Como lidar com a falta de vontade de trabalhar

Falta de vontade de trabalhar

Quando a volta ao trabalho se torna uma tarefa muito árdua, é necessário entender as razões desta falta de vontade de trabalhar.

 

Rotina estressante, falta de reconhecimento, sobrecarga de tarefas, insatisfação salarial são apenas alguns fatores que contribuem para o desaparecimento vagaroso da vontade de trabalhar. Quando uma pessoa vive em uma situação como essa, geralmente ela sente desânimo ao ter que ir trabalhar, principalmente depois das férias, feriados ou mesmo fins de semana.

Apesar desse cenário triste, é essencial lembrar que o modo como a nossa sociedade funciona exige que a mão de obra continue trabalhando. Tendo em mente que o trabalho é inevitável, é essencial procurar por soluções que motivem os colaboradores a acordarem e irem para a empresa.

3 dicas para animar você todos os dias

Reverter essa situação não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Para ajudar com essa jornada, aqui estão 3 dicas que estimulam qualquer profissional para trabalhar. Confira:

1 – Busque as causas: primeiramente, é de extrema importância identificar o que tem causado esta situação. É a cultura organizacional que não te agrada? É o acúmulo de tarefas? O que tem aniquilado a sua vontade de trabalhar? Enfim, descobrir o causador disso será fundamental para que você encontre quais são as soluções assertivas para o seu caso.

A formação em Psicologia Positiva do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma forma de dar a volta por cima em uma situação que não está te fazendo bem. Durante o curso, você aprende a exercer a compreensão positiva dos eventos psicológicos; o que são as que são as emoções positivas e como usá-las no dia a dia; os principais conceitos da psicologia positiva e quais são os seus verdadeiros propósitos e como colocá-los em prática. Após absorver o poder do ponto de vista positivo a respeito dos eventos da sua vida é mais fácil fazer conexões estimulantes para trazer bem-estar ao seu cotidiano. Além disso, a formação ensina a como exercer a inteligência emocional e o autoconhecimento constantemente; e muitos outros pontos essenciais para a sua evolução profissional e pessoal.

2 – Fim do expediente, desligue-se do trabalho: procure fazer atividades que te desconecte por completo do trabalho após completar suas horas. Busque por momentos de alegria e viva cada minuto de lazer com intensidade. Veja algumas dicas: fazer uma atividade física, assistir a filmes e seriados, encontrar com amigos ou pessoas diferentes ou jantar em um restaurante. Tudo isso ajuda a amenizar o desânimo que o trabalho tem causado.

O curso Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), também do IBC, é baseado na área de estudo de mesmo nome desenvolvida pelos americanos  o autor Richard Bandler (nascido em 1950) e pelo psicólogo John Grinder (nascido em 1940), nos anos 70. De acordo com a pesquisa, o ser humano possui 3 pilares que são os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento. Quando eles estão ligados profundamente são capazes de ajudar você a realizar um objetivo. Se a sua meta é encontrar a felicidade na vida profissional ou aprender a se desconectar do trabalho quando sai do escritório, essa pode ser uma ótima opção. Durante as aulas teóricas e práticas, você aprende os fundamentos da programação neurolinguística; o que é e como exercer o autoconhecimento, autoestima, autodesenvolvimento, inteligência emocional; qual é a estrutura do pensamento; quais são os canais representacionais; como refletir com mais de um ponto de vista a respeito de uma mesma situação; o que é o alinhamento dos níveis neurológicos; e muitos outros temas essencial para a sua transformação

3 – Busque uma perspectiva em sua carreira: qualquer que seja a função desempenhada, ela só trará satisfação se fizer sentido em nossa vida. É importante avaliar se o trabalho que você faz é de fato o trabalho que você quer fazer.

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do IBC é uma ótima forma de descobrir qual é a perspectiva que você busca na sua carreira. Com aulas práticas e teóricas, você aprende sobre processos de identidade; como gerir equipes de alta performance; quais são as melhores práticas de uma boa liderança; quais são os princípios da psicologia positiva e da programação neurolinguística; o que é processo evolutivo; como inserir o autoconhecimento e a inteligência emocional no cotidiano; e muitos outros pontos que contribuem fortemente para o seu crescimento pessoal e profissional. Além disso, você obtém conhecimento sobre quais são os principais conceitos do coaching e como aplicá-los. Assim, você pode se tornar um coach. Imagine que incrível seria poder ajudar outras pessoas com a sua sabedoria!

Gostou das dicas e das formações em coaching? O método é uma poderosa forma de transformar a vida das pessoas sem deixar que elas percam a essência. Se for preciso, conte com a ajuda de um coach de carreira para fazer uma avaliação assertiva sobre sua atual situação profissional. Este pode ser um bom momento para fazer um plano de carreira e, quem sabe, mudar para um novo emprego. O importante é refletir sobre cada grande decisão que você pensa em tomar. Em momentos de tristeza, algumas pessoas se sentem mais vulneráveis e tomam decisões impulsivas. O IBC oferece esse modelo de coaching caso esteja interessado.

Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais é só entrar em contato com um dos atendentes.

Siga em frente

Quem disse que seria fácil, não é mesmo? Mas, não precisa entrar em pânico, porque também não é impossível. Aliás, o que não é possível para quem tem garra e força de vontade?

Use os principais pensamentos de cada uma das recomendações acima como um mantra para você seguir em frente. Como desistir não é uma opção viável, esteja sempre buscando por maneiras de se manter interessado e dedicado às suas funções e ao progresso delas. Com o tempo e a aplicação das dicas, você vai ver como é mais fácil estar de bem consigo mesmo do que estar contrariado o tempo todo.

E você, tem dicas para compartilhar? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. E, se este conteúdo te ajudou de forma positiva, compartilhe nas suas redes sociais.

Imagem: Viktor Gladkov / Shutterstock

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010