Como fazer a administração do tempo fora do trabalho

gerenciar tempo fora trabalho A otimização do tempo permite que você faça mais, se desgastando menos
“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.” – Charles Chaplin

É com esta reflexão que convido você a se questionar: Como é o seu dia? Como você tem vivido? Qual o sentido de seu tempo? Será que a forma como você tem utilizado seu tempo fará diferença mais para frente? Daqui a 2, 5 ou 10 anos você olhará para trás e sentirá que fez sua vida valer a pena?

Oriente melhor seu tempo diário com o coaching
Baixe nosso material exclusivo e grátis!Clique aqui!

Lembre-se: o tempo não tem volta, e não há oportunidade de retroceder para tentar fazer diferente. Por isso, é fundamental sempre separar um tempo para cuidar de si mesmo, em meio à rotina de variados compromissos de trabalho, estudo e vida social.

Gerir todas as tarefas do dia a dia dentro das limitadas 24 horas tem se tornado uma tarefa cada vez mais desafiadora. Mas existem diversas formas para conseguir alcançar a sincronia entre os diferentes campos de seu universo e atingir total domínio de seu dia a dia.

Dicas para gerenciar melhor o tempo

Confira abaixo como gerenciar melhor seu tempo adquirindo hábitos simples:

Aproveite cada momento!

O tempo é irreversível, portanto aproveite-o bem, como se fosse a última oportunidade.  Utilize cada momento do seu dia de maneira útil e somatória, invista em experiências que te deem energia, que te fazem bem. Uma vida melhor é uma vida bem vivida!

Planeje seu dia, semana e até o mês todo

No geral, o brasileiro não tem o costume de organizar-se antecipadamente, entram em algum projeto sem análises prévias, apenas pelo impulso da emoção. Este comportamento aumenta o risco de fracassos, desperdícios, e consequentemente, a decepção. Saber se planejar é fundamental para orientar sua vida e carreira de forma consistente, desfrutando da melhor maneira seus recursos e talentos para atingir resultados extraordinários.

Tenha metas e prioridades muito bem definidas

Independentemente da área em que atuemos, todos nós precisamos estabelecer metas e objetivos, seja na vida pessoal ou na vida profissional. Digo isso, pois são eles que fazem com que tenhamos motivação diária para levantar da cama e realizar os feitos necessários para vê-los concretizados, principalmente quando o assunto são os objetivos.

As metas, sonhos e objetivos, fazem parte de uma espécie de pacote, capaz de nos tornar seres cada vez mais realizados em nossa trajetória pela vida. É por meio da concretização de cada um deles que conseguimos experimentar, verdadeiramente, o gosto e a sensação da felicidade em nossa jornada evolutiva.

Sendo assim, é fundamental que tenhamos clareza do que queremos alcançar ao longo da vida e de que maneira vamos fazer para atingir os sonhos e objetivos que traçarmos rumo à nossa própria felicidade, uma vez que esta missão cabe somente a nós mesmos e a mais ninguém.

Tenha organização

Seus resultados vão depender de sua organização. A organização facilita qualquer rotina. Saiba organizar seu tempo para que estresse não tome conta de você durante o dia. Isso fará uma diferença muito importante na sua qualidade de vida.

Descanse! Faça pausas!

Reservar uma pausa fora do trabalho para descanso e relaxamento e até mesmo quando precisar terminar algum projeto pessoal seu. Pesquisas mostram que para recarregar a bateria é preciso fazer essas pausas. Criar essa flexibilidade promove tranquilidade. E no final de tudo melhora a qualidade de vida.

Desenvolva Inteligência Temporal

Ter este tipo de sacada é fundamental para conseguir dar conta de suas demandas e não ocupar-se demais com tarefas que humanamente você não tem condições de atender. Se, por exemplo, a reunião na escola do seu filho e na empresa está marcada para o mesmo horário, não assuma dois compromissos que não tem condições de ir. Faça sua escolha, tente mudar horários, reveze-se com seu parceiro ou parceira e otimize seu tempo, de modo a gerenciar as tarefas de acordo com o tempo que tem e não com o que acha que pode ter.

Organização Pessoal

Coloque numa agenda todos os seus compromissos semanais, mensais e até mesmo aqueles anuais que já estão marcados e invista numa organização pessoal assertiva. Se você precisa se deslocar até tal lugar sempre que marcar algo coloque o tempo previsto, de ida e volta, para que caso você tenha mais compromissos no mesmo dia não perca os mesmos. Portanto, liste todos os seus eventos diários como forma de organizar seu tempo e não perder datas, horários nem entregas importantes.

Conheça seus limites

Não planeje fazer mais do que você consegue. Tenha consciência de todas as suas tarefas e faça as devidas divisões levando em consideração de que você precisará de um tempinho entre uma e outra para poder aliviar a tensão ou ter um descanso mental.

Amplie sua visão 

Tenha sempre uma visão sistêmica e holística. Ou seja, além de se atentar para as atividades em geral, visualize o todo e permita considerar a opinião dos colegas e líderes. Isso melhorará a sua execução das atividades como um todo, gerando alta produtividade e performance.

Tenha um hobby

Fazer algo que você goste irá ajudar na tensão e deixará sua mente mais tranquila, como um novo esporte. Pratique exercícios de relaxamento como a meditação ou yoga e faça sempre que sentir que está ultrapassando seu limite. O Coaching é um método de desenvolvimento que pode ajudar muito nessa jornada contra o burnout. Por meio dele, é possível planejar com assertividade todas as ações, e visualizar a melhor maneira de executá-las.

Tempo perdido é dinheiro jogado fora!
Com o coaching você terá poder de gerenciar seu tempo!
Fizemos um material exclusivo sobre coaching para você!

Flexibilize quando necessário, pois imprevistos acontecem

Ao ser flexível, a pessoa se torna capaz de questionar, de expor suas ideias de diferentes formas, através de sugestões e articulações, pontuando suas reivindicações, mas sem deixar de ter empatia pela opinião do outro. A flexibilidade existe quando a pessoa se sente confiante e seguro para correr riscos e se colocar a frente das inúmeras situações que ocorrem na vida.

Conte com a ajuda de aplicativos que auxiliem na gestão do tempo

Diversos são os aplicativos que podem te auxiliar na gestão do tempo para smartphones, tablets e computadores que podem auxiliar você a organizar de maneira mais prática e eficaz a sua vida pessoal e profissional. Se você souber usar a tecnologia em benefício próprio, ela pode ser uma poderosa aliada na otimização do tempo e na concentração.

Recompense você mesmo!

Escolha um dia para recompensar a si mesmo quando concluir todas as atividades determinadas para aquela semana. Diante de situações novas, desconhecidas ou que representam um desafio para nós, sentir ansiedade é normal. Quem já não sentiu um frio na barriga antes de fazer uma prova, ou no primeiro dia de um trabalho novo?

Mas quando ela se torna muito acentuada e fora de controle, nos enchendo de medos e preocupações que dificultam e paralisam nossa vida, é hora de buscar ajuda, pois, é nesta fase, que se instalam a depressão e as compulsões, formas que a nossa mente encontra de tentar lidar com a ansiedade que toma conta de nós.

Se este é seu caso, hoje, saiba que existe um Deus que se importa com você, deseja o melhor para você e tem o poder de aliviar essa ansiedade ou lhe dar forças para enfrentá-la e superá-la.

No IBCShop, a maior loja de Coaching do Brasil, você pode adquirir um livro extraordinário para te ajudar a ter domínio de seu próprio tempo: Como Administrar Seu Tempo, da coleção Você S/A.

Entre outras coisas, este livro ensina a identificar para onde está indo o seu tempo, além de como controlar melhor o seu espaço, definir prioridades, estabelecer objetivos, antecipar possíveis problemas, socializar-se de maneira adequada, saber quando dizer não e cumprir prazos.

Convido você a assistir uma excelente entrevista com Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo e autor de um dos livros mais recomendados sobre o assunto (Tríade do Tempo):

A otimização do tempo permite que você faça mais se desgastando menos. Portanto, aprenda a gerenciar seu tempo, fazendo com que ele seja melhor aproveitado.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe as dicas com seus amigos.

Créditos da Imagem: Por Macrovector – ID do vetor stock livre de direitos: 576331228

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010