Como desenvolver modelo ideal de Coaching para definir um plano de ação?

blocos de madeiras com flecha, engrenagens e lâmpada

Para a criação de um plano de ação eficaz, o coaching oferece metodologias que orientam o gestor a trabalhar com maior assertividade e agilidade.

Para ser um empreendedor de sucesso é importante estar sempre desenvolvendo estratégias para que seu negócio se destaque em meio à concorrência. Para a criação de um plano de ação eficaz, o Coaching é um aliado que oferece metodologias que orientam o gestor a agir com coerência e rapidez, impulsionando os resultados.

O plano de ação é uma ferramenta bastante útil para quem deseja alavancar os resultados do seu empreendimento. Essa metodologia consiste em desenvolver um planejamento que define ações necessárias para concretizar objetivos. A base do plano de ação é criar um cronograma com prazos de forma a identificar as diferentes etapas do processo de trabalho.

Nesse cronograma são estabelecidas as ações e os responsáveis por cada uma delas, assim como os recursos necessários para concretizá-las. Confira as dicas a seguir de como desenvolver um modelo ideal de Coaching para a definição de um plano de ação. Boa leitura e coloque as dicas em prática! 

O que considerar ao definir um plano de ação?

Muitas pessoas não gostam de se planejar, mas quando se trata de negócios, o planejamento é a chave para se concentrar naquilo que realmente trará resultados para a sua empresa. Confira as dicas de como definir um plano de ação com base em técnicas de Coaching.

Crie um plano de receitas

Identifique as fontes das suas receitas, os produtos ou serviços que você oferece, a quantidade que está pensando em vender e o preço que pretende cobrar. Isso vai mostrar se é possível alcançar seus objetivos com os recursos que possui. Ao identificar que existe um desencontro entre o quanto de recursos possui e os objetivos, você pode considerar outras fontes.

Essa é uma parte fundamental do planejamento por permitir entender quais são os recursos a que se tem acesso e quanto precisa obter. A obtenção de recursos pode ser feita através de empréstimos (nesse caso, considere se não impactarão negativamente a companhia), da venda de bens corporativos ou de investidores. 

Mapeie seu gap

A expressão gap significa a distância entre onde você está onde você quer estar. Isso inclui seus objetivos financeiros, não financeiros, pessoais, lucros, volume de vendas, número de clientes, entre outras informações. Trata-se de uma forma rápida para decidir se este é realmente o caminho que você deve seguir ou se precisa ser alterado.

Na dica anterior explicamos como é importante entender quais são os recursos que se tem e quantos precisam ser conquistados. O processo é mais ou menos o mesmo para as demais esferas da sua vida. Por exemplo, no âmbito pessoal, liste quais são as habilidades que já tem bem desenvolvidas e quais pode aperfeiçoar. Para melhorar os seus pontos fracos, o que é preciso fazer? 

Conheça o seu cliente

Certifique-se de que você sabe qual é o seu cliente ideal. Muitas vezes, o seu público-alvo não é o que você pensa e, pode acontecer, inclusive, de não ser o tipo de consumidor para o qual está vendendo atualmente. Conhecer e fidelizar seu cliente irá ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro para conquistá-los.

Analise qual é o perfil das pessoas que compram da sua empresa atualmente e quais são os públicos impactados pelo marketing da companhia. É essencial que não haja um desencontro entre ambos.

A comunicação do seu empreendimento está falando diretamente com quem tem chances reais de consumir? Pode ser interessante usar a técnica de desenvolvimento de uma persona para entender melhor qual é o perfil consumidor. 

Saiba qual é o seu diferencial

Pense em qual é o maior benefício que você oferece a seus clientes, algo que a concorrência não oferece. Não precisa ser nada mirabolante, basta que cause impacto e proporcione alguma vantagem aos consumidores.

Responda a seguinte pergunta: “Por que as pessoas escolheriam a sua marca em detrimento dos seus concorrentes?”.

O diferencial deve ser relevante para o seu público, sendo assim, atente-se para o que os consumidores desejam acessar. O que fará a diferença e será positivamente interessante para quem comprar os seus produtos? 

Acredite no seu sucesso

Não adianta criar um plano de ação incrível se você não acredita no seu próprio sucesso. É fundamental acreditar que aquilo que está sendo planejado vai dar certo e agir para que isso aconteça. Quando se adota uma postura positiva se tem, naturalmente, ações e falas mais positivas que levam a resultados mais consistentes. 

Faça uma lista com os seus principais objetivos

Seus objetivos devem estar relacionados a qualquer coisa que vai ajudar a promover e fazer crescer o seu negócio, tais como um plano de marketing ou o recrutamento de novos funcionários.

Priorize os seus objetivos em ordem de importância ou urgência. Aqueles que devem estar no topo da lista são os que, se não forem realizados imediatamente, irão gerar prejuízo. 

Defina as ações necessárias para realizar seus objetivos

Utilizando a mesma lista citada no tópico anterior, escreva na frente de cada objetivo as ações que deverá ter para realizar cada um dos seus objetivos. Eles devem ser divididos em ações práticas que precisam ser feitas para concluir o plano principal. 

Determine os canais de distribuição

Um canal de distribuição é a forma como o seu produto chega até o seu cliente. Alguns dos canais de distribuição mais comuns são: varejo, atacado, distribuidores, etc. É importante entender quais deles são mais efetivos para impactar o público definido como o mais relevante para a sua marca.

Avalie os resultados

Ao longo da concretização do seu plano de ação, é interessante avaliar os resultados que estão sendo alcançados. A avaliação pode ser feita através do uso de indicativos que permitam analisar se uma ação repercutiu como o esperado. Os passos levaram ao sucesso verdadeiro? 

Um bom Coach pode te ajudar em todas as questões abordadas para a criação de um plano de ação eficaz e que trará excelentes resultados. O Coaching promove a orientação dos coachees para o sucesso!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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