Coaching como Cultura Organizacional

As organizações de sucesso possuem uma cultura organizacional que apóia o alto desempenho, o bom trabalho e as boas relações no trabalho e dão todo o suporte para o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores

Ibc Instituto Brasileiro de Coaching - Coaching como Cultura OrganizacionalA Cultura Organizacional de uma empresa nem sempre é algo visível ou perceptível a todo os seus colaboradores, entretanto, é extremamente importante para nortear o trabalho de todos e dar corpo à instituição. É como um iceberg, está nove décimos abaixo da superfície em qualquer organização, você não pode vê-la, mas pode senti-la e, com certeza ela é a mais forte influência sobre desempenho, transformação e resultados. As organizações de sucesso possuem uma cultura que apóia o alto desempenho, o bom trabalho e as boas relações no trabalho e dão todo o suporte para o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores que acreditam, adotam e seguem a cultura implantada.

O Coaching é a mais poderosa das Ferramentas de Liderança e Gestão de Pessoas disponíveis hoje para criação de uma cultura que valoriza o Alto Desempenho. Para que o Coaching alcance todo o seu potencial dentro de uma Organização, é necessário o estabelecimento de uma “Cultura de Coaching”. Essa expressão é relativamente desconhecida em nosso país. Isto se deve em boa parte pelo fato de que muito do que se tem escrito até hoje sobre Coaching privilegiar mais o encontro entre Coach e Coachee (o Cliente direto do Processo de Coaching) de uma perspectiva de um processo formal, dinâmico, individual e interativo, as famosas “Sessões de Coaching” ,do que a Visão do Coaching como uma ferramenta ou processo que permeia a Organização como um todo.

Para o estabelecimento de uma Cultura de Coaching nas organizações, se faz necessário verificar e trabalhar a compatibilidade entre a Cultura inerente á própria Organização e as práticas e pressupostos do Coaching.A Cultura de Coaching não tem só a ver com processos de Coaching ocorrendo de forma regular e eficiente para desenvolvimento de competências, mas com uma prática cotidiana e comum, principalmente entre as lideranças de técnicas, ferramentas e metodologias e pressupostos do Coaching na Gestão Estratégica da Organização.

A criação de uma cultura de Coaching só funciona mediante alguns aspectos como:

O Coaching deve ser percebido como uma recompensa, um benefício e não como algo para consertar gerentes, diretores ou líderes defeituosos.

As pessoas devem conhecer, viver e sentir valor do Coaching

O processo deve ser amplamente vivenciado e difundido pelo Alto Escalão

Todos os níveis de liderança devem desejar Coaching

Perguntas-chave e elementos que facilitam na identificação e implementação de uma Cultura de Coaching nas organizações:

O treinamento & desenvolvimento de líderes da organização está direcionado para a formação de líderes como líder coach?

O Coaching é utilizado como ferramenta principal para superação contínua de desafios, a a capacidade de ir além é percebida como competência organizacional essencial?

O Coaching é percebido pelo Coachee (o Líder ou colaborador que participa como Cliente do Processo de Coaching) como uma Oportunidade para o seu Desenvolvimento Profissional e Pessoal e, mais ainda, como um Investimento direto da Empresa nele?

O Coaching é percebido pelo Coachee como uma relação construtiva, e enriquecedora?

Uma parceria de construção de Conhecimento, ao invés de uma relação unidirecional com caráter fiscalizador ou de mando?

O conceito de Feedback é amplamente difundido e existe um ambiente onde as pessoas utilizam essa ferramenta de maneira eficiente com o propósito de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo?

Existe interação e integração entre as lideranças e colaboradores? As pessoas sabem iniciar e finalizar discussões, diálogos e conversas produtivas, inteligentes e emocionalmente saudáveis?

Não existe pré-julgamentos na organização, já que estes prejudicam o raciocínio e desenvolvimento criativo?

É necessário que o profissional de Coaching atue juntamente aos profissionais de Recursos Humanos na implantação de uma cultura de Coaching na empresa

Esse processo engloba:

Formar gestores, diretores de RH e líderes como coaches e consultores internos da empresa.

Apoiar e supervisionar a atuação desses profissionais como multiplicadores das técnicas, pressupostos e ferramentas de coaching.

Aplicar e desenvolver processos de Coaching com o Alto Escalão da empresa.

Imagine uma empresa com líderes comprometidos, colaboradores motivados e engajados em um ambiente de apoio contínuo e desafios estimulantes, essas são as evidências de uma cultura de Coaching está bem estabelecida.

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010