6 dicas de Coaching para feedbacks produtivos

Palavra Feedback

Veja seis dicas de Coaching para feedbacks construtivos .

O Coaching é uma metodologia voltada para o desenvolvimento humano. Para se desenvolver, o indivíduo precisa entender exatamente quais são os pontos em que precisa melhorar e a visão de um terceiro pode ser de grande valor. Por esse motivo, preparamos uma sequência de dicas de Coaching para feedbacks positivos, de forma que sirvam de incentivo ao crescimento.

O feedback é uma das ferramentas mais importantes para avaliar a produtividade e o desempenho de um profissional, líder ou equipe. Quando usado de forma adequada, é um excelente aliado da gestão organizacional, uma vez que permite verificar se os profissionais estão dando ou não os resultados almejados pela organização de forma eficaz e satisfatória.

Quer saber mais sobre a importância do feedback e conferir dicas de como dar esse tipo de retorno da forma correta? É só continuar a leitura e conferir!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

A importância dos feedbacks construtivos

Líderes que não dão feedbacks com frequência à sua equipe perdem grandes oportunidades de incentivar o crescimento. Afinal, para que um profissional se desenvolva ele precisa saber quais são as ações que estão agradando a empresa e quais precisam de mudança.

Nos casos em que os resultados não são positivos, é possível promover mudanças construtivas e permanentes por meio do feedback. Dessa forma, esse retorno poderá favorecer o crescimento e a aprendizagem de todos. 

Um feedback eficiente é aquele em que o foco está sempre na aprendizagem e melhoria contínuas, tanto por parte do gestor quanto do avaliado. No feedback construtivo, são destacados todos os pontos positivos que contribuíram para a conquista de bons resultados, os pontos que precisam de melhoria e aspectos que podem ser desenvolvidos e potencializados.

Para realizar uma crítica verdadeiramente construtiva, é essencial que se comunique de forma madura e totalmente profissional. Logo, não se deve simplesmente apontar os defeitos e falhas, mas sim promover mudanças comportamentais, de habilidades e de ações.

Ainda hoje, muitos profissionais sentem dificuldades em dar e receber feedbacks. Isso porque, quando não é realizado de forma madura, ele pode ser encarado como questão pessoal, uma “perseguição” ou até mesmo injustiça, e não como uma oportunidade de mudança e crescimento profissional.

Dicas de Coaching para fazer um feedback construtivo

Para ajudar nesse processo, separamos seis dicas de Coaching para feedbacks construtivos e que irão estimular os indivíduos que os receberem em vez de fazê-los se sentirem inferiores. Afinal, por mais que seja importante saber receber esses retornos com maturidade, a forma com a qual a mensagem é passada faz toda a diferença. Vamos lá?

1. Suspender todo tipo de julgamento

Esse é um dos princípios absolutos do Coaching e que deve ser aplicado também nos processos de feedback. A ausência de julgamento é fundamental para promover mudanças satisfatórias na vida e no comportamento dos profissionais. Dessa forma, eles podem ver o feedback como algo construtivo e que pode contribuir em suas vidas e no trabalho.

Acredite, mesmo que não expresse claramente, o fato de estar mentalmente julgando alguém acaba transparecendo através das palavras e do modo de se portar durante a conversa. Por isso, a suspensão de julgamento deve ser algo que se inicia internamente.

2. Ouvir na essência

A atitude de ouvir na essência pode ser uma excelente aliada para realizar um feedback. Ao se disponibilizar para ouvir o profissional além das palavras ditas, o avaliador pode compreender melhor seu liderado, promovendo melhorias que beneficiam tanto ele próprio, enquanto colaborador, como os processos de trabalho.

Para ouvir uma pessoa de forma completa é necessário se desligar de todo o resto e focar totalmente na conversa. Evite, por exemplo, usar o tempo de fala do outro para planejar o que irá dizer. Ouça o que a pessoa diz, observe seu tom de voz, seus movimentos corporais e coloque-se no lugar dela.

3. Escala

A escala é uma das diversas ferramentas disponíveis nos processos de Coaching, e que pode facilitar a realização de um feedback construtivo. Além de levar o profissional à reflexão, também gera a ação, que é fundamental para se alcançar bons resultados.

O método de escala pode ser utilizado de diversas maneiras, especialmente em forma de perguntas, como: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você acredita que deu o seu melhor para a realização desta tarefa?” ou “De 0 a 10, o quanto você crê que é possível melhorar sua performance profissional?”.

4. Patrocínio Positivo

Outra poderosa técnica do Coaching, o patrocínio positivo se utiliza de diversas afirmações s que focam no positivo. Isso gera mais confiança e receptividade do profissional que recebe o feedback, faz com que ele se sinta respeitado, acolhido e realmente parte da organização.

Alguns exemplos de patrocínio positivo são: “Eu estou com você”; “Você consegue”; “Estamos juntos nessa”; “Você possui todas as habilidades necessárias para gerar bons resultados”. Lembrando que essas frases devem ser ditas de forma genuína para terem o impacto esperado.

5. Feedback Burger

Altamente eficiente nos processos de feedback, essa técnica consiste em três passos: 

  • O primeiro busca gerar receptividade no profissional por meio de um elogio verdadeiro, como: “Eu entendo que você agiu assim, foi o melhor que pôde fazer naquele momento”; 
  • O segundo passo é o feedback em si, com uma sugestão de melhoria, como: “Será que se você tomasse uma atitude ‘x’, o seu resultado seria mais positivo?”.
  • O terceiro passo, por fim, conclui o feedback com o foco no futuro: “Parabéns! Você está no caminho certo!”.

Seguindo essas etapas, o colaborador é recebido com uma mensagem positiva, entende qual é o feedback e vai embora com mais um retorno positivo que o estimula a seguir o que foi apontado.

6. Avaliação 360º

A Avaliação 360º é uma ferramenta do Coaching em que o profissional se autoavalia e é avaliado também por seus gestores, subordinados e outros colaboradores da empresa. Assim, tem acesso a um panorama completo sobre o seu desempenho, podendo trilhar um caminho de desenvolvimento de forma completa. 

Gostou das dicas de Coaching para feedbacks positivos? Coloque-as em prática e veja o quanto o desempenho da sua equipe irá melhorar!

Aproveite para comentar abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para que mais líderes e empresas saibam incentivar seus funcionários a crescerem.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63