Como entender e aplicar o conceito de eficiência, eficácia e efetividade na minha empresa

 

 


Apesar de muitas vezes serem tratadas como sinônimos, as palavras eficiência, eficácia e efetividade não significam a mesma coisa, mas estão interligadas. De acordo com o dicionário Aurélio, alguém ou algo eficiente produz o efeito esperado. Já a palavra eficácia significa uma virtude de tornar efetivo ou real. Por fim, a efetividade é o que existe realmente e produz um efeito específico.
Então, o processo de uma empresa pode ser desempenhado com eficácia, mesmo sem eficiência. A efetividade, por sua vez, pode ser considerada como a junção dos dois conceitos anteriores. Ficou confuso? Então, entenda melhor cada um desses conceitos ao longo do texto a seguir, compreendendo também como eles se aplicam ao ambiente empresarial. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!
Entendendo os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade
Entenda melhor o que essas três palavras significam dentro do ambiente corporativo. Confira:
Eficiência
A eficiência se refere a produzir corretamente, utilizando os recursos disponíveis da melhor forma possível e sem gastar muito. Dessa forma, é possível diminuir os custos, o tempo, as perdas e os desperdícios. Portanto, a eficiência está relacionada a encontrar a melhor maneira (consumindo menos recursos) para executar algo.
A eficiência está diretamente ligada à racionalidade e à produtividade. Nesse sentido, uma equipe eficiente é aquela que produz algo útil e que se adéqua ao mercado, mas a sua produção não demanda muito tempo e recursos.
É o que ocorre, por exemplo, quando uma área entrega o que é solicitado com qualidade, dentro do prazo e sem gastar todo o orçamento. Se o projeto custava R$1000, e o time faz o possível para entregar a atividade com um orçamento de R$800, ele foi eficiente. Geralmente, a eficiência é solicitada pelas áreas financeiras da empresa, que sempre estão em busca de economia e do melhor gerenciamento do dinheiro.
Eficácia
O conceito de eficácia diz respeito à capacidade de fazer o que deve ser feito, cumprir metas, alcançar objetivos, ter foco, concentrar energia na realização de algo, obedecer prazos e entregar resultados.
Em outras palavras, a eficiência está relacionada à maneira como a atividade é realizada, enquanto a eficácia tem relação com as tomadas de decisão e o resultado alcançado, independentemente dos custos e do tempo que isso acarreta. Uma equipe eficaz é aquela que foca nos resultados e explora todo o potencial disponível. Ser eficaz é “fazer a coisa certa” e ser eficiente é “fazer da melhor maneira possível”.
Efetividade
Agora falta a efetividade! O termo consiste em fazer o que tem que ser feito, atingindo os objetivos traçados e utilizando os recursos da melhor forma possível. Portanto, esse é um conceito que se refere à capacidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo. Para que uma equipe profissional seja efetiva, portanto, ela depende de algumas características, tais como:
Proatividade: esse é o ato de melhorar resultados, mesmo sem solicitação. Inclui também o ato de estudar para prever e solucionar problemas futuros. 
Comunicação holística: conexão entre todos os colaboradores e outras equipes envolvidas. 
Sinergia: em um ambiente profissional isso acontece quando os membros da equipe conhecem e confiam no trabalho uns dos outros. 
Busca pela melhoria contínua: o esforço diário leva ao progresso a curto, médio e longo prazo. Por isso, é essencial que a gestão e os líderes trabalhem com treinamento e desenvolvimento de pessoas. 
Relacionamento interpessoalessa construção é feita no dia a dia entre os colegas de trabalho. É uma forma de melhorar o convívio e também de aumentar a rede de contatos. 
Senso de responsabilidade: toda empresa espera que os funcionários vistam a camisa e se dediquem ao máximo para entregar os melhores resultados. É como se todos fossem um pouquinho donos do negócio.
Alinhamento de ideias: esse processo é fundamental, principalmente ao começar um projeto novo. É importante que todos os envolvidos sejam ouvidos e que eles tenham claro entendimento do que é para fazer. Quando a atividade já foi entregue ou está em andamento, esse alinhamento também se faz necessário para que todos compreendam o que está sendo solicitado, discutam se é preciso mudar e trabalhem juntos para realizar as melhorias ou alterações. 
Liderança: todas as características acima fazem parte de uma liderança de sucesso. Além disso, um líder efetivo tem empatia, inteligência emocional, criatividade e autoconhecimento. 
Uma área que é eficiente e eficaz ao mesmo tempo já produz com efetividade. O seu trabalho será resultado de muito esforço: um produto ou serviço de qualidade e um bom gerenciamento da verba.
Aplicando esses conceitos nas empresas
Confira, a seguir, alguns exemplos práticos do dia a dia das empresas para que você possa compreender com mais clareza como os conceitos de eficácia, eficiência e efetividade podem ser aplicados nesse contexto.
Exemplo 1
Imagine que duas equipes de trabalho tenham o objetivo de aumentar as vendas de um produto em 30%. A equipe A consegue fazer isso com um mês de trabalho. A equipe B, por sua vez, consegue fazer isso em 2 meses. Nesse caso, podemos entender que as duas equipes foram eficazes, uma vez que ambas alcançaram o objetivo. Entretanto, a equipe A foi mais eficiente do que a equipe B, uma vez que alcançou essa meta consumindo menos recursos — no caso, o recurso do tempo.
Exemplo 2
Imagine que duas empresas rivais estejam competindo pela liderança do mercado. A empresa A gasta muito dinheiro com marketing e consegue uma quota de mercado de 30%. A empresa B gasta menos dinheiro, mas consegue uma participação de apenas 20%. Nesse caso, a empresa B foi mais eficiente, no sentido de ter consumido menos recursos, mas a empresa A foi a eficaz, já que conseguiu alcançar o seu objetivo de ser líder de mercado.
Exemplo 3
Uma empresa enfrentava uma crise grave. Ela estava gastando uma verba muito grande com publicidade, mas não conseguia bater a sua meta de vendas. Então, a equipe de marketing decidiu investir em meios alternativos de comunicação, fora da publicidade tradicional, apostando em marketing de conteúdo e em parcerias com influenciadores digitais. Assim, a empresa conseguiu reduzir os gastos com publicidade e foi capaz de bater as suas metas de vendas.
Perceba que, nesse caso, a empresa foi simultaneamente eficiente e eficaz, pois alcançou o seu objetivo e ainda otimizou o uso dos seus recursos. Consequentemente, podemos dizer que essa empresa também foi efetiva.
Investimento com bons resultados: o papel do coaching
Um funcionário que tem eficiência, eficácia e efetividade não é fácil de encontrar. É possível que existam poucos que nasceram com as 3 características e que as desenvolvam muito bem. No entanto, é mais do que possível investir em coaching para que um colaborador evolua para obter essas 3 virtudes.
O método empodera o indivíduo, de modo que os seus pontos fortes se tornem ainda mais significativos. Além disso, contribui para que os seus pontos fracos, ou seja, as características sabotadoras, fiquem mais controladas. Nesse sentido, lembramos que o coaching pode ser aplicado individualmente às pessoas que querem alcançar objetivos específicos, bem como a equipes profissionais e empresas inteiras que desejam melhorar o seu desempenho.
Uma empresa que investe em coaching para funcionários com potencial de progredir está investimento nela mesma. É uma maneira de capacitar uma pessoa que pode se tornar um futuro talento, pois ela trará melhores ideias e formas de solucionar produtos, serviços e processos internos. Basta olhar os resultados a médio e longo prazo para perceber como é importante aplicar recursos como o coaching no desenvolvimento humano.
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Obtendo o melhor das equipes profissionais
Agora que você já sabe cada um dos conceitos abordados — eficácia, eficiência e efetividade —, é possível entender que uma empresa pode atingir um desses elementos sem necessariamente ter alcançado o outro. Porém, uma organização que é capaz de produzir e entregar resultados de excelência é justamente aquela que aplica os 3 conceitos corretamente nos seus processos.
Nesse sentido, uma gestão ou liderança eficiente, eficaz e efetiva é aquela que consegue administrar e produzir bons resultados, sem que isso demande muito tempo, custos e demais recursos. Para que isso seja possível, é necessário que a equipe de trabalho desenvolva um planejamento e gerencie os recursos da empresa da melhor maneira possível. Isso demanda conhecimento, treinamento e dedicação em cada atividade a ser realizada.
No final, os funcionários, a empresa e os próprios clientes saem ganhando. Os colaboradores terão passado por um processo de capacitação e reconhecimento das suas habilidades, a empresa terá empregados que vão vestir a camisa e fazer de tudo por resultados melhores, e os clientes finais terão um produto ou serviço com ainda mais qualidade.
E você, querida pessoa, já conhecia as diferenças entre os conceitos de eficácia, eficiência e efetividade? Como você os avalia na sua vida? E como os percebe no seu ambiente de trabalho? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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