Como o Coaching em Grupo Identifica e Contribui para Melhorar Pontos Negativos de Uma Pessoa

Coaching em Grupo

Conheça os benefícios do Coaching em Grupo


Costumamos dar mais valor ao que os outros falam sobre nós do que a nossa própria convicção, não é mesmo? Então, quando pensamos em pontos negativos de uma pessoa estamos falando sobre a forma que ela se enxerga perante o outro. Como bons seres sociáveis, a consciência do que somos é moldada a partir da convivência e contato com os outros. Continue lendo o artigo para saber mais!

O que é o coaching em grupo

O coaching em grupo trabalha identifica os pontos negativos de uma pessoa para que ela possa obter efetivamente autoconhecimento e usufruir dessa sabedoria em todas as áreas de sua vida. O processo envolve a interação de um grupo em que os componentes têm uma meta profissional ou organizacional em comum. Todas as atividades são monitoradas por um profissional coach capacitado para esse tipo de modalidade. Essa metodologia contribui para que os participantes possam se conscientizar sobre o seu papel junto ao time, assim como o impacto deste nos seus próprios resultados.

Com essas características, o coaching em grupo é muito indicado para melhorar o trabalho coletivo. O método permite que os membros possam apontar os pontos positivos e negativos de cada um relacionados ao trabalho. Assim, os profissionais têm a oportunidade de estabelecer uma comunicação mais assertiva e efetiva para reconhecer e solucionar eventuais problemas de relacionamentos.  Os resultados são claros: pessoas mais focadas e motivadas para alcançar objetivos por meio de uma convivência mais saudável e de qualidade.

O que o processo pode trazer

Será que o fato de todos apontarem os erros e acertos do colega pode prejudicar os relacionamentos interpessoais? Não! Durante o processo de coaching em grupo, os participantes são direcionados para terem mais maturidade para compreender e aceitar melhor as críticas e sugestões dos seus colegas com relação ao desempenho de suas tarefas. Isso é possível graças ao reconhecimento e identificação dos comportamentos de cada um com relação aos interesses coletivos, o que permite também alcançar uma forma de trabalho coerente com os diferentes ritmos.

Ao participar desse processo, todos ficam mais abertos para aceitar as opiniões e ideias do outro, prática que muitas vezes não é vivenciada no ambiente de trabalho. Por contribuir para a troca de experiências e posicionamentos pessoais, o coaching em grupo também leva vantagem para modalidade individual, a medida que os envolvidos podem identificar e solucionar de forma mais assertiva os comportamentos e atitudes que têm prejudicado o seu desempenho em equipe.

No fim das contas, ouvir o que pensa o colega de mesmo nível sobre determinado assunto em pauta pode se positivo para a criação de soluções inovadoras. Imagine como, além de melhorar a convivência entre vocês no dia a dia, vocês conseguem criar melhor e com mais empenho!

8 vantagens do coaching em grupo

A metodologia ganha cada vez mais coachees (clientes), pois tem se mostrado realmente eficaz. Assim como outras modalidades do coaching, o coaching em grupo é considerado uma ciência multidisciplinar, pois agrega conceitos, técnicas e ferramentas de diversas outras áreas que estudam o comportamento humano. O processo proporciona a aceleração de resultados por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento de habilidades e competências técnicas e comportamentais. Conheça as 8 principais vantagens agora mesmo:

  1. Autoconhecimento;
  2. Possibilidade de conhecer melhor a história do outro (colega, líder, amigo ou familiar);
  3. Poder falar abertamente sobre seus sentimentos, emoções e comportamentos;
  4. Melhoria dos relacionamentos interpessoais;
  5. Abrir-se para ajudar o outro e ser ajudado por ele;
  6. Aprender a honrar e respeitar a própria história e a do outro;
  7. Desenvolvimento de visão e compreensão sistêmica;
  8. Aprender a ouvir na essência.

4 desvantagens da metodologia

Mesmo com todos os potentes benefícios, ainda existem fatores do coaching em grupo que podem limitar os resultados do processo. Conheça as 4 principais desvantagens do processo:

  1. Pessoas tímidas podem ativar um modo de bloqueio por medo de falar em público.
  2. Incompatibilidades entre as pessoas do grupo podem gerar negação ao processo.
  3. Dependendo da maturidade do grupo, os problemas interpessoais podem ser potencializados;
  4. Desconfiança em relação aos participantes e ao objetivo da empresa podem prejudicar o coaching em grupo.

Nesse sentido, o método deve ser aplicado por um profissional experiente e que conheça todas as suas vantagens e desvantagens para trabalhar de forma eficaz. Quando o coach domina bem as técnicas do processo que aplica, pode orientar adequadamente os seus clientes para que eles saiam da sessão de coaching em grupo respeitando as ideias e opiniões dos seus colegas. Ao mesmo tempo, contribui para identificar os pontos negativos de uma pessoa e ajudá-las a estabelecer relacionamentos interpessoais melhores.

Por que praticar o coaching em empresas

Como você pode ler por aqui, o coaching é uma poderosa forma de empoderar pessoas, transformando sua vida de forma positiva. Nada mais justo do que aplicar todos esses benefícios também em nível empresarial. Por isso, no Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há diversas opções de formação que podem ser aplicadas em profissionais em diversos momentos da carreira. Inclusive, há a opção que faz parte das soluções corporativas, uma excelente forma de começar a disseminar a cultura coaching no local em que você trabalha.

Confira quais são as formas de ensino do IBC para a sua organização. Lembrando que essas modalidades podem ser customizadas de acordo com as necessidades da sua empresa e a equipe em questão. Acompanhe:

  • Leader Coach Training: especial para o desenvolvimento de liderança e gestão.
  • Programa de desenvolvimento de liderança com coaching: implementação do coaching para a evolução da liderança e gestão.
  • Formação de coaches internos: com essa modalidade você começa um processo profundo de inserção da cultura coaching na sua empresa.
  • Coaching Assessment DISC: ferramenta de mapeamento de tendências comportamentais exclusiva do IBC.
  • Coaching em vendas: uso de uma metodologia exclusiva chamada Programa de Desenvolvimento da Força Comercial com Coaching em Vendas.
  • Avaliação 360°: feedback de desempenho construtivo.
  • Palestras e workshops: eventos de 1 período com o tema decidido por todas as partes.

Experimente o coaching com a sua equipe. E, caso você seja o liderado, sugira isso ao seu gestor explicando a importância desse trabalho em, curto, médio e longo prazo. Se quiser, mostre esse artigo!

E você, o que achou do coaching em grupo? Não deixe de comentar as suas percepções e compartilhar os conhecimentos que adquiriu nas suas redes sociais.  

Copyright: https://www.shutterstock.com

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010