Pequenos empreendedores – Como o coaching os ajuda a crescer?

coaching para pequenos empreendedores

Saiba como o coaching vai auxiliar pequenos empreendedores em sua jornada

Antigamente, o caminho mais percorrido por profissionais, era o de construir uma carreira promissora em determinada empresa, conquistar ganhos financeiros e depois se aposentar.

Hoje, devido à alta competitividade do mercado, é crescente o número de pessoas que possuem como sonho, empreender e abrir o próprio negócio. Mesmo assim, tomar a atitude de pedir demissão de um emprego e enfrentar as tantas burocracias para abrir uma empresa, ainda é tarefa vista com certo receio por alguns.

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É justamente ai que está a diferença de um empreendedor. A pessoa que possui como sonho, empreender, é aquela que sabe que o empreendedorismo tem muito mais ligação com um estilo de vida do que com uma profissão e por isso, aceita desafios, enxerga oportunidades, tem paixão pelo que faz, assume riscos, contribui com a sociedade e busca por ganhos financeiros.

O empreendedorismo é parte vital para o mercado brasileiro, pois ele gera empregos, movimenta a economia, é responsável pela criação e implementação de inovações e assim, promove o desenvolvimento do país. Porém, engana-se quem pensa que para empreender, basta seguir um sonho, na verdade, é preciso muito foco e trabalho. Entenda a seguir!

Como surge o empreendedor

Empreender não é algo que apenas algumas pessoas estão destinadas a fazer. O empreendedor surge a partir da sua personalidade e da sua convivência com a sociedade que o cerca, conhecimentos e comportamentos ao longo da vida.

Ele trabalha de acordo com aquilo que almeja e dentro dos recursos que possui para assim, trazer novas perspectivas para a sociedade e alcançar seus objetivos. Alguns fatores são determinantes para que uma pessoa decida começar a empreender, saiba a seguir:

  • Alcançar independência financeira;
  • Propor soluções aos problemas da sociedade;
  • Não precisar responder demandas de terceiros;
  • Fugir da rotina, por vezes monótona, das empresas;
  • Desenvolver networking;
  • Ter autonomia de tempo;
  • Adquirir liberdade profissional;
  • Impactar positivamente a vida das pessoas;
  • Poder escolher a sua localização geográfica.

Porém, de nada adianta querer empreender, se a pessoa não possuir certas características em seu perfil, como:

  • Iniciativa;
  • Resiliência;
  • Persistência;
  • Liderança;
  • Foco;
  • Autorealização;
  • Confiança;
  • Flexibilidade;
  • Motivação;
  • Poder de persuasão;
  • Inovação;
  • Paixão pelo que faz;
  • Senso de responsabilidade;
  • Criatividade;
  • Otimismo;
  • Boa comunicação;
  • Visão de futuro;
  • Assumir riscos.

Expectativa de vida das empresas

No Brasil, mesmo com tantos empreendedores, o número de novas empresas que fecham nos primeiros anos de existência ainda é grande. Alguns motivos para essa realidade, são:

  • O empreendedor não conhece bem a área de atuação da empresa ou o mercado;
  • A atuação começa antes mesmo do desenvolvimento de um plano de negócio, ou seja, sem estudo acerca de aspectos como público-alvo, custos, concorrência e fornecedores;
  • Falta de capital de giro, o que leva a empréstimos e financiamentos com juros altos;
  • Equipe com habilidades e competências inadequadas;
  • Resistência ou incapacidade de assumir riscos;
  • Lucro insuficiente;
  • Falta de conhecimento sobre conceitos de administração como fluxo de caixa e controle de estoque;
  • Insistir em produtos/serviços de baixa qualidade, o que leva a perda de clientes para a concorrência;
  • Dificuldade em manter a organização de acordo com a legislação brasileira;
  • Investimento reduzido em tecnologias;
  • Não suportar crises econômicas;
  • Mão-de-obra desqualificada;
  • Trabalhar para atender objetivos pessoais e não os da empresa;
  • Altos custos operacionais e despesas;
  • Ausência de foco e dedicação com o negócio;
  • Pouca busca por capacitação;
  • Não acompanhar as mudanças de mercado e não inovar no produto/serviço;
  • Equipamentos e processos obsoletos;
  • Pouca comunicação entre empreendedor, fornecedores, colaboradores e clientes;
  • Localização inadequada;
  • Não investir no marketing da empresa.

Processo de expansão da empresa

Com base nos motivos que muitas vezes levam organizações a fecharem suas portas, saiba alguns pontos que o empreendedor precisa levar em consideração caso queira expandir o seu negócio:

  • Avaliar a lucratividade da organização, dificuldades enfrentadas, se a gestão está adequada, etc. Com bases nesses dados, o empreendedor tem uma visão mais assertiva sobre seu projeto de expansão;
  • Escolher o modo de expansão de acordo com o tipo, tamanho e expectativas da empresa;
  • Investir em inovação, tanto em seus processos quanto em seus produtos/serviços para assim, reduzir custos operacionais e atender as necessidades do cliente;
  • Realizar análise de concorrência, ou seja, verificar quais são as empresas do mesmo ramo de atuação, os preços de seus produtos/serviços, as estratégias utilizadas, entre outros fatores;
  • Gerir os processos e atividades por meio de ferramentas e softwares para garantir segurança e rapidez na gestão;
  • Capacitar e treinar a equipe de forma constante, para que ela se mantenha atualizada em relação ao mercado, bem como focada em seu trabalho;
  • Buscar conhecer opiniões e feedbacks construtivos do cliente por meio de canais de comunicação e assim, criar fidelização com o mesmo;
  • Negociar preços com fornecedores para manter o estoque com uma quantidade viável de produtos;
  • Acompanhar o mercado de atuação, bem como identificar as oportunidades do mesmo;
  • Investir na infraestrutura e equipamentos da organização.

Como o Coaching auxilia empreendedores

O Coaching, dentre tantas funções, auxilia, por meio de técnicas e ferramentas comprovadas, empreendedores a planejar de forma correta o seu negócio, alinhar suas habilidades, competências e visão e assim, atingir os resultados que deseja. Outros pontos trabalhados pela metodologia, são:

  • Maximiza a produtividade;
  • Identifica falhas no processo e/ou gestão;
  • Auxilia em momentos desafiadores;
  • Reduz a procrastinação;
  • Define ações e estratégias condizentes;
  • Melhora questões como liderança, comunicação, negociação, etc;
  • Identifica os pontos fortes e de melhoria do empreendedor;
  • Promove gestão financeira;
  • Gera resiliência, foco e disciplina;
  • Formula objetivos claros;
  • Apoia na tomada de decisão;
  • Amplia a visão estratégica;
  • Desenvolve autoconfiança;
  • Facilita a distinção das melhores oportunidades;
  • Assinala as mudanças do mercado;
  • Promove relacionamento interpessoal e networking;
  • Viabiliza adaptação às mudanças;
  • Permite uma melhor gestão do tempo;
  • Revela pensamentos e comportamentos sabotadores e crenças limitantes, bem como diretrizes para minimiza-los;
  • Aprimora a inteligência emocional;
  • Ressignifica experiências profissionais negativas;
  • Potencializa os resultados do negócio.

O Brasil, por ser um país em desenvolvimento, apoia grande parte da sua economia no trabalho dos empreendedores. Nesse sentido, é fundamental que exista por parte dos empreendedores, engajamento no que diz respeito a busca por capacitação constante, profissionalização da gestão e dos processos e inovação dos produtos/serviços oferecidos, para assim, alcançar resultados promissores e o sucesso do negócio.

Você faz parte da parcela empreendedora do país? O que você tem feito para manter a sua empresa atuante no mercado? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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