Como funciona a avaliação 360 graus?

O feedback é uma ferramenta poderosa e de extrema importância no processo de transformação dos indivíduos.  E é com base neste princípio transformador do feedback que a Avaliação 360 se fundamenta. Mas, o que exatamente é uma Avaliação 360º e quais os benefícios que ela pode promover na vida pessoal e profissional de quem a faz? É o que vou te contar agora, querida pessoa! 

O que é a Avaliação 360º

Com o objetivo de avaliar de imparcial, a Avaliação 360º é uma metodologia eficaz voltada para identificar e analisar qual é a percepção que os profissionais têm de seus líderes. O objetivo da Avaliação 360º é promover a melhoria contínua dos indivíduos através de feedbacks pontuais feitos por superiores, pares e subordinados. Fazem parte da Avaliação 360º fatores importantes como:

  • Capacitação
  • Atitudes
  • Habilidades Técnicas
  • Pontos Fortes
  • Pontos de Melhoria
  • Perfil Comportamental

Como funciona a Avaliação 360º

Antes de qualquer ação, é preciso escolher quem responderá o questionário. Feito isso, o próximo passo é entregar as perguntas para os escolhidos. Uma das principais vantagens desta avaliação é permitir que a pessoa também se avalie e confronte a sua avaliação com a dos colegas. Vale ressaltar que esta avaliação é totalmente sigilosa e os resultados são apresentados pelo profissional de Recursos Humanos responsável pela avaliação em conjunto com o gestor/ superior imediato. 

Com esta avaliação, ele terá conhecimento de importantes informações sobre a sua liderança dos pontos de vista de vários níveis hierárquicos. Com o resultado desta avaliação, o profissional terá conhecimento para seu desenvolvimento seja como líder, gestor e profissional. É também uma forma de aprimorar e potencializar sua performance, criando planos de ação para desenvolver melhorias em algumas atividades, bem como reforçar ou melhorar atitudes avaliadas.

Ao receber uma avaliação 360 graus, é preciso estar aberto para refletir essas informações, pois este é um processo capaz de motivar a criação de um ambiente favorável a relacionamentos, troca de experiências, principalmente ao desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. É extremamente importante o profissional ter visão sistêmica, para que possa se posicionar em uma estrutura organizacional. Entender o seu papel no processo em que atua também é fundamental para que as pessoas percebam quais as funções dos colegas de trabalho, e desta forma contribuir de modo voluntário e amplo para o sucesso de todos em uma organização. Ter a oportunidade de realizar uma avaliação como esta é ter em mãos conhecimentos para se autodesenvolver e aprimorar seu desempenho.

A  Avaliação 360º desenvolvida pelo IBC

O Instituto Brasileiro de Coaching desenvolveu um importante e eficaz software da Avaliação 360º. Com layout moderno e atualizações frequentes, os questionários são entregues para os participantes de modo ágil,seguro e sigiloso. Isso garante a eficácia da metodologia, além de promover as melhorias necessárias tanto para gestores quanto para colaboradores. Todos tem a ganhar com esta importante Avaliação 360º.

E você, conhece esta metodologia? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais. 

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010