Você sabe o que é coaching nutricional?

Coaching Nutricional Veja os benefícios do Coaching Nutricional


Como está a sua saúde? E a sua alimentação? Você costuma praticar atividades físicas? Mantém uma
alimentação saudável? Você está de bem com a balança? Já obteve sucesso em alguma dieta? Com certeza você já se deparou com alguma destas questões em algum momento de sua vida.

Nestes casos, o Coaching — poderosa metodologia de desenvolvimento e capacitação humana — pode ser uma ferramenta valiosa para quem busca uma vida saudável e mais equilibrada. Mais especificamente o nicho chamado Coaching Nutricional. Mas afinal, o que é Coaching Nutricional?

Convido você a me acompanhar nesta leitura, pois vou responder a esta e algumas outras perguntas relacionadas a este, que é um dos temas que mais se adequam ao momento pelo qual estamos passando atualmente: o da busca pelo bem-estar.

Sinta-se verdadeiramente orgulhosa(o) ao se olhar no espelho!
Preparei gratuitamente um desafio de 21 dias que irá revolucionar sua vida

O que é Coaching Nutricional?

Assim como o personal trainer, profissional que estimula e auxilia pessoas em busca de bons resultados na prática de exercícios físicos, o Coaching Nutricional atua apoiando e orientando pessoas que buscam maior qualidade de vida, seja pela da perda de peso ou com a adoção de uma alimentação adequada e saudável.

O coach nutricional pode atuar de duas formas: o profissional de nutrição que se especializa em Coaching para agregar à sua atuação, trabalhando cardápios específicos, orientações nutricionais e o controle da mente, contribuindo para o foco, determinação e comprometimento com os objetivos do cliente. A outra forma é um Coach que trabalha a mente do cliente, determinação, paralelamente à atuação de um nutricionista, para que juntos possam despertar corpo e mente do cliente, no sentido de compreender a necessidade de mudança de comportamentos e quebra de crenças limitantes, e realizar o que for necessário para o seu próprio bem-estar.

O profissional especialista em Coaching Nutricional trabalha não apenas os aspectos relativos à saúde e nutrição, mas utiliza conhecimentos, técnicas e ferramentas de Coaching para propiciar mudanças de pensamento, atitudes e comportamentos, conforme eu disse anteriormente.

Isso porque a primeira transformação deve vir da mente. É preciso primeiro programar o cérebro a adotar um novo estilo de vida para, assim, tornar a perda de peso um processo simples e natural. Com o apoio de um coach nutricional, os indivíduos aprendem como manter uma alimentação equilibrada, como fazer reeducação alimentar e como se livrar de comportamentos sabotadores. Compreendem, também, o efeito reverso das chamadas “dietas milagrosas”, além de como adotar uma rotina mais saudável e, consequentemente, como obter maior qualidade de vida, fazendo da busca pelo bem-estar um processo normal e prazeroso.

Tudo isso é feito nas chamadas sessões de coaching, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Nelas, o cliente — também chamado de coachee — e seu coach elaboram, em conjunto, atividades específicas para que o indivíduo fique mais próximo da conquista de seus objetivos pessoais.

Durante estes momentos, o coach nutricional, pode sugerir ao Coachee que ele busque profissionais em educação física, e também nutrição, caso ele não seja formado na área, de acordo com o perfil e meta desejada pelo cliente.

De que forma o processo acontece?

Falando de forma um pouco mais específica e aprofundada, o Coaching voltado para área de Nutrição atua de formas variadas, contribuindo para que, tanto profissional quanto cliente, alcancem os resultados extraordinários almejados por ambos no início do processo.

Confira em quais pontos e de forma o coach trabalha para ajudar o seu coachee a ter ainda mais qualidade de vida em sua jornada evolutiva.

Quebra de crenças limitantes

Acredito que este seja um dos principais problemas enfrentados por nutricionistas, coaches nutricionais e demais profissionais que trabalham no desenvolvimento do bem-estar de seus clientes. Digo isso, pois muitas pessoas, ao buscarem ajuda especializada, dizem simplesmente que não conseguem seguir uma dieta ou praticar atividades físicas, e enxergam no profissional uma esperança de finalmente alcançarem seus objetivos, sejam eles quais forem.

Acontece, que estas pessoas têm em suas mentes diversas crenças e comportamentos com os quais já estão acostumadas e têm dificuldades de quebrar estas barreiras impostas pelas suas próprias mentes e pensamentos.

Diante disso, o Coaching Nutricional atua no sentido de fazer o cliente compreender que o que lhe impede de ir além e se tornar mais saudável, são seus pensamentos, crenças e comportamentos. Sendo assim, o processo ajuda o indivíduo a enxergar tudo isso e a entender a necessidade de priorizar os resultados que deseja obter, para que assim tenha a oportunidade de avançar rumo ao seu estado desejado.

Estabelece metas e objetivos tangíveis

Em muitos casos, principalmente naqueles relacionados a emagrecimento, muitas pessoas enfrentam dificuldades para chegar ao peso considerado ideal, para manterem-se saudáveis, porque estabelecem para si metas e objetivos irreais, ou seja, totalmente fora da realidade que conseguem alcançar.

Sabendo disso, o coach nutricional ajuda o indivíduo a entender este cenário, faz um diagnóstico de seu estado atual e, a partir disso e em conjunto com ele, estabelece metas e objetivos verdadeiramente tangíveis, que estejam de acordo com o perfil do cliente e do que ele possa realmente possa alcançar.

Mantém o coachee motivado

A partir do momento que coach e coachee estabelecem metas reais, o alcance destas se torna cada vez mais fácil. Neste sentido, ou seja, quando vê que, aos poucos, está ficando sempre mais próximo dos objetivos que determinou para si, o cliente passa a se sentir ainda mais motivado e comprometido com seus próprios resultados.

Isso acontece, pois, além de empregar mudanças em seus comportamentos e em seu mindset, ele consegue enxergar que suas ações estão realmente e verdadeiramente surtindo o efeito esperado, não só em seu corpo, como em sua mente também.

Trabalha a autoconfiança do coachee

Um dos principais pontos trabalhados pelo processo de Coaching é o autoconhecimento. A partir dele, o indivíduo tem a oportunidade de descobrir seus pontos fortes, ou seja, aquelas competências e habilidades que lhe ajudam a crescer e se desenvolver continuamente, bem como os pontos de melhoria, que são as crenças, pensamentos e comportamentos, que atrapalham e impedem que esta evolução aconteça.

Neste sentido, o coach nutricional, ao ajudar o seu coachee neste processo, ajuda-o também a enxergar melhor os seus pontos fortes e entender que ele é plenamente dotado das habilidades e competências fundamentalmente necessárias para alcançar os seus objetivos e seu bem-estar de uma forma geral.

A partir disso, é trabalhada constantemente a autoconfiança do indivíduo, fazendo-o entender que as mudanças, bem como o alcance dos resultados que ele almeja, dependem muito mais dele próprio do que de fatores externos.

Desenvolve o comprometimento

Entendendo que possui as habilidades necessárias para empregar mudanças em sua realidade, o coachee passa a comprometer-se cada vez mais com o alcance de seus resultados. Conforme o tempo vai passando, ele já não se deixa vencer pela preguiça e desmotivação e começa a praticar atividades físicas sempre que enxerga uma oportunidade para tal.

Além disso, dificilmente ele se deixará levar pelas tentações do dia a dia e levará a sua dieta cada vez mais a sério, alimentando-se de forma saudável, conforme orientação de seu nutricionista, alcançando, com isso, o bem-estar que tanto almeja.

Desenvolve a inteligência emocional

Quando falo em inteligência emocional, estou falando da capacidade do indivíduo de enxergar, compreender e controlar suas emoções, para que assim possa obter cada vez mais melhores resultados em sua trajetória.

Assim, ao desenvolver a inteligência emocional do coachee, o coach nutricional o ajuda a lidar diretamente e principalmente com problemas de compulsão alimentar, por exemplo, que, muitas vezes, podem ser desencadeados justamente pelas mais diversas questões emocionais.

Dessa forma, ao passar pelo processo de Coaching Nutricional, quando surgir a vontade incontrolável de comer, principalmente alimentos com baixo teor nutritivo, a pessoa conseguirá parar por um instante, se analisar e buscar entender quais sentimentos estão levando-lhe a ter este impulso. Com isso, ela terá maiores chances de evitar cair na compulsão, pois terá maior consciência de suas emoções, passando a controlá-las e não se deixar controlar por elas.

No vídeo abaixo, eu compartilho uma dica MA-RA-VI-LHO-SA para pessoas enfrentam situações como esta. Confira:

Muito além do emagrecimento

Sem sombra de dúvidas o Coaching Nutricional é um processo verdadeiramente efetivo para quem deseja emagrecer e alcançar o corpo ideal. Entretanto, o seu foco vai muito mais além. Isso porque a sua metodologia desenvolve no indivíduo a consciência de que o mais importante, na verdade, é, primeiramente, cuidar de sua saúde, de sua qualidade de vida e bem-estar, para em seguida iniciar as mudanças físicas tão desejadas.

Geralmente a maior demanda dos coaches e dos profissionais desta área, que utilizam o Coaching para ajudar seus clientes, é realmente pelo emagrecimento. Porém, com o passar do tempo, conforme o processo vai avançando e ganhando forma, o coachee vai percebendo que, antes de qualquer coisa, é essencial estar saudável mental e emocionalmente, para assim ter saúde física, passando a se alimentar cada vez melhor e praticar exercícios físicos e atividades que lhe deem prazer e satisfação.

Além disso, um outro ponto no qual o Coaching Nutricional trabalha é diretamente na questão da autoaceitação. Acontece que estamos passando por um momento de mudança completa de mindset, onde o mais importante é que nós nos aceitemos como somos, onde nos olhemos no espelho e tenhamos orgulho, não só de quem somos, mas do nosso corpo, rosto, jeito, entre outros aspectos que envolvem o nosso ser de forma integral.

É por esse motivo que o processo de Coaching Nutricional é tão efetivo e faz com que as pessoas que recorrem a ele alcancem, de fato, os resultados extraordinários que almejam, pois ele trabalha de forma muito mais profunda, focando no indivíduo de forma integral e não só nas questões físicas e de emagrecimento.

Isso porque o processo entende que para que mudanças aconteçam, efetivamente e na prática, na vida de uma pessoa, é necessário que estas venham de dentro para fora, já que somente assim elas serão realmente duradouras.

Sinta-se verdadeiramente orgulhosa(o) ao se olhar no espelho!
Preparei gratuitamente um desafio de 21 dias que irá revolucionar sua vida

Buscando o processo de Coaching Nutricional

Se você ficou interessado e deseja aplicar o processo de Coaching Nutricional em sua vida, ou é profissional da área de Nutrição e deseja potencializar a sua performance, atuando de forma ainda mais efetiva na vida de seus clientes, você pode conhecer e realizar a melhor mais completa formação em Coaching do país, o Professional & Self Coaching – PSC.

Trata-se de um curso que oferece a seus participantes o conhecimento de técnicas e ferramentas, que podem ser aplicadas de forma imediata em seu dia a dia, para que assim estes tenham a oportunidade de implementar verdadeiras mudanças em suas histórias e, com isso, alcançar os resultados extraordinários que almejam, para se sentirem cada vez mais felizes, saudáveis e realizados consigo mesmos.

Aproveite agora mesmo esta oportunidade em sua vida e transforme a sua trajetória através do Coaching!
Gostou deste artigo? O que você achou de saber mais sobre o Coaching Nutricional? Deixe o seu comentário, me dizendo o que você achou sobre este conteúdo e lembre-se sempre de se lembrar de compartilhá-lo em sua redes sociais, para que seus amigos também ampliem seus conhecimentos sobre este tema.

Copyright: Depositphotos.com / Syda_Productions

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010