Como fazer um diagnóstico empresarial pode ser a chave para o sucesso na gestão?

O diagnóstico empresarial tem como objetivo fazer uma análise detalhada das áreas de uma empresas, para identificar possíveis problemas.

Muitas vezes as empresas passam por problemas e dificuldades que, através da elaboração de um diagnóstico empresarial preciso, podem ser identificados e solucionados. O gestor que torna essa prática um hábito em sua empresa, garante o bom desempenho do seu negócio, bem como passa a entender melhor sobre o mercado ao qual está inserido e mantém a diferenciação da concorrência, gerando bons resultados e lucro.

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O diagnóstico empresarial, nada mais é do que um método capaz de, através de uma análise detalhada das áreas de uma empresa, como vendas, custos operacionais, ações de comunicação, finanças, recursos humanos, entre outros, proporcionar uma avaliação acerca dos processos que ocorrem em determinado negócio, o que permite a identificação dos problemas, a resolução dos mesmos, definição de posição no mercado, estabelecimento de metas, reconhecimento de divergências entre um setor e outro e, consequentemente, mantém a empresa rentável.

A elaboração de um diagnóstico empresarial se dá através de levantamentos, entrevistas e análise. É viável para todas as empresas e permite a resolução rápida dos problemas, focando no que precisa ser feito, sem gastar tempo com o que não é relevante. O mais correto é que se mantenha um histórico dos diagnósticos empresariais anteriores para eventuais comparações.

Passos para a elaboração de um diagnóstico empresarial

O diagnóstico empresarial varia de acordo com cada negócio, mas sua estruturação segue alguns passos semelhantes. São eles:

  • Identificação dos objetivos da sua empresa.
  • Realização de uma análise da empresa e do mercado ao qual ela está inserida.
  • Estabelecimento dos pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças presentes no seu negócio.
  • Desenvolvimento de um plano estratégico.
  • Adequação da gestão e os procedimentos da organização ao diagnóstico empresarial.
  • Implementação de estratégias que viabilizem o lucro.

Vantagens e desvantagens da implementação de um diagnóstico empresarial

A execução de um diagnóstico empresarial permite que, através de uma análise criteriosa, gestor e colaboradores trabalhem em prol do alcance de bons resultados para a empresa e, assim, torná-la rentável. A seguir, saiba outras vantagens de se elaborar um diagnóstico empresarial:

Vantagens:

  • Permite que as áreas mais importantes do negócio possam ser identificadas, o que possibilita que um plano de ação assertivo possa ser elaborado.
  • Propicia uma comparação entre o desempenho atual da empresa com desempenhos anteriores.
  • Descobre em que nível de maturidade a empresa se encontra, o que pode auxiliar a traçar as estratégias e ações mais adequadas.
  • Apresenta onde se encontra o problema e o que deve ser feito para solucioná-lo.
  • Possibilita uma visão do mercado, bem como da concorrência.
  • Auxilia na gestão de competências.

Desvantagens:

  • Pode provocar dificuldade aos colaboradores em atingir seus objetivos
  • Muitas mudanças implementadas podem dificultar a elaboração de tarefas
  • Gestores sobrecarrecados com o planejamento
  • Falta de gerenciamento aos colaboradores se mal implementado as mudanças
  • Resistência de alguns colaboradores às mudanças
  • Pode ocorrer divergência de ideias, por isso deve haver comunicação aberta entre gestores e equipe

10 dicas para melhorar a resistência da equipe e ter sucesso na gestão de mudanças

  1. Dê o exemplo – seja mais eficaz e eficiente. Aumente a credibilidade do trabalho que está executando.

 

  1. Mantenha o equilíbrio – seja mais proativo, evite a perda de controle e também os famosos “incêndios” do dia-a-dia.

 

  1. Cuidado na abordagem– entenda a sua situação e adapte-se de acordo com ela.

 

  1. Valide seus colaboradores – Foque neles. Lembre-se que organizações não mudam, pessoas sim.

 

  1. Alinhe com sua equipe – permita que a cara e a voz da mudança (líderes sêniores e gestores) trabalhem para prosperar.

 

  1. Identifique as causas da resistência– tenha o controle e a certeza de que você não está reagindo a um sintoma, mas realmente tratando a causa da resistência.

 

  1. Perceba rápido para planejar – não se surpreenda com a resistência. Espere por ela e se planeje.

 

  1. Incorpore a gestão – da resistência em todas as fases da sua estratégia de gestão das mudanças e do plano de desenvolvimento.

 

  1. Engaje as pessoas corretas – líderes seniores, gerentes e supervisores são as pessoas ideais na organização para gerenciar resistências.

 

  1. Elimine as causas da resistência – Faça certo da primeira vez, uma gestão de mudanças eficaz pode eliminar muitas das causas de resistência, antes mesmo delas acontecerem.

 

A presença de um líder no papel de Sponsor Organizacional

Esse raciocínio é um dos obstáculos a ser ultrapassado pela gestão da mudança. Para que haja o engajamento dos colaboradores é fundamental ter uma metodologia focada em valorização de pessoas.

Nessa estratégia, é fundamental a presença de um líder em um projeto de gestão de mudança no papel de sponsor organizacional (indivíduo/grupo interno ou externo que provê os recursos financeiros para o projeto), é ele que terá a visão do que a empresa precisa alcançar e explicará aos envolvidos sobre a necessidade da mudança.

A liderança precisa comprar a ideia da mudança, sendo o exemplo e desempenhando o papel de direcionar os demais, ou seja, deverá atuar como uma extensão do patrocínio junto às outras áreas. Independente da dimensão de atuação, o sponsor tem uma visão do que a empresa precisa alcançar, também explica a necessidade de mudança para os envolvidos.

A metodologia na gestão de mudanças e seus pilares

Outra responsabilidade do sponsor organizacional é se mostrar presente no processo de mudança, sendo acompanhado pelos sponsors locais. Essa metodologia também envolve pilares importantes para garantir a compreensão e contribuição dos funcionários, que são:

  1. Comunicação – esse primeiro pilar envolve dar visibilidade às mudanças, para que os colaboradores não somente fiquem bem informados sobre o que acontecerá, como também possam conhecer os impactos positivos que elas representarão em seu trabalho.

 

  1. Alinhamento – o alinhamento diz respeito garantir que o plano de comunicação seja realmente efetivo. Para isso, ele deve envolver a transmissão de informação de uma forma clara, sincera e direta para que haja um estímulo motivacional e nenhum dos envolvidos se sinta enganado. Além disso, precisa de uma estratégia alinhada ao perfil dos receptores, escolhendo o melhor veículo, linguagem, momento, entre outros métodos que sejam capazes de  proporcionar o bom entendimento da mensagem e o comprometimento de todos para o sucesso da implementação.

 

  1. Capacitação – As mudanças podem trazer novos processos desconhecidos pelas pessoas. Nessas situações, a capacitação se faz necessária para viabilizar o conhecimento e aprendizado. Esse último pilar tem como objetivo ensinar como fazer e é realizado a partir do levantamento dos colaboradores que necessitam de treinamento, bem como de outros dados necessários para sua realização, como período e escolha do ministrante.

Para que você elabore um diagnóstico empresarial que vá de fato contribuir com a gestão da sua empresa, saiba que o Coaching é uma metodologia capaz de proporcionar uma consultoria adequada à sua empresa, para que você possa entender melhor sobre seu negócio e o mercado ao qual ele está inserido e, assim, executar de forma apropriada o diagnóstico empresarial do seu negócio.

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Imagem: aquarius83men / Shutterstock

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