O que é e como funciona o teste disc?

Teste Disc

Conheça os 4 perfis comportamentais baseados no Teste Disc

 

Desde o começo dos tempos o comportamento do ser humano sempre foi alvo de curiosidade e estudo por parte dos mais diversos pesquisadores ao redor do mundo. O objetivo é entender suas reações, motivações, bem como a forma como este enxerga o universo ao seu redor e age diante dele.

Não é a toa que uma infinidade de teorias foram desenvolvidas, com o intuito de termos a oportunidade de compreendermos melhor uns aos outros, assim como a nós mesmos, para que dessa maneira saibamos por que agimos de um jeito, em detrimento de outros, e de que forma nossas reações são vistas e assimiladas pelas pessoas à nossa volta.

Acredito, verdadeiramente, na importância de tais teorias, pois elas são fundamentais para algo que todos nós devemos desenvolver constantemente, que é o autoconhecimento, aquele que nos ajuda a entender, de forma aprofundada, nossas maiores potencialidades e também os pontos que precisamos melhorar em nosso dia a dia, para que a nossa performance seja ainda melhor, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.

Assim, hoje eu convido você a me acompanhar nesta leitura e conhecer o Teste DISC, que por mais que tenha um nome complicado, serve justamente para descomplicar, nos ajudando no entendimento e compreensão de nossos pontos fortes e pontos de melhoria, seja no ambiente de trabalho ou fora dele.

O que é o Teste DISC?

O DISC é um método desenvolvido para avaliação de comportamento dos indivíduos. Foi originado a partir de estudos do Dr. William Moulton Marston, que tinha o objetivo de compreender como o ser humano lida com o ambiente em que está inserido, bem como os motivos para que ele apresente determinadas ações e reações.

Marston identificou que os indivíduos possuem duas grandes esferas comportamentais: interna (sua própria percepção a respeito de seu poder pessoal com relação ao ambiente em que está inserido) e externa (análise do ambiente). A partir destas duas dimensões, estimulam-se quatro variáveis comportamentais que podem ser moldadas de acordo com os referenciais.

São eles: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Todos nós possuímos essas quatro características inerentes, com um perfil em predominância, que auxilia na construção da individualidade e singularidade de cada um.

Os quatro perfis comportamentais

Conheça agora mais detalhes sobre cada perfil comportamental baseado no DISC e veja com qual deles você mais se identifica:

Dominância

São pessoas que possuem maior facilidade em lidar com desafios. Suas características predominantes são: determinação, exigência, domínio sobre a situação e ousadia.

Influência

São pessoas mais emocionais e que possuem grande habilidade em influenciar pessoas. Suas características predominantes são: entusiasmo, persuasão, comunicação efetiva e otimismo.

Estabilidade

São pessoas que lidam melhor com as rotinas e padrões. Suas características predominantes são: paciência, tranquilidade, confiabilidade, lealdade, persistência, gentileza e previsibilidade.

Conformidade

São pessoas que possuem maior facilidade em lidar com regras e processos. Suas características predominantes são: senso analítico e lógico, disciplina, cautela, perfeccionismo e precisão.

Como funciona o teste comportamental DISC

Ao longo dos anos, as técnicas de análise de perfil comportamental foram se aprimorando, para acompanhar as mudanças de comportamento dos indivíduos. Assim, diversas ferramentas foram desenvolvidas, no sentido de facilitar esta análise, bem como a compreensão acerca das nuances que envolvem o ser humano e a forma como este reage às situações ao seu redor.

Atualmente, a ferramenta mais eficaz para este fim é o Coaching Assessment, um software pautado nas descobertas do DISC, testado e validado cientificamente. Trata-se de uma ferramenta totalmente adaptada ao perfil do brasileiro, considerando as novas formas dos indivíduos da sociedade moderna se relacionarem consigo mesmo, com o outro e com o ambiente.

Por meio de um questionário rápido, que deve ser respondido intuitivamente, e das respostas dadas em cada questão, é possível identificar o perfil predominante do avaliado. Sua tecnologia é avançada, indicando até mesmo se as perguntas estão sendo respondidas com transparência e sinceridade. Confira em que situações o teste pode ser aplicado:

Neste processo, é importante saber que não existe um padrão de comportamento melhor que outro. Porém, um determinado comportamento pode ser favorável ou desfavorável de acordo com as necessidades do ambiente.

Por isso, é importante se autoconhecer e se desenvolver de maneira plena, a fim de utilizar seus recursos comportamentais de acordo com as necessidades apresentadas. Vale destacar ainda que o Teste DISC deve ser feito com a supervisão e orientação de um profissional capacitado, para que a análise seja realizada com a maior precisão possível.

Como a aplicação do DISC pode fazer a diferença?

Vejo o teste DISC como uma forma poderosa de fazer a análise do perfil comportamental de um indivíduo, pois nos permite entender como este mesmo indivíduo se comporta, principalmente se for submetido a determinadas situações em seu dia a dia.

Para o próprio indivíduo, seja pessoal ou profissionalmente, a ferramenta lhe permite compreender-se melhor, entendendo, de forma aprofundada, quais são seus principais pontos fortes, bem como seus pontos que precisam de melhorias, para que, desta maneira, a sua performance seja verdadeiramente potencializada, e este alcance seus sonhos, metas e objetivos com muito mais assertividade.

Já as empresas que utilizam ferramentas como o Coaching Assessment, por exemplo, têm a oportunidade de entender profundamente o perfil de seus colaboradores, sabendo também quem é melhor em determinado cargo e função e quem não tem tanta aptidão para algumas atividades que precisam ser desenvolvidas e executadas na organização.

Assim, ao ter esta clareza, é possível fazer adequação de profissionais e cargos, permitindo, dessa forma, que cada um faça aquilo que mais se identifica e tem facilidade no dia a dia de trabalho, aumentando, com isso, as chances de potencialização da performance de cada um e também dos resultados que a empresa deseja alcançar.

Diante destas duas situações e de diversas outras, que trazem benefícios a indivíduos e a empresas, é possível dizer que vale a pena investir na aplicação periódica do teste DISC, principalmente no ambiente organizacional, através de ferramentas como o Coaching Assessment.

Invista nesta ferramenta e aumente a sua performance

Você sabia que você pode se tornar um Consultor em Análise Comportamental? E você, empresário, sabia que pode transformar alguns de seus colaboradores em grandes especialistas na ferramenta Coaching Assessment?

Tudo isso é possível através da formação aqui do IBC Consultor em Análise Comportamental, que é um curso voltado para o conhecimento de técnicas essenciais, que permitem a utilização da ferramenta Coaching Assessment, altamente poderosa no sentido de ajudar profissionais e empresas no desenvolvimento do autoconhecimento.

Ao se tornar especialista em Análise de Perfil Comportamental, por meio da implementação e aplicação do Coaching Assessment, os resultados pessoais, profissionais, bem como os organizacionais, são altamente potencializados, pois as pessoas terão a oportunidade de se conhecer melhor, entendendo quais são os pontos que mais lhes ajudam a crescer e quais aqueles que precisam de atenção e melhorias nas execução das atividades diárias.

Neste sentido, convido você, que ficou interessado nesta possibilidade de aumento de performance, a clicar aqui e conhecer esta poderosa formação, que vai transformar positivamente os seus resultados pessoais, profissionais e empresariais.

Ouse ir além e conheça a formação em Consultor em Análise Comportamental!

Agora me conte: este artigo foi útil para você? Comente, falando sobre o que você achou e compartilhe o conhecimento com seus amigos em suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 709431595 – https://www.shutterstock.com/pt/g/khunatorn

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010