Como evitar a ansiedade em uma entrevista de emprego

combater ansiedade entrevista A ansiedade antes de entrevistas de emprego é comum mas deve ser analisada e evitada quando passa determinados limites

A ansiedade antes de uma entrevista de emprego é quase inevitável, então é preciso utilizá-la a seu favor.

Mas saiba também que a ansiedade na entrevista de emprego deixa as pessoas em alerta, preparadas para qualquer situação adversa, e isso é positivo. Mas é preciso ficar atento, pois a ansiedade em excesso pode trazer o resultado contrário, deixando o profissional vulnerável e até mesmo incapaz de gerir suas ações, podendo causar algum desastre no processo de seleção.

Até mesmo as pessoas bem preparadas ficam nervosas quando entrevistadas, bem menos, mas ainda assim ficam nervosas. Mas uma importante ferramenta na hora de um processo de seleção é o autoconhecimento, se conhecer bem permite que você compreenda suas limitações e até mesmo seus pontos que precisam ser melhorados, e isso facilita muito na hora de uma entrevista por revelar transparência.

A ansiedade pode estar em tudo não só na área profissional!
O Coaching é um poderoso aliado para combatê-la!
Baixe o ebook sobre coaching gratuitamente!

Veja Como Controlar a Ansiedade na Entrevista de Emprego

Apesar da entrevista ser um momento estressante, é necessário manter uma certa calma, é preciso estar preparado, conhecendo um pouco a empresa e também o cargo desejado. Isso aumentam as chances de ser selecionado. E não se esqueça de manter a autoestima elevada, pois o simples fato de ter sido chamado para a entrevista já revela que você passou na primeira fase de análise de currículos.

Para te ajudar a ser bem-sucedido nesta etapa profissional, selecionamos 7 dicas poderosas para evitar ansiedade em uma entrevista de emprego:

1 – Pense positivo e valorize seus aprendizados

Em nossa vida, tudo é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Com sua entrevista de emprego não é diferente. Portanto, procure pensar nela como uma chance de conhecer o mercado de trabalho, de entender melhor como as coisas funcionam, de saber o que os recrutadores esperam dos candidatos, de treinar para entrevistas e de mostrar um pouco do que aprendeu até aqui.

Por isso, não se cobre tanto por não ser tão experiente ainda, lembre-se disso e compartilhe suas experiências na escola, na igreja, no bairro ou mesmo em família. Ressalte seus aprendizados como membro de uma equipe esportiva, as suas participações em gincanas, olimpíadas escolares e grupos de estudos da igreja, trabalhos voluntários ou ações em casa, como pagar as contas de casa e cuidar dos seus irmãos, por exemplo.

2 – Conheça seus pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria

Em entrevistas de emprego, são bem comuns perguntas como: Quais são suas principais habilidades? Quais são seus pontos fracos? Como você se vê profissionalmente no futuro? Onde pretende estar daqui a 5 ou 10 anos?

Para responder a estas questões de maneira satisfatória, é importante que você se conheça e saiba quais são suas principais habilidades e talentos, além das fraquezas e o que pode ser melhorado.

Procure fazer uma lista de suas competências e pontos que precisam de melhoria antes de participar da entrevista. Isso evita que você seja pego de surpresa e não saiba responder alguma pergunta específica sobre o seu perfil.

3 – Seja sincero

Esta é outra dica muito importante para os candidatos que participarão de um processo seletivo: procure ser o mais verdadeiro possível e não invente competências que não tem e nem experiências profissionais que não adquiriu. Mentir no processo seletivo pode te prejudicar futuramente e te deixar ainda mais ansioso, principalmente se for ocupar um cargo em que não está devidamente qualificado a exercer.

Lembre-se de que os entrevistadores têm total competência para identificar quando você está sendo verdadeiro ou não. Portanto, tome cuidado para não manchar sua imagem profissional e perder uma valiosa oportunidade de trabalho.

4 – Evite falar demais

Mesmo se a entrevista tiver um clima descontraído, evite falar demais sobre você. Esse tipo de conduta pode fazer com que você relate informações irrelevantes e que tirem o foco da entrevista, além da possibilidade de criar uma imagem de egocentrismo e causar uma impressão ruim ao entrevistador.

5 – Fale de seus defeitos e limitações

Somos todos seres de luz, mas não somos seres perfeitos. Temos defeitos e limitações, como todo ser humano tem. Durante a entrevista, não tente se passar por alguém livre de defeitos porque isso é uma prova autêntica de que você não tem sido sincero. Ao falar das suas limitações, fale o que tem feito para superá-las. Além de ser honesto e sincero, mostrará que você se conhece e busca ser uma pessoa melhor a cada dia.

6 – Controle as Expectativas

Quando temos expectativas e as mesmas não são alcançadas, nos decepcionamos e acabamos perdendo o equilíbrio. Por isso, antes da entrevista de trabalho, procure não criar tanta expectativa antes de tudo estar finalizado e quando esta expectativa não se tornar realidade, tente ser flexível e se adaptar à sua realidade.

7 – Respire Fundo

Respirar é ótimo para manter o cérebro ativo e se equilibrar. Bom para manter o comportamento profissional adequado e para dar tempo de pensar numa atitude também adequada.

Ansioso demais?
O Coaching pode te orientar!
Baixe o ebook sobre coaching gratuitamente!

Procure levar a entrevista de uma maneira mais leve, não precisa deixar de lado a formalidade exigida, apenas encare esse processo de uma maneira menos tensa. Fale de maneira clara e objetiva e quando houver alguma pergunta que você não entendeu avise, seja positivo em suas respostas e diga sempre a verdade para o seu entrevistador.

O Coaching, além de ferramentas poderosas de aceleração de resultados, ainda traz para quem faz a formação um autoconhecimento além do que se espera. E ainda trabalha o estado de atenção focada, onde você aprende a focar no positivo e trabalhar para que os seus objetivos aconteçam de forma desejada.

E se de tudo não der certo, saiba que ainda há inúmeras outras possibilidades e elas vão aparecer, e que se manter calmo e tranquilo, aproxima você cada vez mais do seu objetivo.

E você, tem alguma dica que pode compartilhar conosco? O que você pensa a respeito? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.Parte inferior do formulário

Créditos da Imagem: Por fizkes – ID da foto stock livre de direitos: 700214281

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010