é Teoria do Flow?

Criada pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, a teoria do flow é um estado mental atingido quando se está totalmente envolvido em uma atividade. Flow, que do inglês significa fluxo, é uma condição de foco absoluto que torna qualquer atividade espontânea e produtiva.

Segundo Mihaly “você fica em um estado de êxtase de tal modo que sente que nem se quer existe mais.” O flow é uma sensação que dá a impressão de não estar na realidade e no tempo presente. É um processo que acontece naturalmente.

Em suas pesquisas, Mihaly entrevistou diversas pessoas com profissões, características e culturas diferentes e percebeu que existem elementos comuns que indicam como atingir este estado de foco absoluto: envolvimento completo no que se faz, sentimento de êxtase, sensação de estar fora da realidade, clareza interna sobre o que e como fazer, sensação de serenidade e motivação.

Entender o Flow pode contribuir de maneira positiva no ambiente organizacional, pois esta condição promove um desempenho melhor e produz comprometimento e motivação em profissionais e equipes.

Para estabelecer este estado de concentração absoluta é preciso conhecer todas as habilidades e competências de cada colaborador, pois, através desta análise é possível obter os pontos positivos e de melhoria de cada profissional e saber, ainda, no que cada um pode trabalhar de maneira eficaz.

Nesta situação os profissionais ficam totalmente engajados no que estão fazendo evitando qualquer tipo de distração. Não é preciso se esforçar, o trabalho simplesmente flui da melhor maneira possível.

O Coaching Assessment, ferramenta desenvolvida pelo IBC, pode ser um excelente aliado neste processo, pois é um método eficaz de análise comportamental que desenvolve habilidades, aprimora competências, potencializa resultados e fornece dezenas de informações sobre as tendências comportamentais dos indivíduos.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010