Coaching é uma Profissão?

O Instituto Brasileiro de Coaching -IBC abre mais uma vez espaço para aqueles que são a razão de nosso trabalho diário: Nossos queridos Coaches.
Pensando nisso, criamos em nosso Blog um espaço dedicado a todos os Coaches que queiram publicar seus artigos, textos, insights, frases, pensamentos ou apenas compartilhar conosco um momento de sua Vida Coaching.

[php_everywhere instance=”2″]


Ibc Instituto Brasileiro de Coaching - Coaching e uma profissaoPor Rejane Vargas Antunes- Professional & Self Coach, formada pelo IBC

Quando li essa palavra pela primeira vez, ela trouxe um sentido indecifrável para mim, estranho, pois sequer sabia o significado. Foi por meio do site de pesquisa mais conhecido, o Google, que tive as primeiras explicações sobre este tema.

Pesquisei tudo o que podia sobre Coaching e as formações oferecidas no Brasil e no Exterior, entretanto, eram dados certificados de conclusão do curso, tanto nacional como internacional. Em conversas informais com outros profissionais eles afirmavam que coaching não era uma profissão e sim uma ferramenta, uma metodologia de ajuda a si mesmo, e que abre caminhos aos outros. Mas se coaching é isso, conclui-se que também é uma profissão, embora não seja legalizada como as demais.

De acordo com Leonardo Grapeia: “coaching é o processo de equipar as pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes. Coaching em português significa treinador, treinar no intuito de instruir a carreira profissional.”

Busquei por treinamentos e instituições para estudar coaching. Descobri como é apaixonante poder fazer a diferença na vida das pessoas e na nossa vida principalmente, tudo isso com técnicas específicas e de forma organizada. No decorrer de meus estudos, constatei que precisava de mais aprofundamento e conhecimento do comportamento humano, além das outras técnicas que o coach utiliza, entre elas: PNL (Programação Neurolinguística), Hipnose e Constelações Familiares e empresarias.

Cada dia a paixão estava mais viva dentro de mim e trabalhei primeiro comigo mesma, pois assim como eu, todos têm mil coisas a serem esclarecidas e resolvidas. Chorei me decepcionei, mas entendi que não precisava me decepcionar, sequer chorar, pois neste trabalho não existe o certo e o errado, não tem o pode e não pode, não existe julgamento. Existem momentos individuais de cada um, somos seres únicos e as atitudes que tomamos em determinados momentos foram e serão aprendizados para nossa vida. Para toda ação que tomamos existe uma reação e, isso sempre foi à base na minha vida.

És livre para decidir suas ações, mas será responsável pela reação de sua ação. Será você, apenas você que responderá por isso.

O Coaching apresenta a cada um de nós diferentes formas, maneiras, estilos de vida que queremos ter. Apresenta sem indicar o caminho, pois o caminho todos nós temos, adormecido em algum lugar. O despertar é opapel do Coach.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Coach fala a linguagem da alma compartilhando não só no nível consciente, mas no nível inconsciente. Diversos estudos mostram que apenas 5% de nossa mente esta no nível consciente e 95% no nível inconsciente. Diante disso o desenvolvimento do inconsciente é o grande desafio de um excelente coach.

Trabalhar com clientes, honrar a história de cada um, fazer com que o cliente aceite a sua própria história, sejam elas boas ou ruins utilizando técnicas, habilidades e competências profissionais para ressignificar as coisas que não são “boas”. O papel do coach é levar o cliente a honrar e aceitar a sua história, com um novo olhar, é desenvolver no cliente uma interpretação positiva de seu presente e de sua história. Olhar o passado, sem dor, sem mágoa, sem ressentimento e entendendo que o passado, presente e futuro acontecem aqui e agora.

Após um ano de estudo posso dizer que a minha definição de coaching, hoje, pois talvez amanhã já tenha outra forma de olhar é:

Coaching é alcançar o que parece inalcançável de forma consciente, estruturada e planejada. É ter objetivos e alcançá-los em pouco tempo.

É viver seu presente da melhor e mais fantástica forma de viver: intensamente!

Todo ser humano deve se permitir a ir além!

Além do seu conhecimento, além de seu mundo, além de sua comodidade, além…

Quando nos permitimos ir além, permitimos a nossa transformação, pois cada ser humano possui sua maestria de viver, entretanto, muitas vezes não usamos a maestria para viver e deixamos de nos transformar, de sonhar.

Permita-se ir além e mude, transforme-se!

Aproveite, esse espaço é todo seu! Envie seu material para:

[email protected] e participe também!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010