O que é Psicodrama Organizacional

grupo de pessoas

Entenda o que é o psicodrama organizacional.

Passamos a maior parte do nosso tempo no nosso local de trabalho. Não raro, encontrarmos muitas situações de estresse, problemas de comunicação e conflitos entre colaboradores e líderes nesse ambiente. São adversidades que acontecem basicamente em qualquer empresa. Visando a sanar essas questões, as técnicas do psicodrama organizacional são utilizadas para modificar os contextos, resolver problemas comportamentais e promover melhorias no relacionamento interpessoal.

Portanto, podemos compreender o psicodrama como uma ferramenta que promove representações, reflexões e atitudes renovadas, com vistas ao desenvolvimento de comportamentos mais saudáveis, úteis e produtivos no ambiente de trabalho. Neste artigo, você vai entender melhor o que é o psicodrama organizacional, como ele funciona e quais são os benefícios que ele tem a oferecer às empresas e à vida profissional de cada um. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!

Psicodrama organizacional: o que é?

O termo “psicodrama organizacional” é uma união de 3 importantes conceitos:

  • Psico = “alma”, “mente”;
  • Drama = atividade de representar algo artisticamente, encenação de um texto teatral;
  • Organizacional = referente às organizações, ou seja, ao dia a dia das empresas.

Com base nesses 3 termos, compreendemos que o psicodrama organizacional consiste na representação, de forma dramatizada, de determinado problema existente na empresa, podendo ser de um indivíduo ou de um grupo. Esse jogo teatral é desenvolvido a fim de conferir aos envolvidos novas percepções do problema em questão e, a partir dessa nova visão, resolver o conflito que pode estar prejudicando as relações e os resultados.

Originalmente desenvolvida pelo médico e psicólogo romeno Jacob Levy Moreno, essa abordagem busca revelar comportamentos, emoções e preconceitos que estão limitando o desenvolvimento dos profissionais. A partir dessa observação mais aprofundada, é possível eliminar os problemas organizacionais, realizar treinamentos mais efetivos, desenvolver as competências comportamentais dos colaboradores, potencializar os resultados e, em especial, melhorar as relações interpessoais.

Como esse processo funciona?

As sessões são desenvolvidas objetivando o alcance de determinados estados de consciência, representados em três estágios:

  1. Percepção da Identidade: abordagem do “eu sistêmico”;
  2. Reconhecimento do “eu”: observação e empoderamento do eu;
  3. Reconhecimento do outro: percepção do problema sob o ponto de vista do outro, estimulando a empatia.

A dramatização é realizada a partir de uma preparação prévia, em que são utilizadas técnicas dramáticas para que o problema seja visualizado por todos os envolvidos ou por um personagem central. Já a dramatização é realizada com a junção dos seguintes elementos:

  1. Cenário: o ambiente em que será representado o problema;
  2. Protagonista: a pessoa ou grupo, personagem que protagonizará a situação;
  3. Diretor: o psicoterapeuta da pessoa ou do grupo;
  4. Egos: auxiliares — pessoas que contracenam com o personagem central;
  5. Plateia: os colegas que assistem e participam da cena dramática.

Quais são os benefícios que essa técnica tem a oferecer?

A partir dessa representação, o psicoterapeuta faz uma abordagem mais aprofundada do problema, do colaborador e/ou do grupo, podendo identificar os pontos de melhoria e trabalhar as limitações.

Essa pesquisa de identidade revela como aspectos comportamentais não trabalhados influenciam negativamente as relações interpessoais e o próprio sucesso dos profissionais. Uma empresa é feita pela força produtiva e criativa de cada um dos seus colaboradores, e, ao passar por sessões de psicodrama organizacional, é possível evidenciar aspectos da personalidade ainda não trabalhados.

Desde modo, é possível conhecer mais aprofundadamente os pontos de melhoria, ampliar a visão sobre si, sobre os colegas, sobre os líderes, além de mudar comportamentos sabotadores que estejam limitando o progresso profissional e, consequentemente, o sucesso. A ideia é identificar como as pessoas agem em determinadas situações e discutir possibilidades de lidar melhor com esses cenários, dando início a um ciclo de melhorias contínuas.

Podemos compreender melhor os benefícios que o psicodrama organizacional pode oferecer quando os categorizamos em 3 áreas, conforme você vai conferir na sequência.

1. Na seleção de pessoas

Na seleção de pessoas, o psicodrama pode ajudar os colaboradores da empresa, sobretudo os da área de recursos humanos, a ter mais consciência, visão estratégica e bom desempenho na condução de entrevistas de emprego, dinâmicas de grupo, testes de competências profissionais e processos de onboarding (recepção dos novos colaboradores após a contratação).

Situações específicas podem ser dramatizadas para que esses profissionais façam leituras mais precisas dos candidatos, promovendo escolhas mais eficazes nas seleções. Além disso, todo o aspecto emocional desse processo delicado pode ser trabalhado, tornando-o mais confortável.

2. Na resolução de conflitos

Conflitos surgem entre colegas e entre líderes e liderados, com alguma frequência, nas organizações. O psicodrama organizacional permite a representação, a visualização e a reflexão sobre as situações conflitantes mais recorrentes. Assim, as condutas podem ser analisadas, classificando-as entre o que é funcional e o que só agrava os conflitos.

Além disso, a representação permite o desenvolvimento das habilidades interpessoais, pensando em meios de melhorar as relações entre os envolvidos. Dessa maneira, cada indivíduo pode observar e modificar os seus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos, em busca da diplomacia e do respeito.

3. No desenvolvimento das equipes

No desenvolvimento das equipes, o psicodrama organizacional permite que cada colaborador reconheça as suas forças no trabalho em equipe, bem como os seus pontos que precisam ser desenvolvidos. Pode ser também a oportunidade perfeita para identificar e desenvolver novas lideranças.

Outros aspectos que as situações simuladas do psicodrama podem desenvolver nas equipes são: clareza de comunicação, organização, planejamento estratégico, inteligência emocional, disciplina, motivação, produtividade e colaboração para alcançar objetivos coletivos, além do reforço dos valores e das regras de cada empresa.

O psicodrama organizacional é uma metodologia que representa em encenações as situações típicas do cotidiano de uma empresa. O seu objetivo é estimular nos colaboradores a reflexão sobre os melhores meios de crescer, progredir e resolver os problemas internos.

E você, querida pessoa, já participou de alguma sessão de psicodrama organizacional? O que pensa sobre essa técnica? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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