Como lidar com pessoas negativas?

Pessoa Negativa

Lidar com pessoas negativas pode ser um verdadeiro desafio, e é importante saber se manter positivo para não acabar prejudicado.

Ao longo da vida nos deparamos com indivíduos de diversos perfis diferentes. Por mais que seja natural que todos enfrentem dias de mais ânimo ou desânimo, existem aqueles que se mostram mais frequentemente em um estado do que outro. Lidar com pessoas negativas é um tanto quanto delicado, pois precisamos cuidar para que a negatividade delas não nos afete.

Sabe quando você vai contar sobre um projeto ou sonho seu e a pessoa logo encontra algum defeito ou empecilho no seu plano? Essa é uma característica comum daqueles que dão maior ênfase para o lado ruim das coisas, perdendo grandes oportunidades de valorizar o lado bom.


Siga a leitura e confira dicas de como lidar com pessoas negativas sem se deixar afetar pela energia ruim delas.

5 Atitudes comuns às pessoas negativas

Por mais que uma pessoa negativa possa ser facilmente identificada, ver uma lista com características comuns a esse perfil é interessante para se certificar se é realmente esse o caso. Afinal, às vezes pode ser apenas alguém que está vivendo uma fase mais delicada, algo passageiro. Então, para evitar cometer uma injustiça, observe se a pessoa em questão tem alguns dos comportamentos a seguir com frequência.

1 – Estão sempre antecipando acontecimentos

Como a pessoa negativa está sempre com o foco voltado para as coisas ruins, está sempre antecipando acontecimentos, claro, com os piores desfechos possíveis. O cliente não irá aprovar o projeto, os sentimentos não serão correspondidos, a meta não será alcançada. Esse pensamento, muitas vezes, faz com que ela deixe de tentar algo por deduzir que dará errado.

2 – Esperam o pior das coisas

Talvez, como forma de proteção para evitar decepções, as pessoas negativas esperam sempre o pior de tudo e de todos. As expectativas raramente são boas, pois o pessimismo é um dos pontos mais marcantes de seu temperamento.

3 – Reclamam muito

A reclamação é uma atitude bastante problemática porque a pessoa que reclama com frequência sente como se estivesse tomando uma atitude, mas na realidade não está. Ela se coloca como vítima e acha que todos estão contra ela, repetindo isso o tempo todo.

4 – Não tomam atitudes

O excesso de reclamação faz com que essas pessoas se tornem inertes, vítimas de sua própria negatividade. Então, dificilmente elas saem da zona de conforto, permanecendo nesse lugar em que se sentem protegidas, mas mergulhadas em um mar de insatisfação.

5 – Sugam a energia dos outros

Toda essa negatividade faz com que essas pessoas se tornem vampiros emocionais. Quando o caso é mais severo, passar algumas horas ao lado de alguém assim se torna extremamente cansativo, pois é como se o outro sugasse nossa energia.

Dicas para lidar com pessoas negativas

É possível se relacionar com pessoas negativas sem entrar na mesma frequência que eles. Entretanto, para conseguir isso é preciso se blindar e manter a sua mente convicta em relação às suas crenças e objetivos. Confira as dicas a seguir e saiba como agir nessa situação.

1 – Desvie o foco do negativo

Sem agressividade ou indiferença, tente mostrar para a pessoa que todas as situações têm um lado bom e que pensar positivamente pode atrair mais coisas boas. Se ela reclama do clima, do preço da gasolina ou do trânsito, mostre as coisas boas que tudo isso pode representar ou proporcionar.

2 – Veja o lado bom da história

Está quente? Combine com os amigos um dia no clube. O combustível está caro? Que tal uma carona? Mostre como ela poderá economizar com a gasolina, fazer uma amizade nova e ainda se distrair no trânsito com uma conversa saudável. Chegou atrasado ao trabalho? Fique um tempo a mais no final do dia e, de quebra, evite congestionamentos. Tudo é uma questão de perspectiva e, ao fazer esse exercício na presença da pessoa, poderá inspirá-la a seguir pelo mesmo caminho.

3 – Mude sua rota

Ouvir aquela pessoa falar dos problemas e tentar ajudá-la mostrando o lado bom das coisas não resolveu? Mude a estratégia e troque o assunto. Mostre uma pequena preocupação com o problema em questão, seja breve e pegue outro caminho: fale de coisas boas, pergunte como será o final de semana, ou se ela tem planos para o próximo feriado. Instigue essa pessoa a pensar em coisas boas e extraordinárias.

4 – Mostre que negatividade faz mal à saúde

Se a pessoa em questão é um amigo próximo ou alguém da sua família, tente mostrar que pensar e agir negativamente pode fazer mal à saúde, provocar estresse, baixa autoestima e levar até a um estado de depressão. Assim, incentive-o a mudar de atitude. Caso seja um colega de trabalho com o qual não tem tanta intimidade, talvez essa dica não seja uma boa, já que ele pode achar que está se intrometendo.

5 – Veja as possibilidades

Uma vez que a pessoa negativa consiga enxergar que está com problemas e precisa se cuidar, inúmeras chances e possibilidades são consideradas para a recuperação. O Coaching, por exemplo, é um processo que pode auxiliar na busca por um comportamento melhor e ampliação da visão do positivo. Essa técnica é capaz de trazer motivação, aprimorar a performance no trabalho e promover o autoconhecimento.

6 – Evite absorver os problemas do outro

Pessoas negativas estão o tempo todo falando de seus problemas e reclamando da vida. Se você permitir acabará absorvendo essas questões e abrindo espaço para que te afetem. Sendo assim, por mais que goste dela e queira ajuda, faça isso mantendo um distanciamento emocional. Esse cuidado é fundamental para evitar que questões alheias comecem a te prejudicar.

7 – Selecione bem as informações que irá compartilhar

Se você já percebeu que a pessoa coloca defeitos em tudo o que você conta, comece a selecionar as informações que compartilha com ela. Vai participar de um processo seletivo, está poupando para realizar um sonho, se apaixonou por alguém? Guarde esse segredo e prefira compartilhar com amigos que vão te incentivar e não te colocar para baixo.

8 – Fale de soluções em vez de remoer problemas

Pessoas que são negativas tendem a passar horas do seu dia reclamando de problemas. Enquanto elas fazem isso perdem a oportunidade de usar esse tempo para tomar uma atitude e, de fato, resolver a questão. Dessa maneira, sempre que a pessoa negativa do seu convívio começar a remoer um problema, fale sobre as possíveis soluções. Quem sabe isso não a inspira a tomar uma atitude, não é mesmo?

9 – Tenha consciência de quem você é

Para se blindar e evitar entrar na onda de uma pessoa negativa e que está o tempo todo colocando defeitos em tudo, tenha consciência de quem você é. Saiba quais são suas qualidades, seus pontos a melhorar, suas conquistas, seus sonhos. Quanto mais certeza tiver em relação a isso, menos os outros conseguirão te afetar com comentários negativos.

10 – Repense o relacionamento

Por fim, caso não note nenhuma melhora e perceba que a negatividade está te prejudicando, procure repensar esse relacionamento. Se for um colega de trabalho e não houver opção de escolha, mantenha o respeito, mas evite se aproximar demais. Se for um amigo ou familiar, decida o que achar melhor. Lembrando que não é necessário romper os laços totalmente, basta se distanciar emocionalmente mantendo sempre o respeito e a consideração.

Quem nunca conviveu com uma pessoa negativa? Você tem um amigo assim? Conte para nós sua experiência e compartilhe o artigo em suas redes sociais para levar a reflexão adiante!

 

Imagem: Vladimir Gjorgiev / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010