Orientação Profissional com Coaching

Talking colleagues

Créditos da Imagem: Pressmaster Via: Depositphotos

Escolher uma profissão é uma das maiores decisões que iremos tomar na vida. Porém, muitas pessoas ficam confusas na hora dessa escolha e acabando se sentindo perdidas, sem saber onde investirem seu conhecimento. Para essa situação, a melhor solução é a orientação profissional.

O que é orientação profissional?

A orientação profissional é muito mais do que um teste vocacional. Ela funciona como um processo que irá facilitar a escolha de seu rumo profissional, te ajudando a se conhecer, a identificar seus talentos e tarefas que te agradam, te levar a uma reflexão profunda do que você quer de sua vida e do que te move, além de te dar uma visão ampla do mercado que você pretende ingressar ou tem interesse em conhecer.

Em que situações eu posso usar a orientação profissional?

Além dos casos onde pessoas jovens buscam por uma profissão, a orientação profissional também se aplica às pessoas que já trabalham, mas pretendem mudar de área, ou até mesmo quem quer começar um novo negócio, mas não sabe em qual segmento investir. A orientação profissional serve para dar um norte para esses indivíduos, mostrando no que eles têm facilidade, o que os move e os talentos que possuem.

Orientação profissional e o coaching

O coaching, por si só, ajuda pessoas que precisam alcançar algum objetivo específico, visando levar o cliente a conhecer a si mesmo, suas dificuldades e habilidades, além de orientar na criação de metas e de um plano estratégico onde elas possam ser cumpridas. A Orientação Profissional com Coaching é um processo que visa o autoconhecimento alinhado com as percepções do momento o qual o profissional vivencia, usando essas informações para estabelecer e alcançar o seu objetivo final.

Ao buscar uma orientação profissional com Coaching, o cliente poderá estar em um desses três momentos: ascensão, estagnação ou mudança.

Ascensão

Este é o momento em que o profissional está em alta, com sentimento de confiança, euforia, coragem, com muitas atividades a serem desenvolvidas, ideias na cabeça, projetos e desejos.

Nesta fase, o Coaching é altamente eficaz, pois conduzirá o Coachee a realizar um plano de ação, com foco e disciplina, para que ele alcance os resultados desejados. Com o Coaching, o profissional conseguirá atender todas as suas demandas, pois o método o orienta a gerenciar o tempo, a tomar decisões assertivas e rápidas, além de cuidar de si e atender seus anseios pessoais.

Estagnação

Neste momento, o profissional encontra-se em um estado desconfortável, pois seu crescimento profissional e pessoal está estagnado, o que pode ocorrer por diversos motivos. O Coaching oferecerá ao profissional que encontra-se neste momento de estagnação técnicas e ferramentas de estímulos para gerar ações que lhe permitam retomar suas atividades. Além do desenvolvimento de competências e habilidades, para lidar com planejamento, metas e objetivos, alinhando-os com seus valores. O Coaching o levará a traçar um plano de ascensão, e o estimular a agir neste sentido, realizando novas atividades para que saia, o mais rápido possível, deste estado incômodo.

Mudança

Se momento é de mudança profissional, o Coaching o levará a reflexão e revisão sobre a carreira, e o conduzirá a mudanças assertivas, sendo elas de novas direções profissionais, seja elas de mudança de cargo, de empresa ou promoção.

O Coaching auxiliará o profissional a se motivar e a evoluir, estimulando a uma nova visão e ações para obter bons resultados nesse novo rumo da carreira.

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010