Como a música pode ajudar na vida profissional

musica-vida-profissional
Veja como a música pode transformar sua vida profissional./ Copyright: Africa Studio

Grande parte da população mundial sonha com o sucesso na vida profissional, porém não se atentam ao fato de que para se alcançar o tão desejado sucesso, é preciso ir além do profissional.

O ir além do profissional, não diz respeito à relação empregado e empregador, mas sim entre a relação do empregado consigo mesmo.

Existem várias formas de se chegar ao sucesso profissional, porém apenas uma para continuar a crescer profissionalmente.

Para seguir crescendo profissionalmente é preciso se conhecer, se desenvolver, de certa forma se otimizar. Isso significa que é preciso procurar formas de otimizar as atividades já realizadas, para que elas se tornem mais produtivas.

É nesse parte do jogo que a música entra em campo, mostrando o quanto seu papel é importante.

Nesse momento você deve estar se perguntando: Mas como a música pode me ajudar na vida profissional?

Uma coisa é certa, ela pode te ajudar muito mais do que você imagina.

Desenvolvimento pessoal através da música

Caso você não enxergue onde possa melhorar, tudo bem, isso é normal, porém, para mudar isso é preciso que você olhe além da sua rotina profissional, foi assim que se descobriu que a música é uma alternativa para se desenvolver.

Para que você compreenda o poder da música, é preciso que entenda que o ouvido humano não exerce apenas funções auditivas, mas é também um dos principais responsáveis pelo equilíbrio de nossos movimentos, por isso o impacto da música sobre o corpo humano.

Antes que se questione quanto ao fato da música prejudicar pelo fato de ser mais uma atividade a qual é necessário dividir a atenção, saiba que a música desenvolve melhor ainda seu papel quando interage com outras atividades.

Benefícios comprovados

Com o intuito de tirar o máximo proveito da música, é que pesquisadores e cientistas seguem em constante estudo sobre a música e como ela age em contato com o corpo humano, mais especificamente com o sistema nervoso.

Em uma dessas pesquisas realizadas, foi descoberto que a música tem a capacidade de diminuir ou aumentar a produção de neurotrofinas, que nada mais são do que proteínas responsáveis pelos neurônios como um todo, assim, afetando diretamente o funcionamento do sistema nervoso.

Uma fala de Tolstói expressa de forma muito interessante o papel que a música exerce em nosso corpo, a sensação a qual ela desperta.

As palavras de Tolstói (1889 apud Miranda, 2013): A música obriga a esquecermo-nos da nossa verdadeira personalidade, transporta-nos a um estado que não é o nosso. Sob a influência da música temos a impressão de que sentimos o que não sentimos; que compreendemos o que na realidade não compreendemos; que podemos o que não podemos.

Essa linha de raciocínio ganha força quando temos no Brasil, uma lei que reconhece a importância do estudo da música para o desenvolvimento e formação pessoal, a Lei nº 11.769 sancionada em 2008, que torna obrigatório, mas não exclusivo o ensino da música na educação básica.

Informações como essas nos fazem repensar sobre o quanto estamos desperdiçando tempo e oportunidades.

Então agora é hora de se atentar sobre as informações a respeito da música e aproveitar seus benefícios, começando a usar dela para otimizar ações diárias.

Mudando a rotina

São mudanças simples, mas que serão responsáveis por um ganho diário fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e por consequência profissional, como é desejado.

Por exemplo, para assumir responsabilidades é preciso saber controlar o estresse, então, para isso pesquisadores do Reino Unido através de um estudo comprovaram que a música pode reduzir sim o estresse, tendo casos em que a música é responsável pela diminuição de 65% no nível de ansiedade.

Ansiedade essa que é sempre lembrada como um dos grandes problemas da atual geração, junto a depressão.

Atrelado a esses benefícios outros estudos e pesquisas mostram que a música pode influenciar diretamente no sono, no humor, na criatividade, e até mesmo na capacidade de concentração.

Outros dois benefícios chamam muita atenção, por serem assuntos corriqueiros, e que presenciamos diariamente: O uso de música em academia e em testes.

Tem quem não suporte as ditas “músicas de academia”, porém pesquisas indicam que uma música animada pode reforçar uma sessão de exercícios, fazendo você ganhar mais velocidade e até mesmo resistência.

Já sobre ouvir música durante um teste, um estudo mostrou que uma música de fundo, que não roube a atenção, é capaz de elevar o desempenho cognitivo das pessoas para determinado exercício.

Vivendo a música

Com essas informações fica comprovado que o consumo musical inteligente pode ser o seu diferencial como profissional no mercado de trabalho.

Sem mudanças radicais, apenas qualificando as atividades já realizadas, investindo sons as suas ações.

Um consumo de música que vem chamando atenção, é o consumo da música clássica, mas não só o consumo, mas o desejo por produzir e reproduzir esse estilo musical.

Quando se fala em música clássica é automático, se pensa em músicas de anos atrás, tendo como instrumento principal o piano.

Se você pensou isso acertou, esse é o raciocínio que se faz hoje em dia, então saiba que muitos dos empreendedores e profissionais que você tanto admira são consumidores da música originada do piano.

O próprio criador da escola de piano online AprendaPiano.com serve de exemplo para você, empreendedor do mundo digital, Ramon Tessmann viu no piano uma forma de potencializar suas qualidades.

Com você não precisa ser diferente, basta você ir atrás dessa oportunidade musical, conheça o Aprenda Piano, seu trabalho e seu método, e veja como se desenvolver através da música, em especial de um instrumento musical.

Lembrando que as vantagens relacionadas ao consumo da música só crescem quando esse consumo é ainda mais intenso, como na caso de se praticar um instrumento como o piano.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010