O que é Coaching Educacional

coaching-educacional
O Coaching Educacional visa atender as demandas do ambiente educacional, motivar alunos e potencializar professores, alcançando assim, uma educação de qualidade. / Copyright: Shutterstock.

Coaching é um processo de aprimoramento humano e aceleração de resultados utilizado em todo mundo por profissionais e empresas. O processo busca o alcance de metas e objetivos, através do desenvolvimento de capacidades e habilidades emocionais, psicológicas e comportamentais.

Com a efetividade do processo comprovada, hoje inclusive escolas e instituições de ensino têm buscado nesta metodologia um apoio efetivo para desenvolver seus alunos e profissionais.

Mas o que é Coaching Educacional?

O profissional da educação enfrenta inúmeras dificuldades na sua rotina de trabalho, como: falta de comprometimento do aluno, problemas de infraestrutura, falhas no sistema educacional, dificuldade de aprendizagem, indisciplina, etc. Nesse sentido, é necessário que o profissional possua habilidades e competências pedagógicas e administrativas.

O Coaching Educacional visa atender as demandas do ambiente educacional como, promover o desenvolvimento de professores e gestores, prever situações, solucionar problemas, alinhar valores, realizar ações assertivas e promover projetos, além de motivar alunos e potencializar professores, alcançando assim, uma educação de qualidade.

Como o Coaching educacional funciona?

O Coach Educacional trabalha em conjunto com o profissional, para que o mesmo desenvolva suas competências e habilidades, identifique obstáculos e limitações, receba e forneça feedbacks construtivos, altere comportamentos, encontre soluções assertivas, realize uma melhor gestão de tempo, trace metas e objetivos, e assim, alcance resultados de excelência, para os demais profissionais, para os alunos, suas famílias e a sociedade como um todo.

No âmbito dos docentes e demais colaboradores da instituição, o Coaching pode ser aplicado para alinhar os valores, definir a missão de vida dos educadores e na implantação da cultura organizacional da instituição de ensino.

Ou seja, o Coaching Educacional tem como foco, promover melhorias no ambiente educacional, através do aprimoramento do método de ensino, das relações entre aluno/professor e de práticas e ações mais assertivas.

Retorno do Coaching Educacional

Através do Coaching Educacional, o profissional desenvolve habilidades e estratégias com foco nas necessidades da escola/universidade e da comunidade que a compõe. Dessa forma, o docente é capaz de valorizar as qualidades da escola/universidade, promover um sistema educacional criativo, estimular o relacionamento interpessoal entre professores e alunos, disseminar o conhecimento, promover a inteligência emocional e transformar problemas em oportunidades

Você conhecia o conceito de Coaching Educacional? Conhecia seus benefícios? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010