Como funciona uma sessão de Coaching | IBC Coaching
Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Como funciona uma sessão de Coaching

14/07/17
como-funciona-uma-sessão-de-coaching
Por meio de diversas técnicas e ferramentas poderosas, a sessão de Coaching tem como objetivo principal, levar a pessoa do estado atual ao estado desejado. / Copyright: Shutterstock.

Inúmeras pessoas que procuram maneiras de potencializar e desenvolver suas carreiras, encontram resultados extraordinários no Coaching a melhor e mais eficiente metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que existe atualmente. 

A metodologia consiste em um conjunto de técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas áreas como, psicologia, administração, recursos humanos e sociologia, que procura acelerar e potencializar o alcance de resultados, tanto em âmbito pessoal quanto profissional. Portanto, o Coaching tem como finalidade, descobrir soluções e auxiliar a pessoa a atingir metas previamente estabelecidas.

Como o Coaching é aplicado                                   

Quem aplica a metodologia é o profissional de Coaching devidamente habilitado, o Coach. A sessão pode ser realizada em grupo ou individualmente, e o Coach é quem dá início ao processo junto ao Coachee. Por meio de diversas técnicas, instrumentos e ferramentas poderosas, o processo tem como objetivo principal, levar a pessoa do estado atual ao estado desejado, através do desenvolvimento de habilidades, potencialização de competências, mudanças de comportamentos e crenças limitantes, fazendo-o alcançar os resultados desejados.

Como é feita a sessão de Coaching

O processo de Coaching é feito com encontros semanais, quinzenais ou mensais entre o Coach e o Coachee e os mesmos podem ser presenciais ou online. A sessão não tem uma duração fixa, e pode variar entre 1 hora até 2 horas.

Nos encontros, o profissional faz perguntas poderosas ao cliente, utiliza técnicas e ferramentas e realiza feedbacks capazes de gerar reflexões, questionamentos e desenvolvimento ao Coachee. Dessa forma, o indivíduo identifica suas qualidades, pontos de melhoria, comportamentos e pensamentos sabotadores, define valores, aprimora habilidades, traça metas e objetivos assertivos e assim, alcança a mudança desejada.

Durante esse tempo, o Coach:

  • Estimula o cliente a identificar e demonstrar seus valores essenciais;
  • Incentiva uma postura de integridade pessoal;
  • Desafia o Coachee a “sonhar acordado”, criando para si uma visão de futuro que o encoraje a aplicar toda a sua energia para a construção do que deseja;
  • Gera ação;
  • Desperta foco e motivação para que o Coachee possa atingir seus objetivos.

Nas sessões, são praticados os princípios absolutos do Coaching, que são: 

Suspender todo o tipo de julgamento 

O Coach compreende e respeita as percepções do seu cliente. Portanto, a ausência de julgamento é fundamental para promover mudanças na vida dos Coachees da forma e maneira que eles almejam, e não do modo que o Coach considera correto.

Foco no futuro 

O Coaching possui uma abordagem focada na conquista de objetivos que promovam mudanças positivas e duradouras na vida dos clientes. O processo explica que, para chegar ao estado desejado, é preciso fazer acontecer. 

Nesse sentido, é essencial que o Coachee entenda onde ele está e estipule o que é necessário fazer para chegar no estado desejado em um curto espaço de tempo.

Ação 

Entrar em ação significa ir além. O conhecimento nos inspira a mudar e a prática nos leva a transformar. Portanto, a partir da orientação do Coach, o cliente deve estipular ações específicas e constantes para que o objetivo traçado seja alcançado.

Confidencialidade e ética 

O Coaching é uma relação mútua de confiança, comprometimento e parceria. Portanto, os conteúdos abordados na sessão pertencem exclusivamente ao cliente, e tudo o que ele compartilha durante a sessão é confidencial.

Estabelecer uma meta

Ao final de cada sessão, uma pequena meta é desenvolvida para ser cumprida até o próximo encontro. Com isso, o Coachee vivencia o processo e suas experiências de forma profunda.

Como é um consultório de um Coach

O consultório do Coach, também chamado de Coachtório, é um lugar que atende as necessidades do Coachee, e para tanto, deve transmitir confiança e segurança para que o mesmo consiga desenvolver a mudança necessária para o alcance dos seus objetivos.

Geralmente o consultório possui duas poltronas, uma de frente para a outra. O cérebro é dividido em duas partes, o lado direito é o lado da força, por conta disso, o Coachee deve se sentar na poltrona onde o seu lado direito fique livre, sem bloqueios.

Durante todo o processo, o Coach deve ouvir o cliente na essência, demostrar que se importa com o mesmo e olha-lo sempre no olho. Outra maneira de passar segurança ao Coachee é através da Psicogeografia, ou seja, demarcar o espaço da sessão com tapetes embaixo das poltronas, isso delimita o ambiente entre o profissional e o cliente.

Diferenças entre uma sessão de Coaching e uma sessão com psicólogo

Existem certas diferenças entre uma sessão com um psicólogo e uma sessão de Coaching. Na primeira, o foco é na vida da pessoa, sua mente e possíveis desequilíbrios e transtornos psicológicos. A partir daí, o profissional direciona o paciente para que o mesmo se conheça melhor e assim, consiga resolver seus conflitos internos, analise seu comportamento e gere mudança e crescimento. Nesse sentido, a psicologia analisa o passado da pessoa, para que o presente seja lapidado e um futuro melhor seja construído.

Já a sessão de Coaching tem como foco, auxiliar a pessoa quanto ao desenvolvimento das suas habilidades, identificação dos pontos de melhoria, revisão de valores, pensamentos e comportamentos, e definição de objetivos, dessa forma, ela será capaz de sair do estado A para o estado B e alcançará a mudança e os resultados que almeja.

Nota-se então, que o processo visualiza o futuro do Coachee e o seu desejo de mudança. Através de perguntas, técnicas e ferramentas assertivas, o Coachee provoca a reflexão no cliente, pois estão nele, as respostas necessárias para que ele alcance o objetivo desejado.

Sendo assim, o Coach precisa mostrar ao Coachee que ele está em um ambiente seguro, para que este possa ficar à vontade para falar sobre suas experiências. Porém, o cliente precisa estar ciente de para que o processo funcione, ele precisa ter foco, disposição e empenho, realize todas as tarefas necessárias e assim, alcance os resultados esperados.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais! 

Compartilhe esse post

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC