Como surgiu o Dia dos Pais

pai e filho

Neste domingo maravilhoso em que comemoramos o nosso dia, eu quero contar a história de como surgiu o Dia dos Pais.

Uma das melhores sensações que um pai pode ter é se sentar junto aos filhos e contar histórias a eles. Com a proximidade do Dia dos Pais, resolvemos também contar uma história, a origem dessa data de celebração que transborda amor.

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é comemorado em datas diferentes no mundo todo. Em alguns países, está ligada a José, pai de Jesus Cristo. Em Portugal, por exemplo, é comemorada em 19 de março, ocasião em que é celebrado o dia de São José. Os pais da Itália, Andorra, Espanha, Bolívia e Honduras também recebem homenagens nesta data.

É importante dizer que a celebração é algo recente. A data ganhou repercussão mundial no começo do século XX, quando os Estados Unidos institucionalizaram o Dia dos Pais. Vamos conhecer melhor essa história?

Quem foi o criador do Dia dos Pais?

Essa não é uma pergunta simples de responder, pelo fato de que a data tem origens distintas. Para que fique mais simples de entender, resolvemos apresentar as duas versões de como surgiu o Dia dos Pais a seguir.

Dia dos Pais nos Estados Unidos

O primeiro Dia dos Pais nos Estados Unidos ocorreu no dia 19 de junho de 1910. A data foi sugerida por Sonora Louise Dodd, uma jovem, moradora do estado de Washington, que queria homenagear seu pai, William Jackson Smart.

A garotinha ouviu uma mensagem em homenagem às mães, em 1909. Essa data era celebrada desde 1908. Então, escolheu como dia de homenagem o aniversário de seu pai, veterano da Guerra Civil dos Estados Unidos.

Ele criou seus seis filhos sozinho após ficar viúvo, a esposa faleceu após o último parto. O dia escolhido pela garotinha foi 19 de junho. Então, ela enviou uma petição para as autoridades e igrejas locais. 

A Associação Ministerial Spokane apoiou a ideia de Sonora e, em 1910, foi celebrado o primeiro Dia dos Pais no dia 19 de junho. O símbolo escolhido para representar a data foram rosas vermelhas para os pais vivos e brancas para os pais já falecidos. O simples gesto de Sonora inspirou outros filhos a homenagearem seus pais no estado de Washington. 

Porém, o Dia dos Pais foi reconhecido apenas em 1966. A oficialização da data ocorreu somente seis anos depois, em 1972, pelo então presidente americano Richard Nixon. Ficou estabelecido que a data seria celebrada sempre no terceiro domingo de junho.

Tradição antiga?

A história que apresentamos acima é bonita, contudo, de acordo com evidências encontradas por historiadores, é possível que essa celebração seja bem mais antiga.

Especialistas identificaram registros de homenagens aos pais com data de mais de 4 mil anos. Foram encontradas inúmeras placas de argila com mensagens escritas por um garoto babilônico que desejava que seu pai tivesse saúde, sorte e uma longa vida. 

Dia dos Pais no Brasil

Os pais brasileiros ganharam uma data especial em 1953. O primeiro Dia dos Pais no Brasil foi celebrado no dia 16 de agosto de 1953. A ideia de comemorar este dia foi do publicitário Sylvio Bhering, diretor do jornal e da rádio O Globo.

O intuito de Bhering era associar essa data às comemorações de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo. Como a maior parte da população brasileira era católica, houve boa aceitação.

Com isso, o publicitário viu uma oportunidade para gerar mais negócios para o comércio e homenagear os pais brasileiros. Passados alguns anos, se instituiu que a data não ficaria fixa no dia 16 de agosto.

Assim como nos Estados Unidos, o domingo foi escolhido como o dia para se comemorar o Dia dos Pais. Aqui é comemorado todo segundo domingo de agosto, com muitas reuniões familiares, presentes e homenagens a essa figura tão especial.

Estima-se que a data tenha sido alterada para que se tornasse mais similar ao Dia das Mães, que é celebrado no segundo domingo de maio. E tem também o fato de que, no domingo, boa parte das pessoas está de folga do trabalho, podendo confraternizar com a família

O Dia dos Pais em outros países 

A celebração do Dia dos Pais varia de país para país, cada um tem a sua tradição. Ficou curioso para saber quais são as datas de comemoração dessa data em outros lugares do mundo? Confira abaixo!

23 de fevereiro

A celebração do Dia dos Pais na Rússia acontece na data em que se comemora o Dia do Defensor da Pátria. 

19 de março

Na Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Angola e Bolívia, a tradição de comemoração do Dia dos Pais está associada ao catolicismo. Essa data está relacionada ao dia de São José, marido de Maria, a mãe de Jesus. 

Terceiro domingo de junho

Essa é a data de comemoração dos Estados Unidos e de outros países como Canadá, México, Venezuela, Argentina, Chile, Peru, Equador, França, Inglaterra, Países Baixos, Turquia, Índia, Japão, África do Sul, entre outros países. 

21 de junho

A data coincide com o início do verão em alguns países do Oriente Médio, como Líbano, Síria e Egito e, por isso, foi escolhida.

8 de agosto

Em Taiwan, o Dia dos Pais é comemorado em 8 de agosto porque a pronúncia da data em mandarin é semelhante à da palavra “Pai”.

Primeiro domingo de setembro

Essa data foi escolhida pela Austrália e Nova Zelândia pelo fato de que as temperaturas já estão mais amenas nesse período.

Segundo domingo de novembro

Países como Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Islândia e Estônia celebram o Dia dos Pais nessa data.

Sétimo mês do calendário islâmico

O Dia dos Pais no Irã é celebrado no 13° dia de Rajab, mesmo dia em que é comemorado o aniversário de Imam Ali, o primo de Maomé. Ele foi o primeiro homem a aceitar as mensagens do profeta. 

Sobre ser pai

Ser pai é a maior missão da vida de quem tem essa sorte. Os filhos enchem a vida de seus pais de motivação em todas as esferas. Cabe aos pais ensinar as mais importantes lições para seus filhos, lhes dar incentivo e motivação. Neste Dia dos Pais queremos parabenizar você pelo seu dia! Parabéns a todos os papais!

Comemore o Dia dos Pais com as pessoas que você ama! Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante e lembrar mais pessoas de celebrarem essa figura tão importante.

Copyright: NadyaEugene/ Shutterstock
ID:428142292
https://www.shutterstock.com/g/NadyaEugene

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010