O que é Outplacement? E como o Coaching pode Ajudar

outplacement
O outplacement auxilia na humanização do processo de demissão.

A demissão não é um momento fácil, tanto para a empresa quanto para o colaborador em questão. Para amenizar tal situação, existem certos processos e métodos capazes de auxiliar organizações e profissionais, um deles é o Outplacement.

Outplacement não é um termo tão novo assim. Foi criado na década de 60, nos Estados Unidos, como uma ferramenta em Recursos Humanos para auxiliar cientistas e engenheiros demitidos devido à crise no setor aeroespacial e de eletroeletrônicos, em busca de recolocação no mercado de trabalho.

O método chegou ao Brasil em meados da década de 80. Já em 90, o país recebeu as primeiras empresas especialistas no assunto. Atualmente o processo é conhecido e utilizado pelas grandes organizações para diminuir os impactos nas demissões de executivos. Este tipo de serviço visa humanizar as demissões através de um trabalho oferecido ao profissional envolvido em um processo de dispensa. E é visto com bons olhos, tanto pela organização quanto pelo executivo, e não deixa de ser um ato de responsabilidade social.

Segundo a AOCFI – The Association of Outplacement Consultancy Firms International, associação que regula, internacionalmente, a atividade, o Outplacement é definido como um processo que estrutura as bases profissionais, afim de auxiliar o colaborador demitido a enxergar o mercado de trabalho de modo organizado e disciplinado para obter uma recolocação no menor tempo possível, com mínimo de impacto.

Como funciona o Outplacement

Entenda a seguir, como funciona o processo de Outplacement:

Planejamento

O processo tem início antes mesmo do profissional saber de sua dispensa. É um trabalho feito entre o departamento de Recursos Humanos e uma empresa de consultoria especializada em Outplacement. Em um processo de planejamento das ações que serão realizadas, as duas organizações analisam o perfil do colaborador, e assim, definem um plano capaz de minimizar os efeitos negativos que a demissão pode causar no profissional.

Desvinculação

O próximo passo refere-se à definição dos argumentos que serão utilizados para justificar a demissão, sem omitir qualquer informação ou faltar com a verdade sobre o real motivo, a data de início do processo, quanto tempo ele levará e como será feito o desligamento. Definidas todas essas questões, o colaborador é comunicado sobre a demissão, é informado sobre os benefícios aos quais ele tem direito e recebe detalhes sobre o seu processo de transição.

Outplacement

Em seguida, o método é iniciado. Além de recolocação no mercado, o Outplacement analisa o currículo do profissional e faz devidas reestruturações no mesmo, dá dicas e orientações para que ele melhore sua performance, aprimora seu networking, faz seu estudo de carreira, examina suas metas e objetivos profissionais, fornece treinamentos workshops e palestras para a capacitação do colaborador, entre outras ações.

Nesse sentido, verifica-se que o Outplacement não é apenas uma recolocação profissional, pois a mesma tem como objetivo, apenas encontrar um novo emprego para o colaborador, sem dar importância aos aspectos emocionais e impactos da transição.

Benefícios do Outplacement

Conheça a seguir, alguns benefícios proporcionados pela método Outplacement:

  • Minimiza os impactos que a demissão pode causar no profissional;
  • Ampara o colaborador para que o mesmo consiga outro emprego em um curto espaço de tempo;
  • Promove reflexão ao colaborador sobre a sua carreira;
  • Fortalece a imagem da empresa junto aos stakeholders internos e externos;
  • Melhora a qualidade do clima organizacional;
  • Diminui os processos trabalhistas;
  • Subtrai os custos financeiros com demissões mal executadas;
  • Gera diferencial competitivo para a empresa no mercado.

Diferença entre Outplacement individual e coletivo

O Outplacement individual tem como foco, definir ações para que um profissional específico consiga se recolocar no mercado de trabalho com o mínimo de impacto possível e em um curto espaço de tempo. Portanto, nesse tipo de Outplacement, o atendimento é customizado e voltado para as necessidades do colaborador em questão.

Já o Outplacement coletivo é ideal para empresas que estão passando por transições ou adequações, como fusão, mudança de direção, redução de profissionais, encerramento de atividades, aquisição de novas tecnologias, implementação de novos projetos, reestruturação física, entre outras. Com esse tipo de Outplacement, tanto a empresa quanto os profissionais demitidos, recebem apoio e oportunidades assertivas.

Outplacement com Coaching

O Outplacement é um método que muitas vez, utiliza treinamentos para diminuir o impacto do desligamento de determinado profissional e auxilia-lo a voltar para o mercado de trabalho. Um desses processos é o Coaching.

Por mais que o trabalho de Outplacement ajude a diminuir os impactos da dispensa, as reações em uma demissão variam de pessoa para pessoa. Em geral mexe muito com o emocional e o psicológico, pois além do âmbito profissional atinge diretamente a vida pessoal. Nesse sentido, o Coaching, é muito utilizado por profissionais que estão se aposentando, ou em momento de transição, é um eficiente aliado no processo de demissão de um executivo, pois trabalhará aspectos pessoais e profissionais, alinhando-os para que ele defina novos objetivos e os conquiste, desenvolvendo habilidades e trabalhando pontos de melhoria.

Muito confundido com consultoria, no Coaching, o executivo demitido é levado, através de perguntas poderosas, a entrar em um processo de reflexão e autoconhecimento, encontrando, em sua essência e sua vivência, respostas para conduzir com assertividade suas ações. Planejamento, meta, foco e objetivo, motivação, inspiração e reflexão, são algum pontos trabalhado no Coaching, além de desenvolvimento de habilidades e capacidade e identificação dos pontos de melhoria, despertando assim, o potencial infinito que existe em cada ser humano.

Alinhando vida pessoal com profissional, pois esse processo visa a felicidade plena das pessoas, o Coach conduzirá o profissional a redefinir o que é realmente importante em sua vida, qual sua missão, seus valores, levando assim a encontrar sua essência e uma recolocação no mercado de trabalho sem grandes traumas, tirando proveito positivo de todas as situações ou até mesmo, mudar os rumos de sua carreira, despertando talentos, até então desconhecidos.

 

 

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010