Como corrigir o comportamento passivo no trabalho

Como corrigir o comportamento passivo no trabalho
A passividade não contribui para os bons resultados na carreira profissional e, diante deste cenário, é preciso aprender a ser um profissional mais proativo e dinâmico.

Uma frase do famoso filme Karatê Kid diz que “ficar quieto e não fazer nada são duas coisas diferentes”. Enquanto ficar quieto pode ser uma atitude necessária e até respeitosa em alguns casos, não fazer nada significa ter um comportamento passivo, não participar e não agir diante de questões que pedem um posicionamento.

Em todos os lugares, é possível encontrar pessoas com comportamento passivo, principalmente no ambiente de trabalho. Colaboradores com este tipo de comportamento dificilmente compartilham suas ideias e opiniões, não se sentem prontos para apresentar soluções e não confiam no conhecimento que possuem.

A principal causa deste tipo de comportamento está na baixa autoestima e na falta de autoconfiança. Isso reflete nas relações interpessoais e profissionais, pois uma pessoa passiva é vista como uma pessoa sem interesse em participar dos processos da empresa, ficando com imagem de acomodada. Em suma, a passividade não contribui em nada com a busca de bons resultados.

Como corrigir o comportamento passivo?

Diante deste cenário, o que fazer para deixar para trás esse comportamento passivo no trabalho e ser um profissional proativo e dinâmico? Seguem 3 dicas importantes:

  • Identifique se este comportamento é voluntário ou não;
  • Analise e entenda quais as razões para que este comportamento aconteça;
  • Busque ajuda profissional para que você lide melhor com esta situação.

O Coaching pode ser um importante e eficaz aliado neste processo. Para quem deseja ser mais proativo no ambiente de trabalho, as ferramentas e técnicas de Coaching poderão auxiliar o indivíduo a ter uma postura mais proativa tanto na carreira como em sua vida pessoal. O Coaching é um meio eficaz para o desenvolvimento da inteligência emocional e, principalmente, das habilidades e competências que podem ajudar eliminar a atitude passiva.

[php_everywhere]

Imagem: Andrey Arkusha / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010