Arriscar é necessário e faz bem

assumir-riscos

Por que você tem medo de assumir riscos?

Você já reparou no comportamento das crianças? Faça esse exercício. Observe o quanto elas são curiosas, experimentam novos sabores e aventuras, descobrem algo novo todos os dias, caem e levantam com a mesma rapidez. Agora repare no comportamento das pessoas adultas e no seu próprio comportamento. No quanto temos medo de arriscar, no quanto nos privamos de experimentar novos sentimentos e no receio que sentimos do que não conhecemos.

Afinal, quando foi que deixamos nossas crianças curiosas de lado e nos tornamos adultos que têm medo de arriscar? A verdade é que a sociedade atual, com todo o seu imediatismo e conservadorismo, nos aponta o caminho a seguir e nós, sem fazermos nenhum questionamento, seguimos.

Já parou para pensar no quanto você já arriscou algo na sua vida? Arriscou puxar conversa com aquela pessoa no bar, arriscou mandar currículo para uma vaga de emprego, arriscou viajar para um lugar desconhecido, arriscou mudar de profissão. Arriscar, dando certo ou não, deve fazer parte da nossa vida.

Não estou dizendo que a preocupação e a cautela são prejudiciais, mas em alguns momentos da nossa trajetória, é fundamental sair da nossa zona de conforto e arriscar, caso o contrário:

[php_everywhere instance=”2″]

  • Não alcançamos crescimento profissional;
  • Nos sentimos improdutivos;
  • Nos tornamos inseguros;
  • Ficamos estagnados;
  • Vivemos nossa trajetória no “piloto automático”;
  • Nos privamos de sentimentos positivos;
  • Nosso tédio e estresse aumentam;
  • O medo e a angústia se tornam dolorosos;
  • Adquirimos um sentimento de incapacidade;
  • Não testamos nossos limites.

Em contrapartida, como saber qual é o melhor momento para arriscar algo? Não tenho dúvidas, em algum momento da sua vida você sentiu que não estava no emprego certo, que determinada amizade não estava te fazendo bem, dentre tantas outras situações. Então respondendo à pergunta a cima, quando você sente esse incomodo, está constantemente fazendo questionamentos e acredita que precisa tentar algo novo, esse é o momento para arriscar.

O grande impasse disso tudo é que muitas vezes, gastamos tempo e energia com tais questionamento e não focamos em realmente arriscar. Além disso, na maioria das vezes, nosso medo é simplesmente infundado e nos priva de grandes oportunidades.

Não se culpe, esse é um mecanismo que todos nós fazemos para nos defendermos. A nossa mente, complexa e poderosa, quando se vê frente a situações desconfortáveis e que não trazem confiança, foca naquilo que pode dar errado dentro do contexto em questão e é ai que muitas vezes, nós não trocamos o certo pelo duvidoso e não arriscamos.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Medo de arriscar em âmbito profissional

Não se engane, o medo de arriscar também existe no âmbito profissional. É só reparar: você começa a trabalhar em um emprego e com o tempo, sua motivação cai e você questiona se está em um trabalho que vale a pena, mas ao lembrar das inúmeras contas a pagar, tem medo de arriscar, se limita a continuar onde está e não busca por novas oportunidades.

É preciso repensar! Com a globalização, as novas demandas do mercado de trabalho, os diferentes perfis de consumidor, entre tantos outros aspectos, o meio corporativo exige profissionais inovadores, que conseguem se reinventar, sair da zona de conforto, propor novas ideias, se arriscar e assim, proporcionar resultados de excelência e rentabilidade para os negócios.

No intuito de minimizar tais bloqueios, separei algumas dicas para você começar a arriscar. Entenda:

Dicas para começar a se arriscar

Arriscar não quer dizer que você precisa jogar tudo para o alto e começar do zero. Quer dizer que você pode começar hoje, a dar pequenos passos rumo a uma mudança na sua vida, seja ela qual for. Saiba mais:

  • A primeira coisa é parar de procrastinar. Seja pelo motivo que for, saia agora do seu comodismo e comece a agir;
  • Falar uma segunda língua, cozinhar, tocar um instrumento, começar um esporte, abra seus horizontes aprendendo algo novo;
  • Pare de responsabilizar os outros pelos seus planos que não deram certo ou por coisas que aconteceram com você;
  • Adote novos hábitos, como ir ao cinema sozinho, ler outros gêneros de livros, cozinhar para alguém;
  • Escute histórias de pessoas a sua volta e assim, veja o mundo sob uma nova ótica;
  • Identifique suas habilidades e competências e avalie aquelas que você precisa aprimorar ou adquirir;
  • Aplique a sua experiência de outras situações, nas suas ações futuras. Acredite, você possui um potencial incrível;
  • Tome consciência dos seus pensamentos, comportamentos, medos, anseios, expectativas e limitações;
  • Ao pensar em arriscar sobre algo, não mentalize aquilo que pode dar errado. Busque focar em tudo de positivo que pode acontecer com você se esse passo for dado;
  • Entenda que você, tanto para algo positivo ou negativo, não possui garantia de nada. Nesse sentido, você só vai saber o resultado sobre algo, se ousar fazer diferente;
  • Desenvolva a sua motivação e confiança para continuar, independentemente do que você vai encontrar;
  • Assuma pequenos riscos, faça um intercâmbio, vá a um novo bar, converse com pessoas que você não conhece;
  • Saiba que você, em algum momento, vai errar. Ao ter isso em mente, você se torna capaz de contornar situações adversas;
  • Tome consciência que certos riscos podem impactar a sua vida e a relação que você tem com pessoas a sua volta;
  • Não se deixe levar pela pressão de não arriscar por parte de familiares, amigos e colegas de trabalho;
  • Faça mudanças, mesmo que pequenas, desde o seu visual e vestuário até na disposição dos móveis da sua casa.

Dica extra

O Coaching é uma metodologia que engloba conhecimentos, ferramentas e técnicas de diversas áreas e tem como objetivo, fazer com que você saia de um estado para o outro, através de mudanças de comportamento, desenvolvimento de novas habilidades, aumento da performance, compreensão dos pontos de melhoria, entendimento sobre suas crenças e valores, autoconhecimento e metas e objetivos congruentes.

Portanto, o processo te auxilia a arriscar de forma positiva nos diferentes âmbitos da sua vida e assim, alcançar desenvolvimento e evolução humana em um curto espaço de tempo.

Ter uma rotina segura é necessário para que você viva uma trajetória saudável ao longo dos anos, porém, estar sempre na defensiva e com medo, gera estagnação. Arriscar em determinados momentos é fundamental para que você viva diferentes experiências, instigue a sua imaginação, se depare com novas oportunidades, adquira uma boa bagagem emocional e esteja sempre motivado.

Como você tem seguido os seus dias? Arriscando algo novo quando tem oportunidade ou deixando a vida passar? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: 375186478 – https://www.shutterstock.com/pt/g/adike

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010