O que é Coaching Profissional?

o que é coaching profissional

© Depositphotos.com / Ivelin O processo de coaching é estabelecido por um contrato, sessões agendadas e encontros formais para apoiar e conduzir seus clientes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atingir o sucesso em sua carreira é um objetivo unânime de todo profissional, portanto, é indispensável que ele se aprimore continuamente para alcançar este estado desejado.

O que é Coaching Profissional?

A finalidade do Coaching Profissional é auxiliar o indivíduo a sair de um ponto A para chegar a um ponto B, em curto espaço de tempo. Trata-se de um processo composto por início, meio e fim, ou seja, desde o começo há uma perspectiva clara de onde, como e quando se deseja chegar.

O Coaching é uma metodologia pautada em ações estratégicas, prazos e resultados. Pode ser aplicado tanto para o desenvolvimento individual quanto grupal. Independente da modalidade é uma ferramenta que consiste em oferecer aos colaboradores: força, confiança, reforço positivo em suas capacidades e habilidades para que estes transformem adversidades e situações desfavoráveis, em motivação para trabalhar com engajamento e foco nas soluções em momentos de crise, para o alcance de metas e objetivos.

Nesse sentido, existem dois tipos de Coaching – o “formal”, feito de maneira estruturada seguindo as técnicas e os métodos de aplicação e, o Coaching aplicado de maneira “informal”, feito de forma mais livre, sem necessariamente usar todas as técnicas, mas através do uso de práticas do coaching no cotidiano das pessoas e empresas. Em ambos os tipos de coaching o responsável por conduzir o processo é chamado – Coach, e a palavra traduzida do inglês significa treinador.

Como funciona o processo de coaching

Coaching para desenvolvimento profissional é o processo realizado por um Coach habilitado e munido de metodologias, técnicas e ferramentas de coaching que podem ser aplicadas efetivamente em diferentes níveis da carreira do indivíduo. O processo de coaching é estabelecido por um contrato, sessões agendadas e encontros formais para apoiar e conduzir seus clientes. O coach pode ser externo ou interno.

Coach Externo

O Coach Externo, é contratado pela empresa sem vínculo de exclusividade, ou seja, ele pode atender outras instituições simultaneamente e comparecer às sessões apenas nas datas previamente firmadas em contrato. O objetivo do Coach Externo, é oferecer aos líderes e profissionais de uma empresa, um maior desenvolvimento de suas capacidades por meio da metodologia Coach.

Coach Interno

Também intitulado como Coach corporativo, o coaching interno é aquele que estará presente na organização por tempo integral, acompanhando tudo de perto. Pode ser um profissional contratado de fora ou um colaborador interno, preparado e capacitado especificamente para atuar como Coach em diferentes demandas e necessidades da empresa. Conheça mais sobre o que é coaching e como ele funciona em nossos vídeos:

O que é Coaching – Segundo José Roberto Marques

          

Como funciona o coaching? – IBC

          

“Ouse fazer diferente. Ouse ir Além e o Poder lhe será dado!” – José Roberto Marques, Presidente do IBC.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos nas redes sociais!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010